Está aqui

- blog de Shirley Ferreira

Ser ou nao ser

por Shirley Ferreira

Ser ou não ser, eis a questão.
Esta é uma célebre frase que tem feito parte dos meus pensamentos ultimamente.
Sempre procurei viver o presente, mas de vez em quando, me pego a olhar para o passado, o que acaba me deixando um pouco triste, não por ver o que fiz ou vivi, mas, pelo que deixei de fazer ou viver.
Como todo ser humano, não sou diferente, pelo contrario, no que se refere ao valor das coisas só damos depois de perdidas.
Tenho muitas saudades do tempo em que nos dias frios de inverno, ainda sonolenta e reclamando, me dirigia para o trabalho e quando voltava, embora cansada me sentia feliz.
Mas saudades, mesmo sinto quando podia sair sozinha pelas ruas e andar só por andar.
Saudades de olhar as vitrines das lojas, entrar em algumas delas, remexer tudo mesmo sem nada comprar.
Tomar um ônibus e depois descer numa parada qualquer, em seguida caminhar entre uma multidão, mesmo sem prestar atenção aos seus rostos.
Mas falta mesmo sinto de olhar para um espelho e poder ver minha imagem refletida nele, ou simplesmente pegar uma revista daquelas bem coloridas e ir folheando só por folhear.
Talvez alguém dotado de uma certa audácia possa me dizer, que o fato de ser cega, tem lá suas vantagens.
Tais como, não ver no rosto dos pais que perderam seus filhos brutalmente assassinados a estampa do sofrimento.
Não poder ver a cena de uma mãe ao jogar seu filho recém nascido, num caminhão de lixo.
Também não se poderão ver as grandes tragédias causadas pela fúria da natureza devassada pelo homem.
Mas nada disso me servira de consolo, pois, o que fazer com a falta de visão que me impede de ver as maravilhas deste mundo?
Poder ver o amanhecer de um dia de verão, ou olhar para o céu à noite de lua cheia e a imensidão de estrelas sempre a brilhar, enquanto que no mar com suas águas que vão do azul até o verde, com ondas que se quebram nas areias brancas, de uma beleza sem IGUAL.
Tem uma musica, cuja letra retrata bem o que estou sentindo, diz mais ou menos assim.
Eu queria ter vivido mais.
Eu queria ter amado mais.
Eu queria ter brigado mais.
Mas não se preocupem, estou e apenas uma crise existencial, que não ira durar muito tempo, colocarei novamente um sorriso no rosto, fazendo me parecer à pessoa mais feliz, afinal sou somente uma pessoa desprovida da minha visão, o que não me impossibilita de continuar a lutar pelos meus ideais.

Comentários

Olá Shirley !

Ainda este fim de semana, tive a ver os emails, e vi uma mensagem lindíssima q fala sobre ser feliz e o passado !
Ela dizia q do passado só devemos guardar os bons momentos, os momentos felizes ... o resto devemos limpar ou elimuinar do nosso baú, ou seja, cérebro !
E realmente, pensando bem, é efectivamente verdade !

Amiga, não fiques a olhar pra ontem q já passou, mas olha antes pró presente e futuro, e vive 1 dia de cada vez, curtindo ao máximo ! loool
Primeiramente, terás q aceitar as tuas limitações, este é o primeiro passo, pois se não as aceitares ficarás a te lamentar pela vida fora !
Não penses no q poderia ser se eu visse, mas sim, eu não vendo o q poderei fazer ! looool

Olha lá, por acaso pra quem perde a visão a vida acaba ?
E os outros sentidos tb perdeste ? loool
Claro q não, perdeste a visão, mas tens os restantes sentidos bem refinados ! lool

E depois tu tens um grande potencial, lembra-te da frase "nós temos muitas mais capacidades, do q alguma vez imaginaríamos"
Achas q eu deficiente motor, normovisual, alguma vez pensei em chegar a Coordenador Adjunto Nacional ? Achas q alguma vez achas q eu pensei q viria a ter um bom emprego na FMUP ?
Mas, com muita luta e persistência, hoje sou quem sou, e tenho mto orgulho em ter chegado ao nível q tou hoje .... ! loool

