Era uma vez você. Sim, você mesmo que não enxerga. Quando todos liam um livro, você tinha de esperar pacientemente que alguém o transcrevesse para o braille e isso levava tempo.
Você ficava para trás, ou então pedia para alguém que, certamente sempre, de boa vontade, te dispensava umas duas semanas para te ler todas aquelas seissentas páginas do livro que você tanto queria.
Se você tivesse o privilégio de morar perto de ou em alguma grande capital, pode ser que alguém tivesse lido e gravado em fita, então você poderia escutar, depois de esperar numa filinha, enquanto as fitas iam passando de tape em tape e se estragando lentamente, até que o livro, finalmente, era ouvido por você em umas quatro qualidades diferentes. Do contrário, era ficar chupando o dedinho mesmo ... A vida era bela naqueles tempos certo?
Bom, com o adivento da tecnologia não só esse como muitos outros problemas foram resolvidos. Com a web, por exemplo, ler jornais, artigos e ter acesso a todo o tipo de informação virou algo fácil. Da mesma forma, escrever para o mundo nunca foi tão simples e rápido. Agora, além de bela, a vida está completamente acessível. Não há mais barreiras e, como o tempo provou para o mundo que, com a tecnologia, nós podemos ser iguais a todos, o preconceito se acabou ... não há mais problemas de impregabilidade, os cursos escolares se tornaram totalmente compreensíveis ajudados pela tecnologia, tudo ficou a uma teclita de distância. Chegou-se até a conclusão de que sexo é mais gostoso através de componentes que usam a tecnologia, porque não transmite infermidades e não gera nenesinhos, o que é bem o ideal ... ooooops, notaram alguma coisa errada? Eu sim.
Primeiro, porque sexo sem tecnologia, a dois e da forma mais simples possível é muito melhor que essas coisas virtuais. Mas esse não é o ponto mais relevante, seus garotos de mentalidade poluída. Acho que, a uma hora dessas, já deu para notar a discrepância entre a realidade e esse quadro certo?
Se a tecnologia nos trouxe soluções, também teve sua parte de exclusão para quem é deficiente. Discorda?
Bom, pense então em como seria sua vida digital sem um leitor de telas. Agora responda: será que todos tem acesso a esses programinhas bem baratinhos?
Qualquer mente mais atenta percebeu que a festa não é assim tão grande quanto parece. Mas, mesmo assim, se você é um otimista inveterado e pensa que está tudo certo, faça algumas coisas que eu vou te pedir, e depois venha falar comigo:
1- entre nesta página:
http://www.gregcons.com/dieroll_java.htm
2- Agora nesta:
http://www.cocacola.com.br
Bom, ainda tem a mesma opinião?
O fato é esse: a tecnologia, por mais que facilite nossa vida e muito, também tem, se não for corretamente utilizada, potencial para nos excluir.
Agora, entre nessa página:
A, em fim uma página acessível, bem estruturada, que nos permite usar váreas funcionalidades que podem nos ajudar a ter acesso a informações mais facilmente. Concorda?
Bom, isso até você tentar criar sua conta. Por que você não experimenta?
Este blog tem se dedicado, e provavelmente ainda voltará muitas vezes, a esse tópico: O que é que você vai fazer para mudar esse quadro?
Se você preferir ficar sentado, sussegado, mandando a cocacola, as applets e a yahoo para o parque queijo do porto, o problema é seu. Mas, quando você tiver de estudar uma matéria para a faculdade em um site que use applets, ou quando tiver achado uma tampinha ultra premiada e precisar entrar no site da cocacola, ou quando a yahoo! lansar um e-mail demasiadamente melhor do que os outros disponíveis e todos se beneficiarem dele, menos você, não venha chorar. Afinal, quem preferiu se omitir foi você, e não espere que ninguém faça algo só porque você, muito de repente, passou a precisar muito da ajuda de alguém para acessar algo que, antes, você não tinha nem se preocupado em saber se era de fato acessível .
Se em uma entrevista de emprego você, valentemente colocado em frente a um computador, depois de assegurar ao intrevistador que você com o leitor instalado é tão independente como qualquer pessoa, tiver de usar um site inacessível para fazer uma pesquisa e apresentar um relatório, suas belas palavras vão por água abaixo ... e, de fato, você não esteve minimamente preocupado com questões que te afetam diariamente, tal como a acessibilidade da informação na internet.
