Está aqui

Conteúdos com o tema Bibliotecas e serviços

Nesta página pode ver todo o conteúdo do Lerparaver organizado tematicamente.

Biblioteca digital para cegos na Argentina é premiada como ferramenta de inclusão

por Norberto Sousa

Cerca de 50.000 livros em espanhol integram a primeira biblioteca digitalizada para cegos em Buenos Aires, que acaba de ser premiada pela OEA e cujo fundador, o argentino Pablo Lecuona, convida a ter um "olhar diferente" sobre sua deficiência.

Em entrevista num bar em frente à escola pública de Buenos Aires onde diariamente leva e busca suas duas filhas de 10 e 13 anos, Lecuona falou com entusiasmo sobre a TifloLibros, a biblioteca virtual para cegos que fundou em 1999, e que hoje alcançou reconhecimento internacional.

...

Biblioteca Nacional envia livros digitais a leitores cegos

por santos

Instituição empresta livros em braille e áudio-livros desde 1969. Neste Dia Mundial do Livro, a Renascença falou com o responsável pela área de leitura para deficientes visuais, que é cego de nascença.

Desde 1969 que a Biblioteca Nacional empresta livros em braile e áudio-livros. Agora lançou o livro digital, que é enviado por email aos leitores cegos.

...

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo apresentou o projecto “Leitura para todos”

por Fernando Branco

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo apresentou o projecto “Leitura para todos”. A iniciativa, que assinalou o Dia da Biblioteca Escolar, contou com a presença de representantes da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério da Educação, parceiros do projecto, onde foi realçado o papel fundamental da iniciativa na defesa do acesso à igualdade de oportunidade.

...

Biblioteca Jurídica acessível

por Gloria Horta

Trabalho na Biblioteca do Tribunal Regional Federal. Temos equipamentos que escaneiam e leem os textos. A maioria dos livros importantes já existe à venda em livros falados. Para que os deficientes visuais usariam este escaner? Não sou deficiente visual, por isso gostaria de adequar nossos conhecimentos e tecnologias às necessidades dos cegos, e de baixa visão. A Biblioteca fica na Rua do Acre 80 - 8 andar. O telefone é 32618290.

A participação de todos é importante neste nosso projeto de Biblioteca acessível.

...

Quarenta anos de luz falada para quem vive na escuridão

por Lerparaver

PEDRO OLAVO SIMÕES

Não podem a escuridão ou a metafórica cegueira branca, inventada por Saramago, travar a fruição da literatura ou o acesso ao conhecimento. Há 40 anos que a Biblioteca Sonora do Porto luta contra isso. Veja o vídeo

...

novo catálogo de obras em digital da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

por Tixa

Caro(a) Leitor(a),

o Serviço de Leitura Especial disponibiliza, em anexo, o seu catálogo das obras em digital citando, na ária das novas aquisições, os novos títulos em digital.

O Serviço de Leitura Especial está disponível para tratar qualquer título neste mesmo formato, desde que faça parte do fundo documental da Biblioteca ou o próprio leitor o dispence para tal.

...

Biblioteca para invisuais vai nascer em Dezembro

por Sérgio Gonçalves

Biblioteca para invisuais vai nascer em Dezembro Porto 00h30m JOANA CARVALHO E AFONSO Uma biblioteca online, de acesso gratuito para pessoas invisuais, vai nascer no Porto até Dezembro. É um dos novos projectos da Tiflos, uma associação de apoio a pessoas com necessidades especiais, criada há cerca de seis meses.

...

Bibliotecas Municipais e acessibilidades

por cristina-t

Boa tarde.

Chamo-me Cristina Trabazos, e sou estudante finalista do curso de ciências da informação e da documentação da Universidade Aberta.

...

Brasil - Secretaria da Pessoa com Deficiência e Centro Cultural São Paulo: modelo de gestão inclusiva

por Lerparaver

A parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED e o Centro Cultural São Paulo - CCSP vem se tornando referência na aplicação dos conceitos de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no cenário cultural da Cidade de São Paulo. A mais recente conquista desta parceria foi a instalação, com a orientação da SMPED, de 9 Mapas Táteis em todos os acessos e andares do CCSP.

...

Biblioteca Nacional renova área de leitura para cegos

por Lerparaver

A Biblioteca Nacional de Portugal(BNP) inaugura segunda-feira a nova área de leitura para deficientes visuais e inicia este ano a digitalização e colocação na Internet dos livros sonoros e em braille, disse o director, Jorge Couto, à agência Lusa.

...

Páginas



1 a 20 de 31