Está aqui

Conteúdos com o tema Ajudas técnicas

Nesta página pode ver todo o conteúdo do Lerparaver organizado tematicamente.

Campanha de recolha de equipamentos de apoio à Deficiência Visual

por Norberto Sousa

O professor Fernando Martins está a organizar uma campanha de recolha de equipamentos tiflotécnicos com o objetivo de criar um banco de ajudas técnicas onde os equipamentos doados ao banco são emprestados ás pessoas durante um período finito até que consigam as suas próprias ajudas técnicas, voltando depois para o banco para serem emprestados novamente a outras pessoas que deles necessitem.

A Associação Cabra Cega, que já tinha ideia parecida a esta e com o mesmo fim, associa-se a esta iniciativa de louvar e que só pode trazer benefícios para as pessoas com deficiência visual.

...

Lente de contato com telescópio embutido pode ajudar deficientes visuais

por Norberto Sousa

Cientistas suíços estão desenvolvendo lentes de contato com minúsculos espelhos embutidos que podem ampliar
a visão em até três vezes. As lentes com 1,5mm de espessura incorporam um telescópio ultrafino. A esperança
é que as lentes consigam melhorar a visão de pessoas idosas com problemas de degeneração macular, a terceira
maior causa de cegueira no mundo.

...

Empreendedorismo à portuguesa

por aquilino

Apresento-vos a ACOPA - Associação dos Cegos de Olhão com Produtos de Apoio.

...

Governo dá menos dinheiro para produtos de apoio a deficientes

por Céu

Governo dá menos dinheiro para produtos de apoio a deficientes

Alexandra Campos

Diminuição da verba disponível para produtos como cadeiras de rodas e próteses em 2014 é contestada pela Associação Portuguesa de Deficientes. Ministério diz que pode haver reforço.

...

Tecnologias assistivas em alta

por orisvaldos

O último mês de 2013 trouxe boas novidades para a acessibilidade na Universidade Federal de São João del-Rei: a UFSJ é uma das instituições que formam a Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da área, instituída através de portaria, no dia 3 de dezembro, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Outra boa notícia é a renovação de recursos do Núcleo de Robótica e Tecnologia Assistiva da instituição - R$ 110 mil para os próximos dois anos.

...

Aplicativo Arianna ajuda deficientes visuais a andar em ambientes fechados

por Lerparaver

A vida de um deficiente visual não é fácil e num mundo cheio de telas pode parecer que tudo fica pior, mas na verdade existem centenas de aplicativos para smartphones que ajudam o acesso de deficientes visuais a todos os tipos de informações muito mais facilmente do que seria possível sem a tecnologia. Entre esses aplicativos e recursos podemos citar os livros em áudio, apps que reconhecem cores e utilizam a voz de uma assistente virtual, entre vários outros recursos de usabilidade que estão presentes em smartphones e tablets.

...

surdocegueira e tecnologias de comunicação

por Marco Poeta

olá a todos! falta de um computador e de uma linha braille limitam-me grandemente o acesso directo a toda a informação e comunicação...

...

Disney cria ecrã tátil que também permite sentir texturas e objetos 3d

por Norberto Sousa

Investigadores da Disney estão a desenvolver ecrãs táteis que oferecem a sensação de se estar a tocar em objetos reais. Esta tecnologia ajuda os cegos a identificar objetos nos ecrãs táteis.

O objetivo é usar impulsos elétricos que transmitem a sensação de se estar a tocar num objeto tridimensional ou com texturas. A tecnologia, apresentada no ACM Symposium on User Interface Software and Technology, permite sentir arestas, saliências ou cortes no ecrã tátil.

...

Cearenses criam "mouse" para cegos

por mayck

O Projeto Portáctil investe em dispositivos que facilitam a leitura, em braile, de conteúdos digitais e impressos.

...

UTAD vai inaugurar um Banco de Empréstimo de Tecnologias de Apoio

por Lerparaver

Nos próximos dias 13 e 14 de Março, será inaugurado o Banco de Empréstimo de Tecnologias de Apoio (BETA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
(UTAD), numa exposição organizada pelo curso e centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade.

A exposição, denominada “Yes, I Can” (sim, sou capaz), terá lugar na Biblioteca Central desta universidade, na quarta-feira até às 17h e quinta-feira apenas
durante a tarde (até às 17h).

...

Ajudas técnicas sem computadores?

por aquilino

O Instituto de Emprego e Formação Profissional é uma das entidades financiadoras de produtos de apoio, também chamadas de ajudas técnicas. Num regulamento interno, é dito que apenas financiam aparelhos especificamente destinados pessoas com deficiência. Isto exclui, naturalmente, os computadores. Ora, se os computadores portáteis fazem parte da lista homologada de produtos de apoio aprovada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação no despacho nº 6133/2012, como pode um regulamento interno sobrepor-se a uma lei?

...

Blog Tecnovisao

por Lerparaver
...

Tecnovisão

por Lerparaver
...

MCTI brasileiro financia projectos tecnológicos de acessibilidade

por Lerparaver

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil apresentou hoje, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projectos (Finep),uma linha de crédito para projectos de inovação em tecnologia de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

...

Tecnologias assistivas - por Paiva Netto

por Lerparaver

Neste mundo globalizado, em que as tecnologias se aprimoram a uma velocidade que impressiona, abre-se um leque de oportunidades para a inclusão, no mercado
de trabalho, de pessoas com deficiência. Contudo, muitas dessas novas ferramentas esbarram no despreparo e na desinformação de uma parcela da sociedade.

...

Páginas



1 a 20 de 116