Certamente, comparar sua maravilhosa vida com a de um príncipe, onde tudo ocorre da forma mais espetacular possível, e escrever isso em um blog parece mais aprasível e interessante ... mas quando você estiver precisando de uma informação em uma situação onde só você pode se ajudar, então a realidade talvez venha a se mostrar: há muito trabalho por fazer e ficar contando histórias interessantes ou apelando aos vizinhos que escrevam textos curtos não vai ajudar.
Também não é muito útil ficar fazendo enormes conciderações sobre como os outros devem tratar uma pessoa portadora de deficiência, sendo que há urgências muito maiores a serem abordadas. Se a questão da acessibilidade não for estudada, analizada e ações para garantí-la não forem tomadas, o nível de exclusão poderá almentar perigosamente, o que nos faria regredir demais em aspectos como a competição com normovisuais por exemplo. Mas a questão ainda fica: o que fazer?
O André teve uma excelente idéia. Para os que sabem inglês, acessar o link abaixo deveria ser algo inpressindível.
http://www.petitiononline.com/yabvipma
Para aqueles que não são assim tão entendidos no idioma, dou uma forcinha:
abaixo acinado para melhoramentos na acessibilidade da yahoo!
Para yahoo! inc.
Olá, administração da yahoo!
Como um usuário cego, que se utiliza de um leitor de telas para acessar a internet, eu tive dificuldades para criar minha conta na yahoo!, e acabei pedindo ajuda a um normovisual, simplesmente por não haver suporte acessível para aquele teste de seguransa que envolve uma imagem pelo qual pessoas querendo uma conta de e-mail têm de passar.
A página diz que, se você for cego, deve deixar um número de telefone, e será contatado. Mas meu abaixo acinado pede para que esse procedimento mude,, e que um arquivo de áudio contendo os caracteres da imagem seja disponibilizado, garantindo mais acessibilidade para todo mundo!
Se você está pensando que uma iniciativa dessas é inútil, te garanto que você ou, com todo o respeito, é um imbecil ou que está atrasado no tempo. É bom começar a abrir a cabeça. Se não mostrarmos nossas necessidades de uma maneira forte e que se torne relevante para os provedores de serviços, muito provavelmente a acessibilidade será sempre passada para trás na lista de prioridades, se é que alguma vez esteve lá. Ainda para você que não está nem aí, é bom olhar esse link, e vá aprender inglês que eu não tenho cara de tradutor de ninguém (risos) ... ou me escreva pedindo a tradução.
http://www.petitiononline.com/captcha
Saiba você, que prefere ignorar os problemas que te cercam porque sua vida é maravilhosa, que este abaixo acinado ajudou a pressionar a google para que fizesse verificações de seguransa também através de áudio e que, por isso, se um intrevistador te pedir para criar uma conta de e-mail na google você poderá fazê-lo sem que ninguém te ajude, demonstrando e, efetivamente, usando sua independência para isso.
Novamente eu vou deixar claro: fingir que problemas de acessibilidade não te afetam é ser, sim, um completo estúpido (a) ... porque quando um deles te afetar, em uma situação onde ninguém possa te ajudar, as ilusões vão cair e você vai estar face a uma derrota. A comunidade de cegos tem sistematicamente se omitido quando surgem problemas e, quando eles se tornam grandes problemas que começam a afetar individuais, esperneia grita e diz que está sendo discriminada. Não vou questionar o mérito disso, mas a verdade é que é muito mais fácil se omitir e depois ficar reclamando pelos cantos.
Então, uma boa coisa para se fazer * para os que eventualmente ainda estejam lendo * é acinar o abaixo acinado pedindo que a yahoo! melhore sua acessibilidade. Esse é um processo rápido, que pode culminar com a melhoria de um serviço muito importante para toda a comunidade. O link abaixo os levará para a página onde podem acinar.
Os campos são name (seu nome, obrigatório), e-mail (o seu e-mail obrigatório) e comments (se quizer colocar um comentário, mas se quizer que alguém da yahoo! entenda é bom escrever em inglês, já que escrever comentários em outros idiomas nesse abaixo acinado só faria com que ele perdesse credibilidade * se não souber inglês não comente).
O botão preview signature confirma sua acinatura.
