Está aqui

Visão Diferente - blog de jfilipe

O meu testemunho de vida

por jfilipe

Olá amigos !

Concerteza, cada 1 de vós tendes a vossa história de vida, e hoje decidi partilhar a minha !! looool
Acho q é bom nos conheçermos melhor .... fazermos amizades ... !
Espero q gostem .... ! loool

Eu chamo-me José Filipe, tenho 38 anos, sou solteiro e tenho deficiência físico - motora desde nascença.
Só comecei a andar aos 3 anos, e desde cedo andei em consultas e exames de rotina.
Eu até aos 15 anos não crescia em altura, e tive que tomar ampolas de crescimento 3 vezes por semana, que custavam cerca de 14 contos cada uma. Passamos por tempos muito difíceis, o meu pai esteve quase para vender o carro, mas passado algum tempo as ampolas passaram a ser comparticipadas 100% pelo estado.
Aos 7 anos entrei na escola primária, tinha sempre boas notas e era bastante aplicado. No entanto, chumbei 2 anos porque os meus pais tinham receio que eu não me adaptasse bem no ciclo.
Quando entrei para o ciclo, nos primeiros tempos os meus pais continuavam a ter receio que eu não me adaptasse bem quer no ciclo quer nos transportes. No entanto, eu ia tornando-me cada vez mais independente, e tirando boas notas, fazendo com que eles acreditassem mais em mim.
Mais tarde, entrei na escola secundária, e consegui adaptar-me bem. Já só a partir do 10º ano do curso Técnico Profissional de Contabilidade é que usufrui do ensino especial, mas sem qualquer tipo de discriminação. Foi, através de uma cadeira do curso, que descobri o gosto pela informática.
Findo o 12º ano, estagiei e procurei emprego e nada. Algum tempo depois sugiram vagas para um curso de informática no CESAE em Guimarães, eu inscrevi-me e tirava boas notas e ainda ajudava os meus colegas. Nas viagens de comboio, fiz muitas amizades com os estudantes da universidade do minho. Eles vendo as minhas capacidades, aconselharam-me a tirar um curso superior na área de informática.
Após ter tirado o curso em Guimarães, fui estagiar, e embora gostassem do meu trabalho não fiquei na empresa. Procurei trabalho ... mas nos classificados só encontrava precisa-se de licenciado ... então ganhei coragem e fiz as provas para entrar no ensino superior. Os meus pais diziam-me: - tu não vais conseguir, a tua irmã também tentou e não conseguiu. Passado algum tempo, saíram as notas finais, eu fui lá ver e tinha sido colocado, que grande alegria eu senti naquele momento. Quando cheguei a casa, contei o sucedido aos meus pais e irmã, mas estes não acreditaram. No dia seguinte, o meu pai foi lá comigo confirmar e ficou radiante de alegria. Eles, cada vez mais, percebiam que eu era capaz de ultrapassar todas as barreiras, e ficavam contentes por eu conseguir ir cada vez mais longe.
Na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, estive a tirar a Licenciatura em Ciência de Computadores. No 1º ano tive que ultrapassar algumas dificuldades para me adaptar ao ensino superior. Mas a partir daí, ultrapassei as minhas dificuldades e consegui terminar o curso com sucesso, onde fiz imensas amizades.
Finda a licenciatura, estagiei no Serviço de Bioestatística e Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Eles gostaram do meu trabalho de estágio, e lá fiquei até hoje a trabalhar. Actualmente, trabalho no Centro de Informática, estou efectivo e tenho uma vida profissional estável.

Agora, para o conseguir temos que: lutar muito, derrubar as barreiras que vão aparecendo pela frente, ser persistente e ter objectivos concretos a alcançar em cada etapa da nossa vida.

Comentários

Depois de terminar de ler a tua história fiquei radiante por ter um amigo cheio de determinação, que luta porque acredita que o sonho é possível!
Este é um exemplo saboroso de coragem em que cada pequena conquista se transformava numa grande conquista. Filipe, és realmente incrível, um lutador que desafia as barreiras e não desiste de as ultrapassar, pois que elas existem para serem ultrapassadas!
O que mais gostei em ti foi a tua capacidade de fazer amigos, pois não te fechas em ti ou te afastas dos outros só porque és diferente (todos somos diferentes!), tu és uma pessoa com um grande sentido de humor, optimismo e alegria.
Por acaso também já comecei a contar a minha história mas não a tenho ainda terminada, porque pretendo q seja um livro autobiográfico. Se quiseres podes ler o que já escrevi.
O teu testemunho vale mais que mil palavras sobre a coragem, porque é real, mostra que nada é em vão, que se nos resignamos não avançamos com os nossos sonhos q para muitos pode ser impossível, pq esses mesmos nunca tentaram ir até ao fim!
Mas tu Filipe foste até ao fim!
Adoro-te amigo!
Muitos parabéns, tu mereces e mereces muito mais!!!

