Está aqui

Blog de tiago alexandre

lenta e dolorosa

por tiago alexandre

bom comesso por vos contar como comecei a cegar. bem a partir dos meus 15 anos era um jovem como outro ualquer ...estudava, tinha os meus amigos, em fim tinha uma vida como qualquer jovem com esta idade tem. ex que nun certo dia passei por um supermercado para comprar umas coisitas tal não foi o meu espanto enquanto olhava para as coisas eu vi-as meio destrossidas, olhava para as pessoas que estavam a minha volta tudo normal, olhava para as coisas que queria comprar vi-as destrossidas! nesta altura perferi não ligar. dias depois uma vez mais nas compras com a minha mãe, quando derrepente tropesso numa corrente que estaria no chão a minha mãe assustada pergunta-me...então tiago não viste a corrente!? de seguida eu disse por acaso vi, mas não penssei em tropessar nela! passado alguns dias cada vez que eu levava com a luz do sol os meus olhos choravam, num dos dias em que isso me aconteceu mandaram-me apanhar umas moedas que tinham caído ao chão....nessa mesma altura eu exclamei. não as vejo! onde elas estão!até ao momento tudo parecia ser normal ou assim. eu claro nesta altura andava a estudar. a estudar mas ao mesmo tempo com vontade de parar os estudos por uma simples questão, de dia como ja disse as vezes tinha perdas de visão flagrantes, quando levava com a luz do sol os meus olhos pareciam a lagoa de algofeira...mas a noite as coisas pioravam um pouco que é como quem diz não via a uma mão a minha frente não via mesmo nada só consseguia ver as luzes dos carros e dos candieiros! num dia de manhã quando supostamente eu não deveria estar deitado, chega-se a minha mãe ao pé de mim e diz-me: então tiago não devias estar nas aulas?! eu com ideia de ultíma hora respondi: não quero, estou mal desposto não sei o que tenho. esta sena repetiu-se várias vezes....até que certo dia ela deve ter percebido que eu queria deixar de estudar! e então nesse mesmo dia a discoção foi do género: queres deixar de estudar tiago? não pensses que vais ficar em casa sem fazer nada! vou-te arranjar trabalho!!! e eu com muinta dificuldade lá tive de trabalhar, com dificuldade e quase a força!nesta altura ja eu estava a fazer os 16 anos, mas o pior meus amigos ainda estáva para vir!e realmente eu estive a trabalhar com um amigo da minha mãe praí uns 2 meses nada mais que isso, eu entretanto parei de trabalhar por causa de duas coisas. a primeira: o homem não me queria pagar pelo trabalho que estava a fazer, e a outra coisa porque estava a ver cada vez menos, aliás esse homem depois de eu deixar de trabalhar com ele comentou com a minha mãe que eu andava com problemas de visão, porque ao contrário da minha mãe este senhor reparou logo no dia em que ele me mandou buscar uma ferramenta que estava no carro, e que não dei com ela! foi nesta altura em que se decidio marcar finalmente uma consulta de oftalmologia.bom mas esta fase fica para amanhã meus amigos até breve!

Comentários

Olá Tiago !!

Incrível como a tua família não deu por ela de nada ... em especial a tua mãe .... !!
Geralmente quando não estamos bem, quando algo se passa, a família costuma ser a primeira a aperceber-se disso ... !!
Como é q ela esse tempo todo não se apercebeu de nada ??

Tb 1 coisa é certa, a verdade a cima de tudo ... !!
Dizer q tá tudo bem, inventar desculpas ... não é a melhor opção .... !!
Se calhar deverias ser mais sincero com os teus pais ... !!

Olha, e depois mais tarde continuaste os estudos até completar o nono ou décimo segundo ??

Abraços

de facto se calhar deveria ter falado mais e não ter escondido de mais...as vezes sinto-me arrependido! mas em fim! mas acredita que não é nada fácil. ah, e olha que ainda não fica por aqui! ainda acontesseram mais algumas coisitas, fica a tento! não automáticamente quando fui trabalhar, deixei de estudar tenho só o 7º ano concluido abraço!

Olá Tiago !

Nada é fácil .... !!
Porque se as coisas fossem fáceis, já há muito q as tinhamos conseguido ... !!
Mas por outro lado é isso q nos dá mais pica para lutar .... !!
Estabelecemos metas e com muita luta vamos alcançando .... !!

Errar é humano ... !!
Por isso não te sintas arrependido ... !!
Mas olha apenas como uma lição q aprendeste ... !!
A verdade acima de tudo ... custe o q custar .... !!

Eu vou ficar atento !! loool

Abraços

OLÁ tIAGO. EU TAMBÉM PASSEI PELA MESMA DIFICULDADE QUE VOCÊ NO TOCANTE A PECA DA VISÃO, FOI MUITO PARECIDO. QUANDO DEI POR MIM ESTAVA TOTALMENTE CEGO. EU SEI O QUANTO É SOFRÍVEL UMA PESSOA A LUZ DO MUNDO DEPOIS DE UMA CERTA IDADE, POIS TÉM QUE SE READAPTAR A TUDO QUE SE APRENDEU ATÉ ENTÃO. MAS TENHA CERTEZA DE UMA COISA; AS PESSOAS QUE POSSUEM DETERMINAÇÃO FORÇA INTERIOR E DE ESPIRITO CONSEGUEM SUPLANTAR TODO E QUALQUER PROBLEMA QUE A ELA É COLOCADO. É AQUILO, PERDEMOS EM UM DETRMINAO SENTIDO, MAS GANHAMOS EM DOBRO EM OUTROS.. E VOCÊ NÃO É DIFERENTE, GANHOU EM INTELIGÊNCIA E SABEDORIA. ABRAÇOS.

Como tu, Tiago, eu também compreendo, num duplo sentido, o profundo sofrimento e infinita libertação que a mudança representa. É de facto, bastante doloroso aceitarmos as coisas que não pudemos mudar. Mas há uma coisa que podemos definitivamente mudar, doa o que doer: a nós próprios.
O processo de mudança que provoquei há 5 anos atrás, partiu de mim, da vontade e desejo que eu mesma identifiquei. Só por isso me permitiu ter a iniciativa e a humildade de procurar ajuda, de pôr em prática o tal plano de mudança e, sobretudo, de me responsabilizar pelos resultados (os que previ e os que não previ).
Estás já no bom caminho, Tiago. Deves ainda estar grato a todos os que te ajudam a compreender que o teu futuro depende acima de tudo de ti (da tua coragem e da tua vontade de te ajudares a ti próprio). Estas pessoas mesmo que te façam por vezes sentir desamparado ou indefeso, ajudam-te a procurares o teu caminho, sem sequer se aperceberem de que te estão a ajudar.