Está aqui

Conteúdos com o tema Educação

Nesta página pode ver todo o conteúdo do Lerparaver organizado tematicamente.

COMUNICADO Associação Promotora dos Cegos

por Norberto Sousa

Na sequência do plano de contingência em vigor, por motivo da doença COVID-19, a Direcção da Associação Promotora do Ensino dos Cegos informa que, decidiu prorrogar mais uma vez o encerramento das nossas instalações, bem como todas as actividades até 30 de Abril de 2020.

Caso necessitem, estaremos cá por telefone 213887833 e email apecgeral1888@apec.org.pt.

...

Coloque as mãos na massa, combata o isolamento!

por Norberto Sousa

Neste momento de isolamento a acessibilidade torna-se ainda mais imperativa. Não basta criar Apps e Sites para fornecer produtos ou informação, é necessário disponibilizar estes recursos acessíveis a todos.
Convido-vos a ler estes dois parágrafos que retratam bem o que passa ao lado do utilizador comum quando utiliza uma App ou acede a um Site.

...

Cursos para a quarentena

por Norberto Sousa

Enquanto estamos de quarentena, que tal aproveitar o tempo livre para estudar?

E se for de graça ou pagando pouco fica ainda melhor!

Abaixo apresentamos um curso gratuito e outros que estão em promoção no Portal da Deficiência Visual por tempo limitado, cuidado para não perder o prazo de inscrição!

Segunda turma do curso gratuito sobre a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

...

Braille para todos na APEC

por Norberto Sousa

INSCRIÇÕES ABERTAS

É professor/a, técnico/a ou gostaria apenas de aprender/aprofundar os seus conhecimentos no código de escrita e leitura Braille?

É pai ou mãe ou familiar de pessoa com deficiência visual e quer acompanhar na aprendizagem do código de escrita e leitura Braille?

A Associação Promotora do Ensino dos Cegos vem comunicar que a partir do mês de Julho de 2019 estão abertas inscrições para a aprendizagem do código de escrita e leitura Braille para pessoas normovisuais.

...

Estudo mostra evidências do que faz os cegos terem uma audição mais sensível

por Norberto Sousa

Um novo estudo sugere que perder a visão cedo na vida pode levar a alterações sutis nos circuitos cerebrais, responsáveis principalmente pela audição.

Acredita-se que ao nascer cego ou perder a visão cedo pode tornar a audição mais sensível. Mas, embora os estudos tenham mostrado consistentemente que as pessoas cegas parecem ter uma audição mais precisa em alguns aspectos, não sabemos muito sobre como ou onde essa capacidade aumentada realmente aparece no cérebro.

...

Introdução à língua alemã na APEC

por Norberto Sousa

Quer começar a falar alemão, mas não sabe como nem onde?

A Associação Promotora do Ensino dos Cegos vai realizar uma atividade de introdução à língua alemã. Esta atividade tem uma duração de 15 horas e realiza-se todas as terças-feiras, entre o dia 18 de setembro e 16 de outubro, entre as 9h30 e as 12h30. Se tem deficiência visual ou é associado da APEC inscreva-se pois o número de participantes está limitado a seis. Inscrições abertas até dia 14 de setembro.

...

Aulas de informática e de inglês na APEC

por Norberto Sousa

A Associação Promotora do Ensino dos Cegos informa com agrado que começaram a decorrer, na nossa sede, aulas individuais e/ou de grupo de Inglês, à medida do nível de conhecimento em que cada inscrito se encontra. Se tem o interesse e/ou a necessidade de aprender esta língua, poderá inscrever-se e ter acesso de forma gratuita.

...

Brasil: Conteúdos de todos os cursos liberados por uma semana gratuitamente!

por Norberto Sousa

Está liberado gratuitamente até o dia 9 de março, a primeira semana de demonstração de todos os novos cursos via internet do primeiro semestre de 2018 do Portal da Deficiência Visual.

Neste período você poderá ter o primeiro contato com muitos conteúdos importantes e conhecer nossa metodologia de ensino, o formato das aulas e o nosso material didático, além de poder tirar todas as suas dúvidas com nossos professores inteiramente grátis!

...

