Está aqui

Microsoft financia leitor de ecrã livre E open source

por J Oliveira

A Microsoft anunciou que irá financiar a NVAccess através do projecto NVDA (NonVisual Desktop Access) para que este último melhore em duas áreas fundamentais:

1. Permitir que o NVDA suporte a Microsoft UI Automation API do Windows 7 (futura versão do Windows);
2. Melhorar a performance do NVDA com o Internet Explorer e outras aplicações relacionadas.

Ao dar suporte a UI Automation significa que este leitor de ecrã ganha acesso às aplicações desenvolvidas sobre a Microsoft. net e plataformas Silverlight 2. A UI Automation melhora o acesso fornecido através da mais antiga API de acessibilidade (MSAA) aos dados.

O suporte ao Microsoft Internet Explorer é uma das características mais solicitadas pelos utilizadores. As melhorias estarão relacionadas com o aumento da velocidade do carregamento de páginas no buffer virtual e com o modelo da interacção do utilizador, incluindo a possibilidade de se seleccionar texto e aceder-se à lista de links. Estas funcionalidades já estão disponíveis para o Mozilla Firefox, e a experiência dos utilizadores adquirida com este browser ajudará a melhorar-se o acesso ao Microsoft Internet Explorer.

Também o visualizador de CHM do Windows, a ajuda e suporte, o Windows Maill/Outlook Express e qualquer outra aplicação que utilize o motor do Internet Explorer serão melhorados.

Comentários

Olá a todos e Boas Festas!

Infelizmente, ouvi dizer que a notícia não será verdadeira. Participo, com efeito da lista de discussão do NVDA, e parece que a notícia é um pouco fantasiosa.

Mas não nos preocupemos, pois este sintetizador livre e de código aberto nasceu e tem-se desenvolvido muito, mesmo sem o apoio da Microsoft, e irá continuar a aperfeiçoar-se.

Claro que desejo que cada vez mais gente apoie e utilize este grande sintetizador e leitor de ecrã: se a Microsoft ou outra empresa com boa-vontade quiser ajudar, tanto melhor, mas vamos acreditar que este software continuará em franco desenvolvimento! Parabéns aos desenvolvedores, e também a quem aqui em Portugal trabalha para aperfeiçoar e traduzir o programa, como, entre outros, Rui Baptista, ângelo Abrantes e Diogo Costa, entre muitos outros. Manuel Ramos

Olá a todos !!

Espero q tenham tido um Bom Natal ... !! loool

Não sei se têm andado a par das notícias, mas o facto é que a Microsoft tem andado a perder terreno / market share (percentagem de mercado) para a Mac e pra Linux ... que são ambos Open Source ... !!

E a Ms pra não ficar pra trás, lembra-se assim de repende de aderir ao Open Source, mas é um open source meio closed souce e falso ... !!
Lembram-se do OOXML, é um standart aberto, mas só o Ms Office 2007, que é fechado, é q o abre ?? Então como é q é ??

Por isso meus amigos, onde a Ms põe a mão, é pra tar de pé atrás ... !!
Não vá a Ms querer fechar o código do NVDA .... !!

Mais vale o NVDA continuar assim, ou melhor incentivar mais e mais, pra criar uma comunidade cada vez mais vasta, aliás essa é uma das características do verdadeiro Open Source
Um excelente exemplo disso é o conhecido Firefox ... !! loool