Está aqui

www.lerparaver.com/blogs/luisferreira - blog de Luís Ferreira

Será que um deficiente visual poderá fazer mais alguma coisa no fim de ser discriminado?

por Luís Ferreira

Sim, não se pode desistir. Certamente o meu futuro não passará pela escola onde lamento ter sido mal tratado por ser deficiente visual e por não me terem atribuído um horário com componente lectiva. Tudo isto tem a ver com o Governo Português que deu demasiado poder aos órgãos de gestão das escolas para que estes exerçam de forma muitas vezes errada um excesso de autoridade sobre os docentes. Foi por isso, que o Ministério da Educação impôs sobre os professores um Estatuto da Carreira Docente que é demasiado repressivo e punitivo, além de infantilizar os professores. A ideia de tais medidas é "atirar para a rua" metade dos professores e restantes funcionários públicos para, desta forma, o governo poder reduzir a despesa pública e assim baixar os impostos aos grandes empresários que pediram ao governo estas mesmas políticas.
Dentro de alguns anos ainda terei o prazer de dizer não a muitas escolas portuguesas que depois me queiram recrutar como professor de português ou como professor de apoio a alunos com deficiência visual.
Desde sempre lutei por fazer outras coisas, por isso, já trabalhei na recepção de uma pedreira, num museu, já dei formação em português, braille e informática. Aprendi braille e muita coisa de informática sozinho e já fui empresário com uma papelaria na linha de Sintra, nessa altura todos os dias pelas seis da manhã ia a Lisboa buscar os jornais e revistas, depois estava na loja até às setre da noite.
Actualmente colaboro com duas empresas de venda de cosméticos, perfumes, bijutaria, artigos de higiene pessoal, shampoos, vitaminas e sais mineriais. Vendo estes produtos e dou a oportunidade de negócio a outras pessoas. Além disso, nos tempos livres escrevo. Já editei o meu primeiro livro - A vida e os horizontes da mudança - fala sobre mudanças de vida e o meio ambiente. Dentro de dois meses irá sair o meu segundo livro - os doze rapazes - uma novela sobre o ensino e os professores nos tempos que correm, mas são tudo dados imaginários. A editora é a Ecopy de Ermesinde. No final do ano irá sair o meu terceiro livro.
Não se pode parar, a vida tem de depender de nós, porque se depender daquilo que o governo ou outros superiores hierárquicos quiserem, podemos ver a nossa vida destruída e a infelicidade apoderar-se de nós para todo o sempre. Apesar das enormes dificuldades temos de lutar por dias melhores.

Comentários

Oi !!

Há um provérbio q diz: "deitam foguetes, apanham as canas" !! lol
E tu lançaste uma pergunta e respondeste logo de seguida !! loooool

Tou a ver q és um homem de negócios !! lol
Mas nunca digas "desta água não beberei", o mundo dá muitas voltas, e nunca se sabe se irás precisar desse emprego !! lool

Sobre os pilíticos ...
É uma vergonha, é corrupção atrás de corrupção ... !! :-(
Eles ganham balúrdios e rios de dinheiro, tirando os casos em que alguns ganham por 2 lados (emprego + reforma), ou mais !!
Mas na minha opinão tanto faz se é ps, psd, cds, cdu, ... !!
Vão pra lá e fazem as mesmas cenas tristes .... !!
E ainda nos pedem para apertar o cinto ??
E eles com o cinto à larga !!
Mas q democracia é esta ?? Não é justo ... !!
Os professores é apenas um dos casos de injustiça ... !!
A mentalidade dos políticos a meu ver é, pra mim, depois pra mim, depois pra Lisboa, e o resto pra investir !! :-(
O q vale é q a EU tá mais atenta e não admite desvios de dinheiros pra outras coisas ... !!
Enfim, só quando as mentalidades dos políticos mudarem é q o país pode ir prá frente, até lá continuamos na cauda da europa, como se isso fosse novidade ... !!

Um dos casos raros é Universidade do Porto (onde trabalho), que tá no ranking de melhores universidades e, de mais artigos científicos !! lool

Cátia de Lemos

Olá, sou brasileira, professora com baixa visão, cursando o Mestrado em Educação, com muito orgulho e amor pela minha profissão. Passo também pelas mesmas dificuldades, talvez a maior seja de fato o preconceito, mas, tenho a convicção de que é chegada a hora de nos mobilizarmos na exigência de políticas públicas que venham atender as nossas necessidades tão específicas, com cidadania e diggnidade. Elogio a sua força de vontade, pois, conheço milhares de pessoas "ditas normais" que não têm metade da sua coragem e determinação. Ficaria honrada em ler seu segundo livro e acredite, VC VAI LONGE!!!

Um abraço do tamanho da Amazônia Brasileira.

Cátia de Lemos

Olá LUIS FERREIRA,
Parabéns pelas tuas iniciativas .Realmente não deves parar de trabalhar,porém também acho que não deves desistir dos teus sonhos.Poderias ,de outra forma ,talvez particular ,dar aulas pois é do que realmente gostas,me parece.Não devemos acreditar que tudo está determinado,pois não sabemos ao certo o quanto podemos mudar,transformar aquilo que nos incomoda,que não nos faz feliz.Podemos ser responsáveis pela nossa felicidade e pelo prazer de estarmos construrindo algo em direção aos nossos sonhos.

"Sua luta está apenas começando.Muitas vezes ninguém vai querer saber
pelo que está passando.Você precisará aprender a suportar um grande
fardo e fazer a maior parte do seu aprendizado sozinho.
Não tenha medo quando eles o abandonarem.
Tenho certeza de que você vai vencer."
RON KOVIC

Um abraço de Tania Gaúcha

Taniagaúcha