Olá Marco !

Obrigado por tudo q disseste acerca de mim ... ! looool
Fiquei contente em saber o que achaste da minha história de vida .... !

É, realmente temos q pôr objectivos a nós mesmos, e dizer pra nós mesmos eu quero atingir estes objectivos.
A partir daí temos q ir muito à luta, ter mta coragem e persistência, e algumas vezes paciência .... !

Um dos objectivos pelos quais tb puz o meu testemunho de vida, é para que aquelas pessoas que andam em baixo, e frequentem o lerparaver, encontrem no meu testemunho, motivos para sorrir, q encontrem coragem e determinação que lhes faltava .... pq o caminho é longo, mas a coragem, a pesistência e a esperança não devem faltar .... !

Olha, eu gosto mto de fazer novas amizades, odeio qdo as pessoas se fecham em copas, e aprendi uma coisa mto importante: partilhar tudo aquilo q tu sabes e tens, inclusivé sabedoria .... !

Sentido de humor e optimismo não me faltam !! looool

Sim, eu fui até ao fim e consegui, mas a luta continua .... !

Abraços,
Filipe

Olá Filipe!
Para variar não podia deixar de te responder e é verdade tudo o q afirmas sobre o valor q temos perante as dificuldades diárias q parecem não nos deixam ir em frente, mas averdade é q não estamos muito confiantes em nós mesmos e nos achamos incapazes... É triste q pensemos assim de nós mesmos e pensemos como aqueles q transformam as limitações num problema incontornável...
O teu testemunho ajudou-me a mim, porque eu sinto uma insegurança e medo de não conseguir, mas o teu exemplo de coragem e persistência fez-me sorrir e pensar q estamos aqui é para lutar por aquilo q queremos, mesmo q a sociedade em q vivemos nos coloquem mais barreiras às q já temos, temos de mostrar a nós próprios q quem são os verdadeiros coitadinhos são aqueles que não tentam, q não procuram, que não são capazes de sorrir quando são desafiados, que não têm espírito de aventura, que vivem no fundo de um poço e só pensam negativo sobre elas próprias.
Já passei por muitas mágoas e dificuldades, mas procurei o meu lado positivo, não perdi as esperanças, esforcei-me e não perdi o entusiasmo de aprender!
Quem se sentir infeliz consigo próprio, peço-lhe q fale com o Filipe ou comigo, pois nós não somos super-heróis q conseguiram ganhar a vida com facilidade, mas somos como todos os outros, já estivemos muito em baixo, já pensámos em desistir (eu especialmente), mas até hoje continuamos firmes na luta.
É assim que a sociedade pode mudar, partindo primeiro de nós mesmos.
Abraços

Olá Marco !

Medo, medo, medo .... !
O Medo é um dos principais inimigos para q prossigamos em frente .... !
Não devemos ter medo de arriscar ou de seguir em frente .... !
Devemos sim desafiar a nós próprios, mesmo com as barreiras, e vençer .... ! loool

Abraços

Se o Filipe não se importa passo a explicar a esta moça o que significa "Lol".
Os cibernautas criaram esta expressão que é a abreviatura para "Laughing out laughters" (rir às gargalhadas).
Dependendo do contexto em que LOL aparece, a ideia que temos é quando dizemos algo que nos agrada ou faz rir escrevemos "lol". Quando tem imensa graça ou é fantástico damos mais sonoridade e intensidade prolongando o "o": loool!...
Esclarecida? lol
Quando se quer brincar também se usa o lol no fim.
Beijinhos

Oi Géssica !
Tudo bem ?

Marco, fizeste bem em a teres esclarecido ... !

