Está aqui

Conteúdos publicados por Norberto Sousa

Questionário sobre leitura de e-books por utilizadores cegos ou com baixa visão

por Norberto Sousa

A Biblioteca Nacional de Portugal participa, desde o início de 2020, no projeto EODOPEN (eBooks-On-Demand-Network Opening Publications for European Netizens), que visa  tornar livremente acessíveis obras que habitualmente, por razões de copyright, não integram os programas de digitalização das bibliotecas e alargar o alcance das obras digitalizadas, disponibilizando-as quer em plataformas móveis, quer em formatos acessíveis para pessoas cegas ou com baixa visão.

...

Questionário da CNOD sobre o Impacto do Isolamento Social das Pessoas com Deficiência durante a Pandemia da COVID-19 em Portugal

por Norberto Sousa

Bom dia,
venho por este meio divulgar um questionário muito importante, a ser preenchido por pessoas com deficiência. Agradecia que fosse divulgado pelos utentes, se possivel, apelando à sua participação.
"No âmbito da Pandemia da Covid 19 a CNOD desenvolveu um questionário sobre o Impacto do Isolamento Social das Pessoa com Deficiência durante a Pandemia da COVID-19 em Portugal.

...

Adobe criou uma ferramenta que facilita ajustar sites para pessoas com deficiências visuais

por Norberto Sousa

Um bom web designer garante que um site tenha boa aparência e funcione corretamente em vários dispositivos e navegadores. Um ótimo web designer, no entanto, também garante que o site seja acessível a todos que o visitam, incluindo aqueles com deficiências visuais ou dislexia. Garantir acessibilidade total pode ser um desafio, mas uma nova ferramenta da Adobe pode tornar a adaptação de um site tão fácil quanto usar um corretor ortográfico.

...

Brasil: Bíblia Falada e gratuita para Deficientes Visuais

por Norberto Sousa

Na década de 90, o Pastor Paulo Barbosa ficou cego e foi expulso de sua igreja, sob a alegação que devido sua cegueira, ele não era mais digno de professar a palavra de Deus.
Para continuar evangelizando, ele mesmo desenvolveu um programa de computador que lê a Bíblia para os deficientes visuais e desde esta época até os dias de hoje, ela é distribuída gratuitamente para os cegos de todo mundo pela internet.

...

Brasil: Acessibilidade e empatia: acadêmicos vivenciam dificuldades enfrentadas por deficientes físicos

por Norberto Sousa

Empatia é um exercício que deveria ser realizado todos os dias, mas, muitas vezes, acaba sendo substituído por outras prioridades do cotidiano. Pensando nisso, o curso de Design da Faculdade Satc, realiza, todos os anos, uma atividade que estimula a capacidade dos alunos de se colocarem no lugar de quem tem algum tipo de deficiência física. A ideia é fazer com que eles sintam na pele as dificuldades enfrentadas por pessoas que não conseguem enxergar, ou que perderam o movimento de alguma parte do corpo.

...

Distanciamento físico, aproximação social

por Norberto Sousa

No mês de Maio, teremos quatro oportunidades para estarmos juntos e conversarmos. O ciclo de conversas Em que pensas...? revelou-nos o paradoxo da aproximação social, sem barreiras físicas e geográficas, num período de isolamento físico. Tornou-se num espaço de encontro, de expressão de inquietações, de solidariedade e apoio, de inspiração. Em Maio teremos a oportunidade de conversar com: Sofia Botelho e Jesse James do Walk&Talk (dia 6); Anabela Afonso (dia 13); Marco Paiva (dia 20) e Natércia Xavier (dia 27).

...

COMUNICADO Associação Promotora dos Cegos

por Norberto Sousa

Na sequência do plano de contingência em vigor, por motivo da doença COVID-19, a Direcção da Associação Promotora do Ensino dos Cegos informa que, decidiu prorrogar mais uma vez o encerramento das nossas instalações, bem como todas as actividades até 30 de Abril de 2020.

Caso necessitem, estaremos cá por telefone 213887833 e email apecgeral1888@apec.org.pt.

...

Android melhora acessibilidade para cegos com novo teclado digital em braille

por Norberto Sousa

O Google vem se dedicando mais para melhorar a acessibilidade do Android para os deficientes visuais e, entre as novidades recentes, temos a transcrição ao vivo de conversas ao redor do usuário e um amplificador de som, para deixar o áudio mais alto e claro. Nesta quinta-feira (9), a companhia começou a distribuir um novo teclado digital em braille.

...

