Está aqui

- blog de alicepato

nós e os erros no trabalho

por alicepato

olá, queridos amigos.
vou aqui falar-vos de uma questão que a mim, pessoalmente me incomoda muito, que são os erros no trabalho.
nunca pensaram em como se sentem quando estão a trabalhar e fazem erros, e depois vos chama a atenção?
eu particularmente não me sinto bem, pois acho que tou a dar a ideia de não ser uma boa profissional e de estar a prejudicar a imagem da empresa,
escrevam aqui as vossas sensações de quando são repreendidos no trabalho, gostava que as partilhássemos aqui neste cantinho, que eu abri para que todos vocês escrevam os vossos sentimentos e desabafos.
um beijinho a todos os amiguinhos e amiguinhas do coração, mas hoje em especial para o amigo marciel, que publicou mais duas entradas no seu bloguinho!!

jjinhos grandes.

alice

Comentários

anacristinaQuem sou eu para comentar isto, uma vez que sou apenas uma estudante? Mas penso que estudar é trabalhar, e, ao contrário do que muita gente pensa, um trabalho duro.
Mesmo nas escolas sinto-me mal quando me dizem que fiz mal alguma coisa. Mas por vezes acho que quer num trabalho quer na escola há diferenças. Nós somos repreendidos porque fazemos uma coisa mal, mas outros fazem o mesmo e passam ao lado. Porquê?

anacristina

Ana Cristina perante o teu comentário, apenas te digo o q te estão a fazer e fazem a todos os portadores de deficiência, é o resultado da má formação ética, moral e social dos Portugueses, mas em Português num e crú é puramente DESCRIMINAÇÂO...
Erros todos cometem, só teremos de conseguir ser activos e denunciar públicamente perante todos, o nos fazem: Descriminam-nos!...
É necessário accionar os mecanismos disponiveis, e reivindicar os nossos direitos como pessoas iguais a todos os outros e q conseguimos contornar as nossas limitações de forma a cumprir os nossos objectivos, tanto profissionais como quais quer outros. Temos de ter a força de impôr limites à falta de respeito e à descriminação q frequentemente nos impõem, e salientar q apesar das limitações conseguimos fazer o mesmo que os outros, e por isso os erros q cometemos n são mais nem menos do que os outros, e como temos limitações e estamos consciêntes disso, só teremos de salientar q se calhar deveriam pensar melhor, pq poderemos ser melhores do q os outros. Assim se temos limitações e cometemos os mesmos erros q aqueles q n têm qq limitação, teremos de ser forçosamente melhores...

Bem haja...

Célia

Olá !!
O fds (fim de semana) foi bom ??

O meu foi !! loooooool

hehehehehehehehehehehehehe !! loooooooooooooooooooooooool
Amiga Ana, agora tiveste bem !! looooooool
Já me ri sem jeito !! looooool

Ana, não te quero magoar, nem leves isto como uma ofensa, ok ??
Mas .... trabalhar é muito, muito diferente de estudar ... !!
Quando se trabalha, não há mais nada, é todos os dias a mesma canseira: trabalho - casa e casa - trabalho !!
Só ao fim de semana é q o cenário muda, e aí já mudamos de ambiente, saímos com os amigos, ....
Quando estudamos, há os passeios, as borgas, os jantares, a praxe ..... jogamos às cartas no café .... conversa-se com os amigos .... !! loool
Não há horário de entrada a cumprir, se faltar a uma teórica, na boa, pede-se os apontamentos a um colega e tira-se fotocópias, ou se a aula fôr de astatus o prof dispobiliza os apontamentos .... !!
Percebes porque eu digo q é muito diferente ??
Os estudos dão trabalho, mas nada q se compare a um trabalho de verdade ... !! loooool

Quanto aos erros no trabalho ....
São a coisa mais natural !! looool
Afinal é com os erros q a gente aprende, né ??
Eu sei q não é fácil levar um raspanete, mas pode acontecer, e depois passa e volta tudo à normalidade !! loool
"Errar é humano" .... !!!
Eu sou programador, e ao desenvolver aplicações, há erros q escapam, devido à pressa, que muitas vezes dou por ela e corrigo-os, mas outros só venho a ter conhecimento depois de a aplicação entrar em funcionamento !!!
Eu acho é q precisava duma espécie de beta testers, ou seja, um conjunto de pessoas q testassem uma aplicação pronta e desenvolvida, antes desta entrar em produção, o que já cheguei a ter durante um ano, mas depois essa pessoa foi para o secretariado,. e agora só muito espontâneamente é q tenho beta testers, antes de a aplicação entrar em produção.