Creio ser importante frisar o que está acontecendo aqui: não queremos que pessoas ao redor do globo inteiro acinem sem ter nossão do que está acontecendo. Se você não está entendendo nada é melhor sair de fininho, ou então perguntar sobre o que te causa dúvidas. Seria belo a yahoo! escolher alguns dos que acinaram aleatoriamente, perguntar melhor sobre os pontos do abaixo acinado e descobrir que a pessoa não tem a mínima idéia do que acinou. se você tem alguma conciência, deve ter lido e entendido o abaixo acinado. Acinar é uma questão pessoal sua. Se você não está muito afim de entender o quanto isso é importante ... não precisamos de você. E, quando você estiver encrencado com alguma questão de acessibilidade, não poderemos fazer muita coisa de qualquer forma.
Esse texto não é leve. Ele não é bonito, não é emocionante, também não é superficial. Entenda-o mais como um sinal dizendo que é bom nossa tão alienada comunidadezinha de cegos acordar, antes que as coisas se tornem demasiadamente complicadas. Uma primeira resposta para o que você está fazendo para ter uma qualidade melhor de vida na internet poderia ser acinar o abaixo acinado para melhora da acessibilidade na yahoo! mas o ideal é que isso se propague ainda.
Voltaremos a esse tópico nos próximos posts.
Marlon
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 9367 leituras
Comentários
Acessibilidade, uma palavra por vezes ignorada.
Olá, Marlon.
Gostei imenso de ler o seu post. Nele tem muita verdade. Pode muito bem alertar consciências que o lerem.
A mim só confirmou aquilo que tenho feito, de acordo com os meus modestos conhecimentos. Nunca ignorei, sempre levei determinadas questões para a frente, quer a programadores de páginas web que conheço, quer através de blogs ou fóruns de discussão.
Por isso, dou-lhe os parabéns pelo que tem feito.
Quanto ao problema da Yahoo!, já assinei logo que a informação me chegou às mãos, mas parece-me sinceramente que eles sabem da existência deste problema, só ignoram e dizem simplesmente que telefonam para as pessoas que solicitaram ajuda. Mas isso não é verdade, pelo menos podemos esperar sentados, pois uma vez solicitei ajuda e nada!
Vamos esperar por melhores dias, e lutar para que os programadores do futuro, isto é, os mais novos, recebam formação de forma a estarem conscientes dos problemas de acessibilidade que possam afectar as pessoas com deficiência, seja ela qual for.
Um abraço.
Tiago Duarte
re: acessibilidade
Bom, uma parte razoavelmente boa do problema vem exatamente da visão distorsida que os próprios cegos têm sobre o assunto.
Deixa eu explicar como funciona, geralmente:
Tempo é conciderado como dinheiro. Se eu, por exemplo, levo oito dias a mais para lansar o meu serviço, porque estava trabalhando para construí-lo de modo acessível, isso significou que:
a- Tive de direcionar alguns programadores da equipe durante oito dias para realizarem uma tarefa, sendo que eles podiam estar já trabalhando no desenvolvimento de um novo produto.
b- Perdi oito dias de dinheiro com patrocinadores e anunciantes em geral, já que meu serviço demorou oito dias a mais do que poderia ter demorado, se a acessibilidade não fossse implementada.
c- Meus concorrentes poderão ter lançado, nesse período, seus produtos da mesma linha e se meu produto não for o primeiro, as pessoas se acostumarão com os concorrentes, de forma que o esforço de lansamento do meu produto será dobrado, porque terei de convenser as pessoas a testá-lo e a mudar para ele.
É desejável que todos estejam concientes disso: implementar acessibilidade envolve tempo e dinheiro, e no nosso senário atual esses são dois fatores críticos para o sussesso de um produto, principalmente na web.
As empresas geralmente ficam sabendo que seus produtos não estão acessíveis bem rápido, mas não dispõe equipes para corrigir esses problemas principalmente pelas explicações acima. Empresas só irão deixar os produtos acessíveis se forem pressionadas por regulamentos ou leis, se perceberem que o número de pessoas impossibilitadas de usar o serviço é relevante ou se perceber que o fato de ter produtos inacessíveis pode virar uma contra propaganda.
A idéia proposta pelo André ajuda, de forma excelente, nesses três aspectos.Marlon
As empresas e a acessibilidade
Sei muito bem que tempo é dinheiro, mas será que se as empresas tivessem nos seus quadros pessoas que soubessem construir as páginas com acessibilidade, os negócios não correriam melhor? Será que a acessibilidade faz mal aos olhos das pessoas com visão? (risos)
O grande problema é que quando surgem novos produtos os desenvolvedores de um determinado site podem alterar tudo... deve estar aí o grande problema...
Tiago Duarte