Está aqui

Conteúdos publicados por Norberto Sousa

Workshop introdução à Internet 2ª edição na APEC

por Norberto Sousa

A Internet é um mundo, mas por onde e como começar?

Na Quarta-feira, dia 23 de outubro, entre as 10:00 e as 12:30, terá lugar na Associação promotora do Ensino dos Cegos, mais uma sessão de navegação Web. Nesta sessão terá oportunidade de descobrir como aceder diretamente a um Site ou fazer uma pesquisa e de conhecer ou rever as teclas básicas de navegação.
Esta sessão destina-se a pessoas que tenham domínio do teclado. Esta sessão está limitada a 10 participantes e requer inscrição, a qual será validada, por ordem de chegada.

...

Audiodescrições do mês de Outubro:

por Norberto Sousa

Espectáculo de Dança “12979 Dias” - 4 e 5 de Outubro às 21h - Auditório da Biblioteca de Marvila - Lisboa
Reconhecimento de palco às 20h
Criação de Diana Bastos Niepce
Duração aproximada: 50 minutos
Biblioteca de Marvila
Rua António Gedeão
1950 - 347 Lisboa
(Freguesia de Marvila)
Contactos:
Tel.: 218 173 000
E-mail geral: bib.marvila@cm-lisboa.pt
Transportes
Autocarro:
793 (saída junto à biblioteca_paragem: Escola Marvila)

...

Padrão dos descobrimentos, mais um Site com a insígnia da comAcesso

por Norberto Sousa

Não pode ou não tem oportunidade de visitar o Padrão dos Descobrimentos fisicamente? Então faça-o virtualmente! A partir de agora este Site já é acessível.

Com a peritagem de acessibilidade da comAcesso o Site do Padrão dos descobrimentos tornou-se em mais um espaço sem barreiras de acessibilidade. Com ou sem tecnologia de apoio pode agora navegar de forma fácil e intuitiva em todas as páginas do Site.

Obrigado e parabéns a todos os que contribuiram para que este Site superasse a conformidade AAA.

...

Lyft adapta carros autônomos para oferecer viagens para cegos nos EUA

por Norberto Sousa

A Lyft, rival da Uber nos Estados Unidos, já está oferecendo viagens especializadas para pessoas com deficiência visual total ou parcial em carros autônomos. No início deste mês, a companhia aproveitou a parceria com a Aptiv, empresa que desenvolve tecnologias sustentáveis, para demonstrar como pretende atender a esse público, que exige recursos e ferramentas diferenciadas, garantindo viagens mais confortáveis. Os testes de demonstração foram feitos durante a Nationwide Federation of the Blind, em Las Vegas.

...

Brasil: Burger King é a primeira marca a criar comercial com audiodescrição aberta na TV

por Norberto Sousa

no Brasil, o Burger King traz a inovação de ter um comercial com audiodescrição inserindo o recurso no canal principal de áudio na TV aberta. Ou seja, pela primeira vez cegos e videntes (pessoas que enxergam) serão impactados pelo mesmo filme, normalmente esse recurso fica disponível no canal secundário, acionado pela tecla SAP. Eduardo, pessoa com deficiência visual e consumidor da marca é o protagonista da nova campanha, promoção King em Dobro, que permite combinar dois sanduíches da rede por R$15.

...

Brasil: Startup premiada pelo Google realiza maior evento de acessibilidade digital do BR

por Norberto Sousa

Desde sua criação, a Hand Talk, startup brasileira reconhecida pela ONU com o melhor aplicativo social do mundo, vem conquistando diferentes prêmios e visibilidade por sua atuação. No início deste ano, a organização foi selecionada para receber o aporte compartilhado de 25 milhões de dólares do Google.org, por meio do programa Google AI Challenge. A Hand Talk foi a única brasileira entre as 20 organizações mundiais selecionadas e receberá R$ 3 milhões de reais do Google para investir em inteligência artificial.

...

Brasil: Site da Câmara de Apucarana tem o VLibras: ferramenta para tradução 

por Norberto Sousa

Desde o início desta semana o site oficial da Câmara Municipal de Apucarana (www.apucarana.pr.leg.br) tem uma nova ferramenta para os internautas: é o VLibras - tradutor automático da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais. A ferramenta, tem como objetivo ampliar o acesso de pessoas com deficiência auditiva às informações disponíveis por meio de recursos computacionais (internet, e-mail, documentos diversos, aplicativos, livros digitais etc.).

...