Brasil: Professores de Nova Veneza recebem palestra sobre deficiência visual

por Norberto Sousa

A deficiência visual foi tema de palestra para os professores da Rede Municipal de Ensino de Nova na última sexta-feira, 26. O pedagogo Marcelo Loff ministrou a palestra e apresentou os trabalhos que são realizados com crianças que apresentam algum tipo de deficiência visual e as formas de promover o acesso ao conteúdo e a inclusão.

...

Governo compromete-se a incluir livros para invisuais no Plano Nacional de Leitura

por Norberto Sousa

Esta decisão surge depois de o presidente da ANIP ter apontado como falhas no PNL o facto de não abranger crianças invisuais e crianças em idade pré-escolar

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, comprometeu-se esta sexta-feira, em Coimbra, a incluir livros em braille e de leitura tátil no Plano Nacional de Leitura (PNL), embora sem assumir datas.

...

Menino cego de Mirandela faz 120 quilómetros todos os dias para ir à escola

por Norberto Sousa

Chama-se Diogo Santos, tem 7 anos de idade e sofrer de cegueira, devido a uma doença hereditária. A ausência de condições para estudar em Mirandela obriga-o a fazer cerca de 120 quilómetros por dia, para ir à escola em Vila Real

Diogo sofre de amaurose congénita de Leber, que lhe retirou a visão. Na sua terra, não há escolas para meninos cegos.

A história é contada pelo Jornal de Notícias e dá conta de uma falha do sistema de ensino, que obriga um menino cego de 7 anos a percorrer 120 quilómetros por dia para estudar.

...

Brasil: Serviço público especializado recebeu doação do Rotary

por Norberto Sousa

Na Escola Estadual Doutor Jovino Silveira funciona a sala de recursos para deficientes visuais, que integra o Serviço de Apoio Pedagógico Especializado, criado por decreto estadual no ano de 2000 para atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede estadual de ensino.

A sala atende estudantes com baixa visão ou cegueira de escolas estaduais do Circuito das Águas Paulista e, quando solicitado, instituições privadas. São beneficiadas as cidades: Águas de Lindóia, Amparo, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.

...

Conferência Internacional "Educação a Distância - o Acesso de Todos"

por Norberto Sousa

A Prof.ª Doutora Darlinda Moreira e o Prof. Doutor José Fontes, docentes respetivamente do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) e do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (DCSG) da Universidade Aberta (UAb), organizam a Conferência Internacional "Educação a Distância – o Acesso de Todos, que se realiza no dia 22 de junho de 2015, pelas 17h, na Sala de Atos do Palácio Ceia, em Lisboa.

A conferência será proferida pelo Prof. Doutor Arnaldo Niskier, Catedrático Jubilado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

...

Brasil: RevVer tem encontro com alunos do IFSuldemina

por Norberto Sousa

Em mais uma ação de divulgação da prevenção da cegueira causada pelo glaucoma, cinco membros da Associação dos Deficientes Visuais de Passos - RevVer, acompanhados pelo casal presidente do Lions Clube de Passos, fizeram uma palestra no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – IFSuldeminas, campus de Passos, na noite desta quinta-feira, 28.

...

Nem a cegueira impediu Ana Sofia de tirar 20 valores

por Norberto Sousa

Ana Sofia Teixeira, de 26 anos, tem cinco por cento de visão num olho e um por cento no outro. Mas a diferença não a impediu de lutar a vida toda pelos seus sonhos. Terminou o curso de Psicologia com 17.

Ana Sofia é estudante da Universidade de Aveiro e acabou curso de psicologia com 17 valores

...

Verbas dos fundos europeus para inclusão social triplicam

por Norberto Sousa

O montante oriundo dos fundos europeus destinado à inclusão social, excluindo o emprego, quase que vai triplicar para 1,4 mil milhões de euros até 2020, face aos 580 milhões de euros do último período, anunciou o Governo.

"As verbas alocadas à inclusão social quase triplicam face ao último programa europeu", revelou aos jornalistas o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, à margem da reunião do Conselho Nacional para a Economia Social, que decorreu em Lisboa.

...

Curso Acessibilidade: uma visão integrada

por Norberto Sousa

Acessibilidade: uma visão integrada

PORTO
3, 10, 17, 24 Novembro 2014
mala voadora.porto (Rua do Almada 277)
Horário: 9.30 -12.30 e 14 – 17

LISBOA
2, 9, 16, 23 Fevereiro / 2, 9, 16, 23 Março 2015
Culturgest
Horário: 18.30 – 21.30

...

Páginas



1 a 20 de 277