Não me leves a mal os meus lol's .... ! loool
Eu sou um tipo muito bem humorado e bem disposto, e gosto de transmitir isso aos outros ... !
Como ? lol é a forma mais simples
Continuação de um bom dia com boa disposição ! looool

Bom fim de semana !
Beijinhos

Pois Filipe, quanto mais medo se tem menos coragem se tem e fica-se "preso" ao medo de tudo sofrer.
Talvez seja porque não queiramos sofrer, é certo que quando se tem objectivos é necessária muita coragem para aguentar tudo, mas olha sozinhos é que não aguentamos muitas coisas! O medo pode ser os poucos estímulos positivos que nos dão pelo facto de os outros terem receios e nos quererem proteger do sofrimento da batalha pela vida, que também acontece no reino animal! Cada dia que nasce é uma busca de equilíbrio entre nós e o mundo; cada trilho é um teste de persistência e coragem até termos finalmente alcançado o que nos sacia a busca que é a nossa própria busca.
Vencer o medo para mim é transformar o sentimento em algo que nos faz sentir pessoas que podem, não a curto prazo, mas a médio ou longo prazo compreender que é mesmo só com coragem que se vai à luta!
Abraços

Oi Marco !

Eu sei que se fizermos algo em comum, juntos temos mais força ... !
Aliás, eu pertenço à Fraternidade, porque com ela teremos mais força para captar mais deficientes físicos, e contribuir sobretudo para o desenvolvimento integral dos mesmos, e para a sua integração na sociedade.
Por outro lado faço parte da ACOD - Associação Criar Oportunidades a Deficientes, estamos a passar uma fase didícil, mas todos juntos havemos de dar a volta por cima .... mas tb já fizemos mtas coisas em prol do deficiente .... tb não devemos descansar à sombra da bananeira: há sempre mto trabalho pra fazer ... !

Mas, isso não impede que cada um tenha força e consiga atingir os seus objectivos / metas.
Dificuldades e medos ? Claro q sim, faz parte da vida, mas essa fase passará, e com a nossa persistência conseguiremos alcançar os objectos.
É difícil ? Claro q sim, exige ?nimo, coragem, dedicação .... !
Mas sem luta nada se faz ... !

Entendes ?

Bom fim de semana !
Abraços

Sabias que és resiliente?
Porque perante as adversidades da tua vida procuraste soluções adaptativas que restaurassem o teu equilíbrio. Quando foste sujeito às dificuldades e privações, estiveste sobre tensão e pressão, procuraste "renascer" como uma fénix mais forte do que no início.
É esta qualidade que tens que me faz admirar-te e é certíssimo que sozinhos não é fácil abrir novos caminhos para os outros, quando os nossos princípios são comuns só têm força se nos unirmos!
Obrigado e igualmente!
Abraço

pq o caminho é longo, mas a coragem, a pesistência e a esperança não devem faltar .... !
falou tudo jfilipe

Olá Raquel !

Nem mais .... ! loool
E uma boa dose de boa disposição, e sentido de humor tb ajuda .... ! loool

Obrigado
Beijinhos

Estive a ler o seu testemunho, e fiquei maravilhada com o que li! Uma grande força e coragem para todos os que se julgam incapazes, de realizar os seus sonhos. Você é um exemplo de vida a seguir. Força...e muitas felicidades!
Maria Dias

Olá Maria !

Pois é, sonhos q nós queríamos realizar, nem sempre vamos à luta por eles ... !

Então o meu testemunho, é de certa forma uma almofada de ar fresco, para que todos os q sonham com algo, tenham coragem e determinação para o conseguir .... !

Obrigado !
Beijinhos,
Filipe

Olá Filipr!
Estive mesmo agora a ler o teu testemunho de vida. És mais um vencedor! Pois é, talvez para o ano que vem eu me recandidate ao ensino superior! Se eu ainda pudesse retomar o curso de psicologia, seria óptimo. Mas já passou muito tempo! Eu entrei para a faculdade de psicologia do Porto no ano lectivo 97-98 ... já lá vão14 anos! Mas também gosto de Serviços Sociais. É um curso interessante! Na escola Superior de Educação de Lamego temos esse curso. Só há um problema, terei de frequentar o cuso nocturno, já que de dia estou a trabalhar. Tenho 32 anos. Acho que ainda vou a tempo... não achas?

Aprendi o Braille alguns anos atrás, mas estou um pouco destreinada. Só leio o Jornal de Notícias que recebo de dois em dois meses. Se eu quiser retomar os estudos terei que pedir ajuda á ACAPO! Devo preservar a pouca visão que tenho.

Obrigada pelos bons conselhos! Vocês são todos fantásticos!

Beijos!

Olá Ana Maria !

Obrigado pelos elogios ... ! loool
É verdade q sou mais 1 vencedor .... !
Não tens nada q me agradecer, e dispõe sempre q precisares .... !

