Está aqui

Conteúdos publicados por Norberto Sousa

A nova patente da Apple ajuda os utilizadores com cegueira parcial a ver o campo de visão completo

por Norberto Sousa

Quando dizemos Realidade Aumentada, a primeira coisa que nos vem à mente é Emojis RA ou outra aplicação semelhante em que um objecto virtual é colocado no mundo real. No entanto, a RA pode ter várias outras aplicações significativas, e parece que a Apple está a trabalhar num importante recurso de RA, para ajudar os utilizadores com cegueira parcial a verem melhor. Uma

imagem do registro de patente de um usuário com deficiência visual visualizando uma cena por meio de um dispositivo móvel

...

Brasil: Sites da Prefeitura de São Paulo recebem o Selo de Acessibilidade Digital

por Norberto Sousa

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com as Secretarias de Comunicação (SECOM) e de Inovação e Tecnologia (SMIT), além da Prodam, entregou nesta segunda-feira, 3, o Selo de Acessibilidade Digital para os sites da Prefeitura de São Paulo, Secretarias e Subprefeituras.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo é a primeira do país a receber a certificação de acessibilidade em seus sites e segundo o prefeito Bruno Covas, o desenvolvimento da humanidade está ligado a difusão do conhecimento. 

...

Saiba como adicionar recursos de acessibilidade ao Google Chrome

por Norberto Sousa

A tecnologia pode servir como uma poderosa ferramenta de inclusão digital para os portadores de necessidades especiais.
Os sistemas operacionais já oferecem recursos nativos que simplificam o uso do computador, mas é possível melhorar a experiência de uso durante a navegação na internet através da instalação de extensões de acessibilidade para o Google Chrome, confira.
Extensão para Google Chrome lê caixas de textos de diversos sites — Foto: Reprodução/G1

...

Workshop A Importância da Imagem Pessoal

por Norberto Sousa

Na quinta-feira, dia 27 de junho, entre as 18:00 e as 19:00, terá lugar na Associação promotora do Ensino dos Cegos um Workshop sobre a importância da imagem. Venha descobrir o que é necessário para comunicar uma boa imagem, como vestir para uma entrevista de trabalho ou simplesmente como sentir-se confiante com o seu visual. Neste Workshop, orientado por Diana Pimentel da Fashion After 30's, terá a oportunidade de conhecer o impacto dos Looks no aumento da sua autoestima.

...

Matriz de voto em Braille

por Norberto Sousa

Eleitores com deficiência visual podem solicitar matriz de voto em Braille

No próximo dia 26 de maio, realizam-se as eleições para o Parlamento Europeu. Este ano, e pela primeira vez, muitos eleitores com deficiência visual poderão votar de forma autónoma e secreta com recurso a uma matriz de voto. Embora na lei seja feita referência a uma matriz de voto em Braille, esta solução tem ainda letras ampliadas. Assim, os eleitores com deficiência visual podem optar entre votar sozinhos, com a ajuda da matriz, ou acompanhados, como tem sido feito até ao momento.

...

Brasil: Cura instantânea de cegueira motivou canonização de Irmã Dulce pelo Vaticano

por Norberto Sousa

Após segundo milagre reconhecido, ela deve ser canonizada como a primeira mulher brasileira declarada santa

A cura instantânea da cegueira de um homem de cerca de 50 anos foi o milagre ratificado pelo Vaticano para a canonização da religiosa baiana Maria Rita Lopes Pontes, a Irmã Dulce.

Ela teve o seu segundo milagre reconhecido pelo Vaticano e deverá ser canonizada pelo papa Francisco como a primeira mulher brasileira declarada santa.
Irmã Dulce, religiosa católica baiana - Anthony Roywoley/OSID/Divulgação

...

Sessão de Esclarecimento de Dúvidas Digitais Fundação Sain

por Norberto Sousa

Vamos realizar no próximo dia 20 de maio, entre as 14h e as 17h, na Fundação Raquel e Martin Sain, mais uma Sessão de Esclarecimento de Dúvidas Digitais.

Nestas sessões, os participantes são convidados a trazer o seu equipamento e colocar-nos as suas dúvidas e questões: traga o seu smartphone, tablet ou computador e venha até à Fundação Sain esclarecer as suas dúvidas sobre a utilização de equipamentos digitais com recurso a leitores de ecrã ou ampliação (pessoas cegas e com baixa-visão).

