Está aqui

Conteúdos publicados por Anacristina

triste, mesmo triste!

por Anacristina

Estou com umas insónias! neste momento é uma hora e vinte e um minutos.
Já estive deitada, mas não consegui adormecer. Fico aqui toda a noite e de manhã não estou com forças para ir para as aulas! risos.
Como tal, vou contar o que aconteceu ontem, uma vez que hoje é quinta-feira. quase duas horas. o silêncio da noite é uma maravilha... eu e só eu nesta enorme casa...

...

Que é ser deficiente

por Anacristina

Ser cego é...
- ser coitadinho
- ser o motivo de grande divertimento pela parte dos outros
- ser aquele que por vezes é vidente.
Revoltante, mas pura realidade. Isto é a sociedade que temos. As decisões muitas vezes dependem dos outros, nunca dependem dele.
Ser cego é deparar-se com coisas mesmo humilhantes ou barreiras que nunca ninguém perceberá.

...

recordações

por Anacristina

Ah como pequenas coisas me faziam feliz!
O andar de triciclo no meio da rua, porque me sentia diferente, sentia adrenalina. Os carros abrandarem por minha causa, os apitos... e era a rainha naquele momento! apenas uma vez ia sendo atropelada quando ia atravessar para o tractor.

...

Vivemos num país assim...

por Anacristina

Depois de pensar bastante, decidi publicar um post, pela minha amiga, por todos que passaram por isto que vos vou falar. É revoltante, porque parece que ainda não se lembram que uma metade da população tem alguma deficiência, quer cegueira, quer paralesia. E então vivem algumas coisas que podem, de certa forma revoltar.

...

Preciso da vossa colaboração!

por Anacristina

Olá, desta vez não vos venho consolar com mais um dos meus maravilhosos textos... sem exagero... risos.
Desta vez venho pedir vossa colaboração para o seguinte:
se conhecerem alunos que tiveram fisico-química, ou se os próprios alunos estão a ler este _post peço-lhes que me contactem
anac8800@yahoo.com.br, meu MSN
skype: acac8800

...

O amor entre cegos é tabu ainda hoje?

por Anacristina

Olá, desta vez decidi escrever um artigo sobre o amor, porque me parece outra coisa que entre nós deficientes visuais, ainda parece uma coisa impossível de acontecer. Isso deixa-nos, talvez um pouco marginalizados.
E porque comigo aconteceram coisas do género, é também a vossa oportunidade para contarem vossas experiências. Eu tive muitas e desagradáveis.

...

Esta é a vossa oportunidade

por Anacristina

Olá, estou a criar um espaço para que divulguem as coisas que mais vos entristecem, especialmente com cegos. Infelizmente temos de ouvir coisas e sofremos descriminações, mas não podemos, por vezes falar abertamente delas porque nos prejudicam ou porque, de certa forma são tão ruins que é impossível acreditar que isto é verdade...

...

Na igreja

por Anacristina

Meu Deus:
Desculpa... hoje no fim inervei-me quando não devia. Dentro de Tua casa. Devo-Te pedido de desculpas? Não sei, mas para ter a consciência tranquila sim. Peço-Te desculpa.
Será que a maior parte das pessoas vai a uma igreja por Teu amor, ou para ver as desgraças dos outros? Parece-me que é mais para ver a desgraça dos outros.

...

Há páginas que têm um nome vergonhoso!

por Anacristina

Olá, mais uma vez peço as mais sinceras desculpas, mas tenho mesmo de falar sobre isto. Já mandei e-mail para a página em questão e agora falo aqui, para ver se vós concordais com isto!

...

Quando fui para casa

por Anacristina

É incrível... Na sexta-feira, quando apanhava o primeiro autocarro para ir para a Batalha (o primeiro ia até à Cordoaria), assisti a uma cena que me deixou arrasada. Como é possível?

...

Livros

por Anacristina

Olá, amigos
Gostava de saber se conhecem alguma página onde se possa descarregar livros em MP3 ou em acrobat reader, ou simplesmente em winrar.

