Aparelho desenvolvido por cientistas da Universidade de Glasgow promete maior independência a deficientes visuais em locais públicos
Laura Intrieri
8 fev
2024
Pesquisadores da Universidade de Glasgow divulgaram nesta quinta-feira (8) o RoboGuide, um robô de quatro patas alimentado por inteligência artificial (IA) que promete ser uma futura alternativa aos cães-guia tradicionais.
Olaoluwa Popoola, doutor em robótica e condutor do projeto de pesquisa, afirma que tecnologias assistivas, como o RoboGuide, têm potencial para proporcionar mais independência às pessoas cegas ou com visão parcial.
LTP: 17,7-21,0 kWh/100 km and CO₂: 0 g/km.
Valores preliminares. Sujeitos a certificação final.
Descobrir
Polestar 4
Pura presença
Equipado com uma série de sensores, o robô é capaz de mapear e avaliar o ambiente ao seu redor. O software desenvolvido pela equipe permite que ele aprenda rotas entre locais e interprete os dados dos sensores em tempo real para evitar obstáculos móveis enquanto guia um humano.
Veja vídeo do robô em ação, em inglês, em:
https://www.youtube.com/watch?v=CLcQTM127YU&t=16s
O RoboGuide é capaz de entender a fala e fornecer respostas verbais, superando, na visão dos pesquisadores, limitações de tecnologias anteriores — que dependiam de GPS para navegação ou câmeras para "ver".
O desenvolvimento novo robô, que conta com apoio do Forth Valley Sensory Centre Trust (FVSC) e do Royal National Institute of Blind People (RNIB) Scotland, foi apresentado no Centro de Pesquisa Avançada Mazumdar-Shaw da universidade.
Em dezembro, o robô foi testado pela primeira vez com voluntários dessas organizações no Museu Hunteriano em Glasgow, onde auxiliou os participantes a se locomoverem e forneceu orientações sobre diferentes exposições.
Os cientistas querem disponibilizar uma versão completa ao mercado nos próximos anos.
Fonte:
https://www.terra.com.br/byte/robo-em-forma-de-cachorro-pode-substituir-...
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 1676 leituras