Brasil: Primeiro programa de web rádio acessível da Amazônia estreia em Marabá

por Norberto Sousa

A comunicação gera entendimento, mas ela também tem deixado muitos brasileiros à margem, que sonham em poder entender o que está sendo dito.
Inovando na Amazônia Legal, a web rádio Líder Marabá, com sede em Marabá no sul paraense, coloca no ar nesta quinta (19), o primeiro programa com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as edições.

...

Audiojogos - audiogames novamente disponíveis

por Norberto Sousa

Os AudioGames são jogos de videogame adaptados para deficientes visuais
que substituem as informações visuais por sons tridimensionais, de forma
que o deficiente visual possa localizar pelos ouvidos o que ele não pode
ver.

...

Casa Fernando Pessoa - Ligados pela poesia e pelo telefone: um pedido

por Norberto Sousa

Nestes dias de prevenção e cuidado, a Casa Fernando Pessoa tem procurado manter a ligação com as pessoas através da poesia. Diariamente, no Facebook e Instagram, temos partilhado poemas.

A pensar naqueles que estão afastados destas redes, alargamos a distribuição de poemas e textos curtos ao telefone.

Basta uma inscrição, por chamada ou sms (914 342 537, das 10h às 14h), e é possível receber, no dia ou dias seguintes, uma telefonema para leitura de poemas ou textos curtos pela equipa da Casa Fernando Pessoa. 

...

Coloque as mãos na massa, combata o isolamento!

por Norberto Sousa

Neste momento de isolamento a acessibilidade torna-se ainda mais imperativa. Não basta criar Apps e Sites para fornecer produtos ou informação, é necessário disponibilizar estes recursos acessíveis a todos.
Convido-vos a ler estes dois parágrafos que retratam bem o que passa ao lado do utilizador comum quando utiliza uma App ou acede a um Site.

...

Cursos para a quarentena

por Norberto Sousa

Enquanto estamos de quarentena, que tal aproveitar o tempo livre para estudar?

E se for de graça ou pagando pouco fica ainda melhor!

Abaixo apresentamos um curso gratuito e outros que estão em promoção no Portal da Deficiência Visual por tempo limitado, cuidado para não perder o prazo de inscrição!

Segunda turma do curso gratuito sobre a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

...

Audiodescrições do mês de Dezembro:

por Norberto Sousa

Sessão de cinema “2ª Edição do Ciclo de Cinema Incomodarte” - 7 de Dezembro - das 14h30m às 19h30m - Theatro Thalia - Lisboa 
Audiodescrição dos filmes “Defiant Lives” e do filme “Campeões”. Para além da audiodescrição faremos também a locução das legendas para Língua Portuguesa 
Entrada Livre
Programa completo do Ciclo de Cinema:
14h30 – Abertura do Ciclo de Cinema
14h45 Exibição do filme “Defiant Lives” (2017)
Realizado por Sarah Barton (duração 1h30)

...

Workshop introdução à Internet 2ª edição na APEC

por Norberto Sousa

A Internet é um mundo, mas por onde e como começar?

Na Quarta-feira, dia 23 de outubro, entre as 10:00 e as 12:30, terá lugar na Associação promotora do Ensino dos Cegos, mais uma sessão de navegação Web. Nesta sessão terá oportunidade de descobrir como aceder diretamente a um Site ou fazer uma pesquisa e de conhecer ou rever as teclas básicas de navegação.
Esta sessão destina-se a pessoas que tenham domínio do teclado. Esta sessão está limitada a 10 participantes e requer inscrição, a qual será validada, por ordem de chegada.

...

Audiodescrições do mês de Outubro:

por Norberto Sousa

Espectáculo de Dança “12979 Dias” - 4 e 5 de Outubro às 21h - Auditório da Biblioteca de Marvila - Lisboa
Reconhecimento de palco às 20h
Criação de Diana Bastos Niepce
Duração aproximada: 50 minutos
Biblioteca de Marvila
Rua António Gedeão
1950 - 347 Lisboa
(Freguesia de Marvila)
Contactos:
Tel.: 218 173 000
E-mail geral: bib.marvila@cm-lisboa.pt
Transportes
Autocarro:
793 (saída junto à biblioteca_paragem: Escola Marvila)

...

Padrão dos descobrimentos, mais um Site com a insígnia da comAcesso

por Norberto Sousa

Não pode ou não tem oportunidade de visitar o Padrão dos Descobrimentos fisicamente? Então faça-o virtualmente! A partir de agora este Site já é acessível.

