Está aqui

Comentários efectuados por Manuel

  • Manuel comentou a entrada "Você tem a síndrome do olho seco?" à 9 anos 4 meses atrás

    Eu também sou detentor da síndrome de olho seco. O tratamento paliativo mais comum consiste na utilização de soluções oftálmicas e gel que têm como função lubrificar o olho e substituir o fluído lacrimal. A doença pode-se apresentar mais ou menos agressiva consoante a falta de lubrificação for mais ou menos acentuada. No meu caso o tratamento passa pelo uso abundante destas soluções durante o dia e aplicação de gel à noite ao deitar para dormir. As soluções oftálmicas apresentam-se em pequenos frascos de gotas mais ou menos aquosas ou gelatinosas sendo que estas últimas se destinam às situações mais graves. A frequência das aplicações depende do estado da secura, do trabalho que se execute e do ambiente em que se vive. Como se sabe, há condições climáticas que só por si provocam mais secura dos olhos e, por outro lado, há trabalhos de maior exigência e esforço ocular como a leitura ou a utilização do computador. Estas tarefas levam a que se esteja muito tempo sem pestanejar sendo esse o principal contributo para piorar a situação.

    Os médicos parecem não valorizar as queixas destes doentes talvez porque a medicina não dispõe de respostas 100% eficazes nesta matéria. Todavia a situação é grave. A pessoa menos atenta afectada por este problema pode gerar uma queratite que se traduz no aparecimento de minúsculas úlceras na córnea que chegam a toldar a visão por completo.

    Os doentes de glaucoma são muito atreitos à condição de olho seco. Daí que me tenha já referido à situação em post publicado no meu blog em 8 de Dezembro de 2009. De resto, nesta página do Lerparaver há várias referências ao assunto.

    Em suma, desde que o paciente dedique muita atenção a si próprio utilizando as soluções oftálmicas disponíveis em qualquer farmácia e, em princípio sem contra-indicações, é possível garantir uma razoável qualidade de vida.

  • Manuel comentou a entrada "Acessibilidade um mito" à 9 anos 4 meses atrás

    Olá Shirley,

    Tenho andado afastado do meu computador há alguns dias. Por isso só agora vi a sua mensagem.

    Creio que a questão que colocou já está respondida pelo Daniel. Há sempre um bom amigo disposto a ajudar-nos. Lembre-se disso e conte sempre connosco.

    Um abraço.

  • Manuel comentou a entrada "Acessibilidade um mito" à 9 anos 5 meses atrás

    Shirley,
    Adorei a ironia e o humor do seu post. Afinal sempre se pode, a brincar, reflectir sobre coisas sérias.
    Porém, as minhas palavras de hoje não têm como finalidade comentar a falta de acessibilidade. Esse é um facto que qualquer cidadão, deficiente ou não, constata todos os dias.
    O meu comentário tem por finalidade parabenizar os seus nítidos progressos na perfeição que está colocando nos seus textos. Por exemplo, já desapareceram a troca de letras nas palavras ou a omissão de palavras no texto.
    Os progressos alcançados devem-se seguramente a muito trabalho, persistência e força de vontade. Parabéns Shirley!
    Permita-me uma pequena observação: coloque a vírgula e outros sinais de pontuação logo a seguir à última letra da palavra e não antes da palavra seguinte como por vezes acontece.
    Um abraço, Shirley

  • Manuel comentou a entrada "Glaucoma uma doença silenciosa" à 9 anos 5 meses atrás

    Shirley,
    Gostei muito das palavras corajosas com que enfrentas as dificuldades. Essa é a atitude correcta mas, por vezes, tão difícil de assumir. Que essa vontade e o ânimo nunca te abandonem e que os teus amigos e familiares sempre te acompanhem e partilhem contigo os bons e menos bons momentos desta vida são votos que sinceramente te envio.
    Um abraço.

  • Manuel comentou a entrada "a minha primeira compra sozinho! leia a minha experiência!" à 9 anos 6 meses atrás

    Não sou de muitas palavras mas não posso deixar de felicitar-te pela tua coragem e pela maneira simples e gentil como escreves e transmites as tuas emoções. Desejo-te tudo de bom e muita força para continuar nesse caminho de descoberta.
    Um grande abraço

  • Manuel comentou a entrada "Um nome esquecido" à 9 anos 8 meses atrás

    Estimado amigo,
    "A bengala como símbolo" é tratada num artigo muito interessante que pode aceder em http://deficienciavisual.com.sapo.pt/txt-bengala.htm
    Não sei se o artigo corresponde exatament às expectativas do seu aluno mas contribuirá certamente para um melhor conhecimento do papel da bengala branca na vida dos cegos de todo o mundo.

    Um abraço.

  • Manuel comentou a entrada "O glaucoma e os óculos escuros" à 9 anos 8 meses atrás

    Olá Céu,
    A pressão ocular elevada, só por si, não significa necessariamente que a pessoa tem glaucoma. A pressão ocular alta na medida em que pressiona o nervo óptico e dificulta a irrigação sanguinea das suas células constitui um factor de risco de glaucoma. No entanto, há milhares de pessoas, sobretudo a partir dos 40 anos, com pressão ocular elevada e não têm glaucoma. O que importa, isso sim, é que a pressão seja vigiada para não se elevar a níveis exagerados. Para isso o tratamento mais habitual é o do uso de colírios. Julgo que não há razão para ficar assustada mas sim atenta e vigiada por um especialista.
    Saudações amigas

  • Manuel comentou a entrada "Comunicação - As acessibilidades aos edifícios públicos vistas pelos olhos dos cegos" à 9 anos 9 meses atrás

    Muitíssimo bom. Parabéns!
    Importante seria descobrir uma fórmula eficaz de pressão junto do Poder. Não é fácil pois somos um segmento débil por natureza. Só o empenhamento pessoal e reforço do colectivo numa boa organização nos pode valer.
    Um abraço

  • Manuel comentou a entrada "comunicação e a relação interpessoal com uma pessoa deficiente visual" à 9 anos 10 meses atrás

    Esta pequena cartilha é muito interessante e útil e está bem apresentada. Parabéns.

  • Manuel comentou a entrada "Uma aula de mobilidade" à 10 anos 8 meses atrás

    Ana,
    Gostaria de saber se retomou as suas aulas de orientação e mobilidade interrompidas e que me informasse onde as frequentou. Eu vejo muito mal e para me movimentar na rua preciso de um acompanhante. No entanto não consigo inscrever-me em aulas de braille e mobilidade uma vez que as instituições só aceitam inscrever pessoas que não tenham uma visão superior a 10% o que não é aonda o meu caso. Se me puder dizer qualquer coisa a este respeito fico-lhe muito grato.
    Cumprimentos

Páginas



1 a 10 de 15