Prestação para Inclusão passa a ser considerada no valor pago por família

por Norberto Sousa

A Prestação Social para a Inclusão, destinada a apoiar as pessoas com
deficiência, vai passar a ser considerada no cálculo da comparticipação
familiar que é paga pela utilização dos serviços e equipamentos sociais.

O novo acordo de cooperação para o setor social e solidário, a que a Lusa
teve acesso, traz alterações ao nível do regulamento das comparticipações
familiares e passa a incluir a Prestação Social para a Inclusão (PSI)
enquanto rendimento do agregado familiar no cálculo do valor pago pelo
utente.

...

Brasil: Tribunal de Justiça de MS aposta na tecnologia para melhorar acessibilidade online

por Norberto Sousa

O portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul - (Foto: Reprodução)
Publicada no Diário da Justiça desta terça-feira (15) a Portaria nº 1.542, que institui o Comitê Gestor de Aprimoramento e Reformulação do Portal e Intranet do Tribunal de Justiça de MS. A intenção é aperfeiçoar e modernizar o sítio eletrônico a fim de suprir a falta de mecanismos de acessibilidade, de padronização das páginas web.

...

Braille para todos na APEC

por Norberto Sousa

INSCRIÇÕES ABERTAS

É professor/a, técnico/a ou gostaria apenas de aprender/aprofundar os seus conhecimentos no código de escrita e leitura Braille?

É pai ou mãe ou familiar de pessoa com deficiência visual e quer acompanhar na aprendizagem do código de escrita e leitura Braille?

A Associação Promotora do Ensino dos Cegos vem comunicar que a partir do mês de Julho de 2019 estão abertas inscrições para a aprendizagem do código de escrita e leitura Braille para pessoas normovisuais.

...

AURA Festival Sintra Visita acessível a pessoas cegas e com baixa visão

por Norberto Sousa

A Luz é a possibilidade de olhar para lá do visível - o visível é a iluminação - o invisível é ir além desta iluminação imediata. Alguém que não veja a olho nu pode aperceber-se da luz, ou melhor, da iluminação?  Citando Evgen Bavcar (fotógrafo cego e professor de Filosofia de Estética no Centro Nacional de Pesquisa Científica - CNRS, Paris): "Uma vez perguntaram-me: ‘Achas que podemos mostrar a um cego de nascença o que é uma sombra?’ Eu respondi: ‘Sim, é muito simples.

...

A nova patente da Apple ajuda os utilizadores com cegueira parcial a ver o campo de visão completo

por Norberto Sousa

Quando dizemos Realidade Aumentada, a primeira coisa que nos vem à mente é Emojis RA ou outra aplicação semelhante em que um objecto virtual é colocado no mundo real. No entanto, a RA pode ter várias outras aplicações significativas, e parece que a Apple está a trabalhar num importante recurso de RA, para ajudar os utilizadores com cegueira parcial a verem melhor. Uma

imagem do registro de patente de um usuário com deficiência visual visualizando uma cena por meio de um dispositivo móvel

...

Brasil: Sites da Prefeitura de São Paulo recebem o Selo de Acessibilidade Digital

por Norberto Sousa

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com as Secretarias de Comunicação (SECOM) e de Inovação e Tecnologia (SMIT), além da Prodam, entregou nesta segunda-feira, 3, o Selo de Acessibilidade Digital para os sites da Prefeitura de São Paulo, Secretarias e Subprefeituras.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo é a primeira do país a receber a certificação de acessibilidade em seus sites e segundo o prefeito Bruno Covas, o desenvolvimento da humanidade está ligado a difusão do conhecimento. 

...

Saiba como adicionar recursos de acessibilidade ao Google Chrome

por Norberto Sousa

A tecnologia pode servir como uma poderosa ferramenta de inclusão digital para os portadores de necessidades especiais.
Os sistemas operacionais já oferecem recursos nativos que simplificam o uso do computador, mas é possível melhorar a experiência de uso durante a navegação na internet através da instalação de extensões de acessibilidade para o Google Chrome, confira.
Extensão para Google Chrome lê caixas de textos de diversos sites — Foto: Reprodução/G1

...

Workshop A Importância da Imagem Pessoal

por Norberto Sousa

Na quinta-feira, dia 27 de junho, entre as 18:00 e as 19:00, terá lugar na Associação promotora do Ensino dos Cegos um Workshop sobre a importância da imagem. Venha descobrir o que é necessário para comunicar uma boa imagem, como vestir para uma entrevista de trabalho ou simplesmente como sentir-se confiante com o seu visual. Neste Workshop, orientado por Diana Pimentel da Fashion After 30's, terá a oportunidade de conhecer o impacto dos Looks no aumento da sua autoestima.