...

Jogos para cegos... hum! será?!

por Anacristina

Desta vez venho para gozar (se quiserem esta palavra assim tão forte) com quem cria sites para pessoas cegas se registarem em jogos. E quem fala em jogos fala por exemplo na conta da yahoo...

...

Carta de um deficiente

por Anacristina

Para todos:

Olá, meu nome é Capitolina Andrioleta. Tenho trinta e cinco anos... mal consigo escrever. Entendo tudo que me dizem, mas o meu esforço para falar, para me explicar é muito grande. Ando numa cadeira de rodas.

...

Texto para reflexão

por Anacristina

Esta é uma carta imaginária, mas que muitos cegos sentem, porque não podem ou não devem falar de seus sentimentos porque é tabu, ou até porque têm medo que sejam um dia gozados pelo facto de abrirem seu coração. Porque isso acontece... mas que ainda há alguém que nos ouve, ainda há alguém que nos compreende...

...

O braille e o suporte informático

por Anacristina

Sem dúvida que o uso dos computadores veio, em certa forma, ajudar-nos a ultrapassar certas dificuldades. Mas o braille passa agora (?) uma situação difícil.

...

No café, na rua e nas escadas rolantes

por Anacristina

Na Sexta-feira fui para a Batala esperar pela camioneta das sete e meia da tarde, depois da aula de Língua Portuguesa. Estava numa aula de Mobilidade.

...

Desabafar

por Anacristina

Olá. Infelizmente têm acontecido coisas que não me têm animado nada. Sei que tenho amigos na escola que me aceitam como sou... mas dói muito não poder confiar nas pessoas que me viram nascer. Dói tanto, tanto... nem sei como vos explicar.

...

Percurso da minha vida

por Anacristina

Escrevi um artigo falando sobretudo das intervenções cirúrgicas. Agora conto-lhes como começou o meu percurso do braille.

...

meu retrato

por Anacristina

Olá, mais uma vez submeto um texto de minha autoria, esperando sinceramente que gostem. Porque ainda hoje a amizade dá muito que falar, porque o julgamento dos outros ainda continua... por isso, dei apenas este texto a uma pessoa inscrita no lerparaver, mas pensei que era importante mostrá-lo a todos. Porque aqui ninguém descriminará aquilo que fiz.

Meu retrato

...

eu apresento-me

por Anacristina

aqui vai uma pequena biografia minha. Viram-na na descrição do blog, mas gostaria de vos mostrar um pouco de minha história.

Tenho dezanove anos. Sou cega desde nascença, fui submetida a dez intervenções cirúrgicas. A última das quais a que me deixou com duas próteses, quando tinha doze anos.

...

carta para o menino Jesus

por Anacristina

Desculpem, sei que não é um texto muito dedicado à deficiência visual, mas também retrata um pouco. Este texto é de minha autoria, li-o na escola no dia da festa de Natal e agora gostava de o pôr aqui... espero que gostem.

Carta para o Menino Jesus

...

diferença entre cego e invisual

por Anacristina

Uma coisa um pouco difícil de definir. Mas, sinceramente, porque usar a palavra invisual?

Decidi escrever este artigo por uma discussão que tive com pessoas conhecidas, que argumentavam que a palavra cego é muito dura. Pois para mim não é!

...

descriminação... entre nós!

por Anacristina

Acho que na apresentação disse quem sou. Caracterizei-me. Agora gostava de partilhar convosco uma coisa que me deixa particularmente desnorteada.

Pensam que nós por sermos cegos não podemos amar, não podemos fazer nada que os outros fazem.

Então deixo-vos este episódio. Para que vejam, ou até para que me contem histórias idênticas.

...

anacristina

por Anacristina

Sou cega desde nascença. Considero-me amiga do meu amigo. Por vezes não consigo mostrar o afecto, mas sei que há algo que nos liga. Gosto de estar com os meus amigos, mas não me considero muito sociável. Aceito bem o facto de ser cega, mas, por mais que tente, não consigo aceitar que me considerem diferente dos outros.

...