E então ? Passou mto tempo, mas ainda vais a tempo de tirar 1 curso superior ... nem q seja à noite ... !
Eu sei q tens o trabalho e a tua filha .... mas tenta mesmo assim .... vale sempre a pena .... !
Quem não arrisca não petisca .... !

Quer Psicologia quer Serviços Socias, me parecem cursos mto bons .... ! loool

Beijinhos,
Filipe

felipe acabei de ler seu depoimento, estava a procura de alguma agencia que disponibilizasse serviços pra portadores de deficiencia, é que
gostaria de viajar e me facilitaria muito este serviço, tipo ajudar mudar roupa, partir um pão, sair da piscina, tenho limitações devido a um acv, mas ainda tenho coragem e vontade de viver esta maRAVILHOSA EXPERIENCIA QUE É A VIDA. muito legal seu depoimento e mais ainda sua garra, vá em frente pois vc. merece tudo de bom, abraços,
dolores

Oi Dolores !

Bom, se tivesses em Portugal, eu fazia-te companhia na viagem ! loool
Tb gosto de viagar, mas infelizmente os meus pais não alinham mto, e os meus amigos têm já o seu tempo programado .... ! loool

Digamos q esta foi mais uma viagem ao pais da esperança e da vida ! loool
Obrigado pelos teus elogios ! lool
E espero q ela te tenha servido de lição, de motivação na longa caminhada da vida !

Abraços

Boa tarde. Vim parar nesta página por acaso e acabei por ler o seu testemunho e outros de amigos seus. Não posso deixar de dizer que fico impressionada com a vossa força, que lutam por tudo aquilo que querem, sem desistirem. Tenho a dizer-lhe que é um verdadeiro exemplo daquilo que se pode conseguir fazer da vida se quisermos. E ao ler o seu testemunho não pude deixar de pensar que pessoas como que eu que não tem qualquer limitação do ponto de vista físico, são bem menos tenazes a lutarem por aquilo que querem. Acho que sempre é verdade, as pessoas que mais sofrem são sem duvida as mais fortes. Por isso parabéns por não desistir da vida, e por nos fazer lembrar a nós, que a nossa vida pode não ser tão complicada como imaginamos, basta sonharmos e sermos capazes de os colocar em pratica.
Felicidades.

Olá Nina !

Há um ditado q diz "Querer é Poder", e quando a gente quer muito consegue, certo ?
Essa força vem de dentro, e parte de um passo muito importante: estebelcer objectos para essa fase da vida (estudar, trabalhar .... )
Depois de os termos em mente, só temos q ter alguma coragem e sem medo prosseguir em frente no alcance desses objectivos .... !
Vão haver momentos díficeis, claro q sim ? Mas não podemos desanimar, e mais não sendo vamos buscar forças a DEUS .... !

Qualquer pessoa, normal ou deficiente, que queira consegue, é garantido ! lool

Pois esse é um dos problemas: complicar a vida em vez de a simplificar, os medos, .... !

Felicidades pra si tb !
Beijinhos

Olá Ricardo !

Mto obrigado pelos elogios ! lool
Espero q ela q tb tenha sido útil pra ti, pra carregar energias, para te motivar na longa caminhada da vida ! lool

Boas entradas !
E um bom 2010 com mta paz e cheio de concretizações .... ! lool

Abraços

Olá, Filipe!

Gostei de ler o teu testemunho.

Já tive alunos com diferentes tipos de deficiência e, na sua maioria, todos eles tinham uma enorme força de vontade e perseverança. Superar as "dificuldades" era sem dúvida a sua maior preocupação. Serem felizes e transmitirem, essa mesma felicidade, diariamente a todos os que os rodiavam. Ao pé deles, tornei-me uma pessoa melhor.

Obrigada, pelo seu testemunho. Prometo, tentar não esmorecer perante mais uma situação inesperada, na minha vida. Talvez, daqui por uns tempos, seja capaz e queira partilhar também o que já de muito mau se passou, na minha vida.

Um beijinho,

Joana

Olá Joana !

Obg por teres lido e comentado o meu testemunho de vida ! loool

Todos nós temos dentro de nós uma força incrível pra superar barreiras, basta crer e claro lutar imenso !
Eu costumo dizer q o primeiro passo é aceitarmos as nossas limitações, enquanto não nos aceitarmos, não vamos a lado nenhum ... !
E depois uma questão de definir metas para cada fase da vida, e fazer tudo por tudo para alcançá-las, não é fácil pois não, mas quando consegues +1 victória é cá um gozo e felicidade ! lool

A Fraternidade, tb me ajudou a ser uma pessoa melhor .... !
Já fui coordenador adjunto da equipa nacional, da equipa diocesana do Porto, e actualmente sou responsável pela formação da equipa de santa cristina - Santo Tirso ! lool
Se outrora recebi agora despertei ao perceber q tava na hora de dar algo à Fraternidade, tirando deste modo mais deficientes para fora de casa, despertando neles a alegria de viver ... é um trab q não é fácil, mas mto gratificante ! loool

Portanto amiga, jamais desistas à mínima cotrariedade, e luta sem cessar ! lool
Beijinhos

Desde que nasci tem havido muitas contrariedades, sim.