...

Matriz de voto em Braille

por Norberto Sousa

Eleitores com deficiência visual podem solicitar matriz de voto em Braille

No próximo dia 26 de maio, realizam-se as eleições para o Parlamento Europeu. Este ano, e pela primeira vez, muitos eleitores com deficiência visual poderão votar de forma autónoma e secreta com recurso a uma matriz de voto. Embora na lei seja feita referência a uma matriz de voto em Braille, esta solução tem ainda letras ampliadas. Assim, os eleitores com deficiência visual podem optar entre votar sozinhos, com a ajuda da matriz, ou acompanhados, como tem sido feito até ao momento.

...

Brasil: Cura instantânea de cegueira motivou canonização de Irmã Dulce pelo Vaticano

por Norberto Sousa

Após segundo milagre reconhecido, ela deve ser canonizada como a primeira mulher brasileira declarada santa

A cura instantânea da cegueira de um homem de cerca de 50 anos foi o milagre ratificado pelo Vaticano para a canonização da religiosa baiana Maria Rita Lopes Pontes, a Irmã Dulce.

Ela teve o seu segundo milagre reconhecido pelo Vaticano e deverá ser canonizada pelo papa Francisco como a primeira mulher brasileira declarada santa.
Irmã Dulce, religiosa católica baiana - Anthony Roywoley/OSID/Divulgação

...

Sessão de Esclarecimento de Dúvidas Digitais Fundação Sain

por Norberto Sousa

Vamos realizar no próximo dia 20 de maio, entre as 14h e as 17h, na Fundação Raquel e Martin Sain, mais uma Sessão de Esclarecimento de Dúvidas Digitais.

Nestas sessões, os participantes são convidados a trazer o seu equipamento e colocar-nos as suas dúvidas e questões: traga o seu smartphone, tablet ou computador e venha até à Fundação Sain esclarecer as suas dúvidas sobre a utilização de equipamentos digitais com recurso a leitores de ecrã ou ampliação (pessoas cegas e com baixa-visão).

...

Workshop introdução internet na APEC

por Norberto Sousa

A Internet é um mundo, mas por onde e como começar?

Na Quarta-feira, dia 15 de maio, entre as 10:00 e as 12:30, terá lugar na Associação promotora do Ensino dos Cegos uma sessão de introdução à internet. Nesta sessão terá oportunidade de descobrir como aceder diretamente a um Site ou fazer uma pesquisa e de conhecer ou rever as teclas básicas de navegação na Internet.

Esta sessão destina-se a pessoas que tenham domínio do teclado. Esta sessão está limitada a 10 participantes e requer inscrição, a qual será validada, por ordem de chegada.

...

Audiodescrições do mês de Maio:

por Norberto Sousa

Visita à exposição “Com cabeça, tronco e membros” - 4 de Maio às 15h - Museu Calouste Gulbenkian - Lisboa
Reservas e informações: Telefone 217 823 700Email para marcação: descobrir@gulbenkian.pt
Publico-alvo: Crianças (até aos 12), Jovens (13-17), Adultos, Seniores

Espectáculo de teatro / revista “Xtrórdinário” dos Praga - 12 de Maio , às 17h30 (com reconhecimento de palco às 16h30m) - T. M. S. LuizEmail para marcação: nunosantos@egeac.pt

...

Brasil: Especial Agrishow: CASE traz à Agrishow retroescavadeira acessível

por Norberto Sousa

Atenta às necessidades de inclusão social e acessibilidade, a CASE Construction Equipment, marca da CNH Industrial, traz à Agrishow 2019 seu mais recente conceito em máquina de construção. A retroescavadeira 580N Accessibility, novidade disponível de 29 de abril a 3 de maio no evento em Ribeirão Preto(SP).

O equipamento, inédito no mundo, é o primeiro a permitir que pessoas com mobilidade reduzida dos membros inferiores possam operar uma máquina de construção de forma totalmente autônoma.  

...

JORNADAS SUPERA 2019

por Norberto Sousa

As Jornadas SUPERA são um evento multifacetado, organizado pela SUPERA com o apoio de várias instituições públicas e privadas, destinado a promover o conhecimento e divulgação do que de melhor se faz na área dos produtos e serviços de apoio facilitadores da acessibilidade / mobilidade de TODOS, com especial atenção para as pessoas com necessidades especiais.

...

Páginas



1 a 25 de 768