Com a peritagem de acessibilidade da comAcesso o Site do Padrão dos descobrimentos tornou-se em mais um espaço sem barreiras de acessibilidade. Com ou sem tecnologia de apoio pode agora navegar de forma fácil e intuitiva em todas as páginas do Site.

Obrigado e parabéns a todos os que contribuiram para que este Site superasse a conformidade AAA.

...

Lyft adapta carros autônomos para oferecer viagens para cegos nos EUA

por Norberto Sousa

A Lyft, rival da Uber nos Estados Unidos, já está oferecendo viagens especializadas para pessoas com deficiência visual total ou parcial em carros autônomos. No início deste mês, a companhia aproveitou a parceria com a Aptiv, empresa que desenvolve tecnologias sustentáveis, para demonstrar como pretende atender a esse público, que exige recursos e ferramentas diferenciadas, garantindo viagens mais confortáveis. Os testes de demonstração foram feitos durante a Nationwide Federation of the Blind, em Las Vegas.

...

Brasil: Burger King é a primeira marca a criar comercial com audiodescrição aberta na TV

por Norberto Sousa

no Brasil, o Burger King traz a inovação de ter um comercial com audiodescrição inserindo o recurso no canal principal de áudio na TV aberta. Ou seja, pela primeira vez cegos e videntes (pessoas que enxergam) serão impactados pelo mesmo filme, normalmente esse recurso fica disponível no canal secundário, acionado pela tecla SAP. Eduardo, pessoa com deficiência visual e consumidor da marca é o protagonista da nova campanha, promoção King em Dobro, que permite combinar dois sanduíches da rede por R$15.

...

Brasil: Startup premiada pelo Google realiza maior evento de acessibilidade digital do BR

por Norberto Sousa

Desde sua criação, a Hand Talk, startup brasileira reconhecida pela ONU com o melhor aplicativo social do mundo, vem conquistando diferentes prêmios e visibilidade por sua atuação. No início deste ano, a organização foi selecionada para receber o aporte compartilhado de 25 milhões de dólares do Google.org, por meio do programa Google AI Challenge. A Hand Talk foi a única brasileira entre as 20 organizações mundiais selecionadas e receberá R$ 3 milhões de reais do Google para investir em inteligência artificial.

...

Brasil: Site da Câmara de Apucarana tem o VLibras: ferramenta para tradução 

por Norberto Sousa

Desde o início desta semana o site oficial da Câmara Municipal de Apucarana (www.apucarana.pr.leg.br) tem uma nova ferramenta para os internautas: é o VLibras - tradutor automático da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais. A ferramenta, tem como objetivo ampliar o acesso de pessoas com deficiência auditiva às informações disponíveis por meio de recursos computacionais (internet, e-mail, documentos diversos, aplicativos, livros digitais etc.).

...

Prestação para Inclusão passa a ser considerada no valor pago por família

por Norberto Sousa

A Prestação Social para a Inclusão, destinada a apoiar as pessoas com
deficiência, vai passar a ser considerada no cálculo da comparticipação
familiar que é paga pela utilização dos serviços e equipamentos sociais.

O novo acordo de cooperação para o setor social e solidário, a que a Lusa
teve acesso, traz alterações ao nível do regulamento das comparticipações
familiares e passa a incluir a Prestação Social para a Inclusão (PSI)
enquanto rendimento do agregado familiar no cálculo do valor pago pelo
utente.

...

Brasil: Tribunal de Justiça de MS aposta na tecnologia para melhorar acessibilidade online

por Norberto Sousa

O portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul - (Foto: Reprodução)
Publicada no Diário da Justiça desta terça-feira (15) a Portaria nº 1.542, que institui o Comitê Gestor de Aprimoramento e Reformulação do Portal e Intranet do Tribunal de Justiça de MS. A intenção é aperfeiçoar e modernizar o sítio eletrônico a fim de suprir a falta de mecanismos de acessibilidade, de padronização das páginas web.

...

Braille para todos na APEC

por Norberto Sousa

INSCRIÇÕES ABERTAS

É professor/a, técnico/a ou gostaria apenas de aprender/aprofundar os seus conhecimentos no código de escrita e leitura Braille?

É pai ou mãe ou familiar de pessoa com deficiência visual e quer acompanhar na aprendizagem do código de escrita e leitura Braille?

A Associação Promotora do Ensino dos Cegos vem comunicar que a partir do mês de Julho de 2019 estão abertas inscrições para a aprendizagem do código de escrita e leitura Braille para pessoas normovisuais.

...

Páginas



1 a 25 de 782