Esta agora, ao pé das outras parece-me mais simples, excepto na dificuldade de aceitação por parte dos meus pais, que ainda não compreenderam efetivamente o que se passa.

O grupo Fraternidade existe em todas as dioceses? Quem está à frente desse movimento?

Beijinho doce

Olá Joana !

Pois é, a vida tá recheada de contrariedades, mas o truque tá em saber "dar a volta por cima", nem sempre é fácil, mas com luta e persistência tudo se consegue !

Oh, pá, no que toca aos pais, o mal é geral ! loool
Mas o melhor que tens a fazer é ter uma conversa com os teus pais, e fazeres ver q consegues ser alguém na vida ... !
Não vá lá à primeira, nem à segunda ... mas com o tempo eles começam a aceitar .... !
Há coisas que eu faço na Fraternidade e eles não aceitam bem, mas eu com calma vou explicando, e vai entrando sempre qq coisa ... !

O movimento da Fraternidade Cristã dos Doentes Crónicos e Deficientes Físicos, está presente em todo o mundo ! loool
Cá em Portugal, está presente nas dioceses de Porto e Braga
Deixo-te aqui o link do nosso site
http://www.ecclesia.pt/fcd/

Já agora, aonde moras Joana ?
Bom fim de semana !
Beijinhos

Boa tarde Filipe!

Enviei um email onde digo onde moro e pergunto algumas coisas mais.

Agradeço que leia e responda, quando lhe for possível.

Obrigada.

P.S. Já agora sabe-me dizer o que tenho que fazer, para que desapareça um "Array", no fim de tudo que eu posto? Obrigada.

Joana

olá pessoal , sou Wênio costa , consegui entrar no grupo aq , mais ainda sinto um pouco de dificuldade em mexer aq , mas aos poucos vou aprendendo , ,, sou professor de aulas particulares e 1 das minhas alunas tem deficiência visual, a qual dou aulas de computação . foi um desafio para mim quando surgiu a proposta , mas eu gosto de desafios , porém estou sentindo uma certa dificuldade no acesso a web para ensinar , e queria dicas de atalhos legais e fáceis para uma boa navegação a net , 1 dica q eu queria muito pra começar si possível é: como faço para minimizar a tela e maximizar a tela pelo NVDA? desde já agradeço : )

Array

eu vou comentar, mas vais ser outro dia porque hoje é quase meia noite e preciso dormir :) estou boquiaberta com a tua persistência e eu pensava que era uma pessoa vencedora, mas tu bates-me em muitos pontos, vou guardar este blogue nos meu favoritos e responder-te noutro dia, bjinhos <3

Olá Paulinha !

Deduzo que seja a minha amiga Paula França do Facebook q mora no Algarve, acertei ?
É q eu tenho tantos contactos q às tantas ainda me perco loooool

Não a tenho visto pelo Face, nem pelo grupo do Facebook q eu criei, que agora aquilo tá ao rubro, melhor do q nunca loool
Espero q tenhas dormido bem, dentro dos possíveis loool
Como descobriste este meu blog no lerparaver ?

É amiga, na vida temos 2 hipóteses: a) ou resignamo-nos, por vezes a mendigar, fechados no nosso espaço; b) ou lutamos com unhas e dentes por aquilo em q acreditamos ... !

E claro eu tomei a opção b), passei por mtas privações na minha infância, mas foram essas mesmas que me ajudaram a crescer, e ir sempre mais e mais longe ... !
Apesar de muitas pessoas tarem sempre a botar para trás, eu não me deixava desmoronecer nem desistir ou desanimar ... !
Sou um dos poucos na minha família, incluindo primos e tudo, que tenho licenciatura, e mtos primos ditos normais não tiveram essa capacidade ... !
E agora graças a DEUS tenho uma vida estável, já nos quadros, e a fazer aquilo que gosto, e às vezes recebo elogios pelo meu trabalho, ainda ontem recebi um deles loool

Fica bem !
Beijinhos