...

Workshop introdução internet na APEC

por Norberto Sousa

A Internet é um mundo, mas por onde e como começar?

Na Quarta-feira, dia 15 de maio, entre as 10:00 e as 12:30, terá lugar na Associação promotora do Ensino dos Cegos uma sessão de introdução à internet. Nesta sessão terá oportunidade de descobrir como aceder diretamente a um Site ou fazer uma pesquisa e de conhecer ou rever as teclas básicas de navegação na Internet.

Esta sessão destina-se a pessoas que tenham domínio do teclado. Esta sessão está limitada a 10 participantes e requer inscrição, a qual será validada, por ordem de chegada.

...

Audiodescrições do mês de Maio:

por Norberto Sousa

Visita à exposição “Com cabeça, tronco e membros” - 4 de Maio às 15h - Museu Calouste Gulbenkian - Lisboa
Reservas e informações: Telefone 217 823 700Email para marcação: descobrir@gulbenkian.pt
Publico-alvo: Crianças (até aos 12), Jovens (13-17), Adultos, Seniores

Espectáculo de teatro / revista “Xtrórdinário” dos Praga - 12 de Maio , às 17h30 (com reconhecimento de palco às 16h30m) - T. M. S. LuizEmail para marcação: nunosantos@egeac.pt

...

Brasil: Especial Agrishow: CASE traz à Agrishow retroescavadeira acessível

por Norberto Sousa

Atenta às necessidades de inclusão social e acessibilidade, a CASE Construction Equipment, marca da CNH Industrial, traz à Agrishow 2019 seu mais recente conceito em máquina de construção. A retroescavadeira 580N Accessibility, novidade disponível de 29 de abril a 3 de maio no evento em Ribeirão Preto(SP).

O equipamento, inédito no mundo, é o primeiro a permitir que pessoas com mobilidade reduzida dos membros inferiores possam operar uma máquina de construção de forma totalmente autônoma.  

...

JORNADAS SUPERA 2019

por Norberto Sousa

As Jornadas SUPERA são um evento multifacetado, organizado pela SUPERA com o apoio de várias instituições públicas e privadas, destinado a promover o conhecimento e divulgação do que de melhor se faz na área dos produtos e serviços de apoio facilitadores da acessibilidade / mobilidade de TODOS, com especial atenção para as pessoas com necessidades especiais.

...

Cachorro cego ganha cão-guia e relação é puro amor: fotos para derreter corações

por Norberto Sousa

A história de uma dupla de doguinhos está comovendo a internet. Charlie, um Golden Retriever de 11 anos que perdeu a visão, ganhou um companheiro para ser seu cão-guia, um filhote de 4 meses da mesma raça chamado Maverick e os dois juntos são pura fofura!

Cachorro cego e seu cão-guia

Charlie já é considerado um cão idoso e com a idade, desenvolveu glaucoma, uma lesão do nervo ótico que pode provocar a cegueira. Em decorrência da doença, ele teve que retirar os dois olhos e ficou completamente cego.

...

Brasil: Estudantes desenvolvem guia de aves para pessoas com deficiência visual

por Norberto Sousa

Bianca Ribeiro e Daniel Davoli criaram aplicativo com a vocalização das espécies: o “Bem-te-ouvi” .

A paixão pela natureza e os animais sempre foi evidente na vida de Bianca Costa Ribeiro. Não à toa a jovem decidiu cursar Ciências Biológicas. O sonho de garota ainda permanece o mesmo: trabalhar com animais marinhos e ser profissional neste ramo.

Mas na busca por esta realização, a estudante da UFSCar de Sorocaba (SP) já tem demostrado que, independente da área, o que importa é dar o melhor de si. E foi assim que ela surpreendeu.

...

Estudo mostra evidências do que faz os cegos terem uma audição mais sensível

por Norberto Sousa

Um novo estudo sugere que perder a visão cedo na vida pode levar a alterações sutis nos circuitos cerebrais, responsáveis principalmente pela audição.

Acredita-se que ao nascer cego ou perder a visão cedo pode tornar a audição mais sensível. Mas, embora os estudos tenham mostrado consistentemente que as pessoas cegas parecem ter uma audição mais precisa em alguns aspectos, não sabemos muito sobre como ou onde essa capacidade aumentada realmente aparece no cérebro.