Amiga, vai à luta, e não desanimes às primeiras contrariedades, a vida ensinou-me q só com muita luta chegaremos lá !
Tenta ser feliz, dando valor a pequenas coisas como os passarinhos a chilrear, arranja 1 namorado .... toda a gente tem o direito de ser feliz ! looool
Pede algumas aulas de mobilidade pra te orientares sózinha na rua !
Procura de novo emprego, e hoje em dia há bastantes empregos q se podem fazer em casa remotamente .... !
Amiga segue prá frente, q atrás vem gente ! loool

Se precisares de 1 ombro amigo, podes contar comigo ! loool
Beijinhos

Olá Shirley!

Gostei do teu desabafo e da coragem que tiveste para o partilhar aqui connosco. Muitos de nós, cegos tardios, compreendemos o que sentes e já sentimos o mesmo muitas vezes, principalmente nos momentos mais difíceis da nossa vida, no qual pensamos que se enxergássemos resolveríamos os problemas.

É normal olharmos para trás, lembrando e relembrando vezes sem conta as coisas boas que vivemos quando víamos. É bom que não as esqueçamos jamais, pois nunca nos será tirado.

Mas olha que o teres ficado só cega não foi o pior. Eu sou surdocego literalmente, ou seja, não vejo nem ouço nada. Até aos 9 anos era uma criança "normal", mas com as complicações de saúde fiquei surdocego aos 16 anos. Fiquei muitos anos mergulhado no silêncio e na noite, sem poder ouvir música, saber o que os outros falam, se riem ou se zangam, nem podia andar na rua de bengala, nem ter um sintetizador de voz e um telemóvel para falar com os amigos mais distantes. A lista é muito extensa, mas quero que compreendas que, apesar de surdo e cego, foi a muito custo que me aceitei sem ficar dependente de antidepressivos e do meu passado que eu sabia não voltaria mais.

Fiz um curso superior que mesmo não conseguindo emprego, não deixou de ser mais uma vitória na minha vida. Agradeci a Deus pelos outros sentidos e pelo que tinha, deleitando-me com a frescura do amanhecer, o perfume da maresia e o vaivém das ondas do mar, o toque suave das minhas mãos sobre o meu rosto para saber como era bonito ou os rostos dos meus sobrinhos lindos. Podia não ver televisão, mas lia muito em Braille, sentindo todas as emoções possíveis no meu coração. Dizia na brincadeira que os livros em Braille eram o meu cinema, e a verdade é que sentia o meu espírito livre, superando a surdocegueira.

Em 2005, quando recomecei a ouvir com o auxílio de um implante coclear, tinham-se passado 15 anos que não ouvia os sons, que assim que escutei o chilrear dos pássaros fiquei muito emocionado. Mesmo que não ouça cem por cento como tu e o Filipe, o que ouço já é muito bom para ti e é a prova em que ser surdocego é mais terrível do que ser apenas cego, e que, portanto, não é motivo para maior infelicidade.

Não posso andar sozinho na rua como quiser, porque não é porque sou cego e ouço mal, mas sim porque não há o mínimo de segurança nas cidades para pessoas com necessidades específicas. Não é a nossa deficiência que nos impede de fazer o que gostamos, mas a falta de condições.

A visão não é a mais importante, mas sim todos os sentidos em conjunto! Estou farto de pensar que a nossa vida acaba quando perdemos a visão e que sem ela não podemos ser mais felizes. Isso é porque nós nos agarramos ao passado e não vivemos o presente. Para mim, o passado não é mais do que a continuidade do presente e daquilo que somos. É o presente que podemos transformar a nossa vida se assim o desejarmos.

Tive várias depressões e atribui toda a culpa dos meus insucessos à minha surdocegueira, mas hoje entendo que estava numa fase de superação dos meus próprios preconceitos.

