Está aqui

Comentários efectuados por Faial

  • Faial comentou a entrada "Windows 7 não aceita programas de leitura de écran" à 8 anos 10 meses atrás

    Olá amigos.
    Vamos às questões: o NVDA só trabalha com Windows.
    Os outros sistemas operativos também podem ter leitores de écrã mas o nvda, como os comerciais ao que sei, só se dedicou ao windows.
    Sobre as vozes: o NVDA trabalha com qualquer voz seja Espeak ou sapi. Basta ler o manual que está lá tudo explicadinho.
    Se estiverem mais vozes instaladas no computador, o NVDA trabalha com elas.
    Se estiver a usar o nvda basta pressionar Control+Tecla NVDA+S e altera o sentetizador.
    No entanto gostava de dizer algo sobre as vozes Espeak. É verdade que muita gente não gosta. Eu também não gostava. Até me doiam os ouvidos mas na lista em português, os amigos diziam que usavam e que era uma maravilha de leveza etc. Eu decidi experimentar sem preconceitos e ao fim do segundo dia, estava víciado e hoje só uso Espeak no dia-a-dia.
    A vantagem das vozes espeak é que são incrivelmente leves e claras para o computador. Por exemplo em aplicações onde os outros leitores ficam lentos como caixas de formulário etc, utilizar o nvda com espeak é uma experiência fantástica porque o computador não perde rendimento.
    O que acontece é que para o Espeak funcionar a cem por cento tem uns segredinhos.
    E esse segredo é ajustar a voz às nossas necessidades e escolher com calma o timbre que gostamos.
    Tanto é que a factor que eu não gostava no espeak, é hoje é a razão de eu não usar outra voz que é a agressividade. Eu achava o Espeak agressivo, hoje depois de encontrar a combinação perfeita para mim, acho as vozes que usava antes extremamente agressivas.
    Dentro das configurações de voz que se podem alcançar dentro do nvda com Control+Tecla Nvda+V, tem diversos factores de configuração da voz com variante que no fundo são diferentes vozes espeak, velocidade, entoação, inflecção, etc. E é ao encontrar a boa combinação que tornamos a voz Espeak confortável.
    Para mim a minha combinação é Variante=Dennis, Velocidade=70, Entoação=40, Inflecção=60.
    Tem ainda mais dois truques para funcionar bem. O primeiro é ir aumentando a velocidade, começar com 50 ou 55 e ir avançando. Eu vou em 70, mas o pessoalusa muito mais rápido.
    O outro é experimentar com calma as diferentes variantes e ver a que mais se adapta até porque ao que sei, eu sou uma minoria a gostar da variante Dennis: a maioria do pessoal prefere nenhum, ou John ou max.
    Claro que cada um faz o que quer e somos livres de utilizar a voz que queremos mas para mim o Espeak é imbatível porque quando uso o computador não procura uma voz linda a contar-me uma história: gosto duma voz rápida, flexível e de rápida resposta no teclado.
    A outra coisa excelente é que asvozes Espeak estão também constantemente a ser melhoradas o que não acontece com algumas outras tão populares.
    Enfim, aconselho aos amigos a entrar na lista de discussão do nvda em português por duas razões. Tem lá gente que sabe muito de nvda e que pode ajudar em cada problema específico; a segunda é que quem ainda está com dúvidas sobre o nvda, pode conhecer melhor o programa.
    Podem entrar na lista se enviarem um E-mail em branco para:
    nvdaemportugues+subscribe@googlegroups.com.
    Espero que ajude.
    Abraço

    Jorge Gonçalves

  • Faial comentou a entrada "Windows 7 não aceita programas de leitura de écran" à 8 anos 10 meses atrás

    Olá amigo. Não se preocupe. Tem uma solução que para mim é a melhor e que é a que uso todos os dias.
    Para já quero começar por dizer que o dinheiro não foi mal gasto e que vai utilizar perfeitamente o seu computador.
    Já ouviu falar do NVDA, o excelente leitor de écrã gratuito?
    Pois é, tem uma óptima solução gratuita e em português.
    O NVDA tem a vantagem de ser muito leve, ter uma excelente navegação nas páginas web e melhor que tudo: está constantemente a ser atualizado.
    Só precisa de tirar duas horas para ler o manual e nunca mais quer outra coisa.
    E mais, com o NVDA, tem uma lista de discussão com amigos que falam português que o ajudam em qualquer dúvida que possa aparecer.
    Não precisa pagar dinheiro nenhum a técnicos.
    Basta seguir as instruções que lhe vou dar.
    Faz o download do nvda nocomputador antigo e transfere-o para o novo. Em seguida cria uma tecla de atalho para o NVDA.exe e vai falar como um relógio.
    Ainda vai ter a vantagem quando tiver experiência, de levar o nvda numa pen usb, e vai poder usar o nvda em qualquer computador do mundo que tenha windows.
    Eu acho que o NVDA é uma revolução no acesso à informação, porque permite aos cegos de todo o mundo poderem trabalhar com computadores sem mais custos do que as pessoas que podem ver o que significa para muitos poderem estudar.
    Por exemplo na India, um dos países do mundo onde há cada vez mais cegos, agora se tiverem computadores disponíveis ou nas escolas ou em comunidades, os cegos já podem ter acesso aos computadores porque quem é que vai acreditar que eles tinham cerca de mil euros para comprar leitores comerciais?
    Eu por exemplo, com o nvda na pen, vou a casa de amigos, familiares, à minha universidade etc: ponho a pen e trabalho com qualquer computador com a maior facilidade e conforto. É uma verdadeira revolução.
    A página do NVDA onde pode fazer o download é:
    www.nvda-project.org
    e o meu E-mail para qualquer coisa é:
    joport3@hotmail.com
    Aconselho o amigo a contactar-me porque posso enviar-lhe o manual antes do programa e assim pode já ler e aprender.
    Abraço e coragem

  • Faial comentou a entrada "Problemas de Acessibilidade no Ensino Superior" à 9 anos 2 meses atrás

    Olá Sofia! Chamo-me Jorge Gonçalves e sou pianista! Resido actualmente na Polónia onde faço a pós-graduação artística em piano na universidade F. Chopin em Varsóvia. Trabalho com partituras braille todos os dias. Não desesperes, todos nós que necessitamos de partituras brailles sofremos o mesmo flagelo. Mas, eu tenho alguma experiência acomulada duma vida inteira de estudos e acho que te posso ajudar! Tenho contactos de associações onde podes encontrar excelentes partituras. Contacta-me por favor para o meu E-mail: piano@jorgegoncalves.com e se quiseres consulta a minha página www.jorgegoncalves.com para saberes mais sobre mim. Estou disposto a ajudar-te a ti e à tua universidade. Já não é a primneira vez que o faço uma vez que esta dificuldade existe em muitos países! Um beijinho e força porque há solução para tudo na vida!