A pesar da sua apresentação cuidada, interactividade e inúmeras funcionalidades dinâmicas, o lerparaver cumpre de uma forma bastante rigorosa as regras de acessibilidade.
Cumprir regras de acessibilidade não significa retirar funcionalidades ou prejudicar o design de um site.
Não é apenas facilitar a utilização por pessoas com deficiência e pessoas idosas (20% da população). Significa também que mais pessoas podem aceder a um site, que um site é mais visível em motores de busca, que qualquer pessoa acede em qualquer condição com qualquer equipamento, é em regra mais leve o que poupa tráfego e é mais agradável a navegação. Ou seja, acessibilidade é sinónimo de mais visibilidade e de mais satisfação dos visitantes. No caso de empresas comerciais, traduz-se em mais vendas.
Mais informações sobre acessibilidade web
- Directivas para a acessibilidade do conteúdo da Web - WCAG 2.0 (em inglês), em português de Portugal ou em português do Brasil.Recomendação do W3C emitida em Dezembro de 2008, substituindo as WCAG 1.0.
- Vídeo - Acessibilidade na Web: Custo ou Benefício?
- Acessibilidade web: 7 mitos e um equívoco
- Acessibilidade nos sites do Governo e serviços e organismos da adn. central - Resolução do Conselho de Ministros nº 155/2007
- Documento da
Resolução de Conselho de Ministros Nº 97/99 sobre
acessibilidade dos sítios da administração pública na
Internet pelos cidadãos com necessidades especiais - Directivas para a acessibilidade do conteúdo da Web - WCAG 1.0, do W3C Estas regras estiveram em vigor até Dezembro de 2008, dando lugar às WCAG 2.0.
- Iniciativa para a acessibilidade da Web do W3C
- GUIA - Grupo Português pelas
Iniciativas em Acessibilidade - Página da Unidade Acesso e validadores de acessibilidade eXaminator e Hera
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 40785 leituras