Não nego que já pensei que o remédio para a minha saudade era voltar a ver, e quantas vezes o pensava! Mas fui-me apercebendo que tinha outras capacidades que não faziam de mim menos diferente ou incapaz que os outros. Deixei de fazer algumas coisas de que gostava, mas encontrei outras tão boas como as anteriores.

Olha Shirley, o Filipe tem toda a razão quando disse para não pensarmos no que podemos gozar de maravilhoso na vida com os outros sentidos. Podemos ser muito mais felizes se mantivermos o nosso sorriso espontâneo e nunca nos deixarmos derrotar pela tristeza.

Sê feliz!

Marcos sei que entendestes o meu problema, embora nao goste de dramas, as vezes nos tornamos protagonista de um.Diz se que Deus não da uma cruz maior, do que podemos suportar, digo isto porque nao suportaria ser surda e cega, enquanto que você , apesar de ter passado por crises de depressão, devido ao grau do seu problema, você deu volta por cima e hoje és um exemplo de superação.
E sempre bom olharmos para traz de vez em quando, pois só assim veremos que existem pessoas com problemas maiores e piores do que os nossos .
Por isso vivamos o presente, aceitando as deficiências, mas lutando cada dia por uma qualidade de vida melhor, valorizando cada momento e tudo que está ao nosso redor, coisas estás que antes nos passava despercebidas e que só agora nós passamos a dar o devido valor.
Continue a ser o homem corajoso, inteligente e sensivel, que tem demonstrado ser.Abraços.

Olá Tixa e restantes !

Se o Marco tem, como dizes, o dom da palavra ! loool
Eu tenho o dom de fazer rir e sorrir, sim porque rir é o melhor remédio do mundo ! loool
E mtas vezes vale por mil palavras ! looool
E tb tenho o dom de motivar, dar força ... !
Bjos

Suas palavras são verdadeiras,no que se refere ao olharmos só para o futuro é o que sempre tentei fazer, mas confesso que de vez em quando sou obrigada a olhar para o passado, mas por pouco tempo, minhas tristezas nao passam de 15 minutos, até porque elas me trariam rugas e disso tenho medo.O problema é que sou muito apressada, quero conseguir tudo rápido, aquilo que levaria anos, para se conseguir.
Mas tentarei resolver as coisas no seu devido tempo, quanto ao namorado, esta dificil para as minhas filhas que são jovens, imagine para mim, nesta altura da vida e sem enxergar, está certo que o amor e cego, mas nem tanto.
Gosto de ler o que você me envia, dou muitas risadas, você consegue ser engraçado, mesmo falando sério.
Agradeço, pelo ombro amigo e sempre bom poder contar com um amigo, mesmo sendo um amigo virtual.
Beijos.

Olá Shirley !
Esse fim de semana foi bom ?

O meu foi óptimo, sempre a curtir ! looool
Ainda bem q te faço rir, porque rir é o melhor remédio do mundo ! loooool

Tem q ser mesmo, do passado só devemos guardar os bons momentos, o resto não interessa, pois pode nos causar tristeza, dor .... enfim sentimentos maus .... !
Agora não digo q não é bom recordar bons momentos, bem pelo contrário, só nos faz bem reviv?-los, mas só os bons, os maus devem passar ao lado !
Ainda bem q não passa de 15 mins ! loool

A natureza tem o seu próprio ritmo, e não devemos querer andar mais do q podemos, mas sim seguirmos no nosso ritmo normal, sem quedas, sem atropelos ... !
Nunca ouviste dizer q quanto mais depressa mais devagar ? e devagar se vai ao longe ?
ok, então isso diz tudo ! loool
E principalmente não deveremos querer ter tudo de uma vez só, que é para termos objectivos na vida (ex: juntar guito para um LCD), e ir definindo metas a atingir na vida, porque quem tem tudo na vida só dá pra torto (ex: suicídios) !
Cada coisa a seu tempo !

Se tens filhas, mais um motivo pra arranjares um namorado, mas isto não tá fácil, nem há namorados ideais, mas tal como eu, solteirão, tens q continuar a procurar ! looool

Bejjinhos