...

São Paulo terá ‘maratona’ para inovações em acessibilidade

por Norberto Sousa

O desenvolvimento tecnológico não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos, mas também tem sido um meio de transformação social e, principalmente, um aliado poderoso na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Em uma tentativa de encontrar novas soluções tecnológicas que promovam benefícios para garantir a inclusão social, a Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), organizada e promovida pela Cipa Fiera Milano, realizará em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de junho, o “Reackathon”.   

...

Ministério da Cultura reconhece o website Cultura Acessível como um projecto de interesse cultural

por Norberto Sousa

É com muita alegria que comunicamos que o Ministério da Cultura reconheceu o website Cultura Acessível como um projecto de interesse cultural. Esperamos poder, assim, garantir os apoios necessários para a sustentabilidade do website, uma vez que as entidades apoiantes poderão usufruir dos benefícios fiscais previstos no regime  do Mecenato Cultural.

O nosso principal objectivo é garantir que as pessoas com deficiência (assim como os seus familiares e amigos) possam ter um acesso directo e fácil a informações úteis sobre a oferta cultural acessível no país.

...

Workshop introdução NVDA 2ª edição na APEC

por Norberto Sousa

O meu computador fala! Mas… e agora?

Na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, entre as 10:00 e as 12:00, terá lugar na Associação promotora do Ensino dos Cegos mais uma sessão de introdução ao NVDA. Nesta sessão terá oportunidade de conhecer ou rever as teclas básicas do NVDA que permitem começar a interagir com o computador. Para quem trabalhava com o computador, mas nunca trabalhou com um leitor de ecrã é uma oportunidade de descobrir como fazer com o teclado aquilo que fazia com o rato.

...

Convite para a Conferência "A História do Bairro de Campo de Ourique e a Associação Promotora do Ensino dos Cegos"

por Norberto Sousa

Prezados Associados, Amigos e Parceiros:

A Direção da Associação Promotora do Ensino dos Cegos (APEC) e todos os seus colaboradores têm o prazer de convidar V.Exa. para a Conferência "A História do Bairro de Campo de Ourique e a Associação Promotora do Ensino dos Cegos", a qual será proferida pelo Sr. Dr. Guilherme d’Oliveira Martins. Este evento terá lugar no dia 16 de Janeiro de 2019 pelas 18h, em Lisboa, na sede da Associação, em Campo de Ourique, na Rua Francisco Metrass nº 95 e contará com um porto de honra.

...

Apenas três sites da administração pública são acessíveis a deficientes

por Norberto Sousa

Vinte anos após ter sido o primeiro na Europa a implementar regras de “acessibilidade web”, Portugal só tem três em 124 sites da administração pública acessíveis a pessoas com deficiência. Novo decreto-lei exige que sites publicados a partir de Setembro de 2018 cumpram regras até Setembro deste ano.

...

Audiodescrições do mês de Janeiro:

por Norberto Sousa

Espectáculo de teatro “Alice no país das maravilhas” - 6 Janeiro às 16h (com reconhecimento de palco às 15h) - TNDMII - Lisboa
Duração: 1h30m 
Reservas e informações pelo telefone: 800 213 250

Espectáculo de Teatro “Otelo” - 9 Janeiro às 19h (com reconhecimento de placo às 18h) - TNSJ - Porto
Reservas e informações pelo email: bilheteira@tnsj.pt

Espectáculo de teatro “Sopro” - 13 Janeiro às 16h (com reconhecimento de palco às 15h)  - TNDMII - Lisboa
Reservas e informações pelo telefone: 800 213 250

...

Municípios vão ter 15 milhões para melhorar acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida

por Norberto Sousa

O programa vai ser financiado com fundos comunitários. O concurso público foi lançado este mês, pelos vários programas operacionais regionais.

Acesso+ é o novo programa, lançado pelo Governo, para facilitar o acesso e a mobilidade das pessoas com deficiência nas cidades.

O programa vai ser financiado com fundos comunitários, na sequência da reprogramação do Portugal 2020 e em causa estão alterações como o rebaixamento de passeios e adaptações na via pública, mas também intervenções nos próprios edifícios públicos. 

...

Páginas



1 a 25 de 756