Olha um vez fiquei danado, eu tinha um calendário na intranet, e não dava erros nenhuns ...
Uma colega, pegou no calendário, sem pedir a minha colaboração e sem me ter avisado, coloca o calendário num outro esquema de intranet, e dias depois a mesma intranet foi apresentada ao pessoal aqui do serviço, o meu patrão tava presente, e o calendário tava a dar erros, devido às alterações, e o meu patrão ficou com uma impressão um pouco negativa, sem sequer me deixar argumentar.
E mesmo qdo falei com ele, ele não mudou grande coisa em relação ao q ele achava acerca de mim.

A mim os erros não me irritam, pq faz parte da vida e com eles tenho aprendido imenso, sendo cada vez mais profissional, e fazendo as coisa cada vez mais estáveis / perfeitas ...

O que me irrita mais são os coordenadores, e alguns hipócritas e intriguistas que vão zozoar nos ouvidos no meu patrão, e muitas vezes transmitem uma imagem muito errada e negativa acerca de mim ao meu patrão, isso sim .... irrita-me profundamente .... !!
Outra coisa q tb me entristeçe e irrita, é q o meu patrão é muito ausente e em vez de falar comigo pessoalmente para confirmar o q tem ouvido acerca de mim ... prefere confiar nessa cambada de intriguistas .... !! looool
E outra coisa q me irrita é ser controlado ... q agora não tem acontecido há uns tempos, mas teve um tempo q andava a ser controlado ... !!!
E q eu saiba coordenar não é igual a controlar ... !!

Por isso caros(as) amigos(as), há muitas outras coizas q nos deixam tristes e irritados, sem ser os erros no trabalho .... !! lool
E o q interessa, é ultrapassar os momentos maus, e encarar a vida com optimismo .... !! looool
Só assim poderemos ser felizes .... !! loooool

amiguinhos.
quero agradecer o facto de terem comentado este assunto, pois eu já tava mesmo pra nao publicar aqui mais nada por pura e simplesmente ninguém vir aqui comentar.
ana cristina e filipe, se quiserem adicionem-me no messenger.
alice_ferreira12@hotmail.com.
amigos. algum de vocês tem notícias do filipe azevedo também conhecido por filipe canelas ou pura e simplesmente canelas, ou então notícias do abílio guimarães de vila verde, que trabalhava na biblioteca local de lá?
são pessoas que não vejo à quatro anos.
um beijinho a todos.

alice

Oi amiguinha !!
Tudo bem ??

Comigo tá tudo ok !! loooool

Não tens nada q me agradecer .... !! looool
Foi um prazer partilhar o q sinto, ao mesmo tempo q aproveitei pra desabafar ...
Amiga, partilhar e desabafar, e dizer o q nos vai na alma, são das coisas mais importantes q há na vida, a seguir à saúde, e q tão pouca gente dá valor ... !!
Esta parilha de ideias, desabafos, conhecimentos, .... só nos enriquecem ..... !! looool

Olha já te adicionei no msn !! looooooool
Agora fico à esquera q me dês autorização !! looool
Será um prazer falar contigo .... !! looool

Beijinhos

Olá a todos, mas principalmente ao Filipe, a quem vou responder directamente!

Em primeiro lugar, quero dizer que, apesar da diferença entre estudar e trabalhar, quer numa coisa, quer noutra, cometemos pequenos erros, e a sua correcção e aceitação vai determinar, cada vez mais, o nosso desempenho a nível profissional. Ou seja, apesar da diferença entre trabalho e estudo, eles estão interligados no que concerne a erros, por isso entendo perfeitamente a opinião da Ana.

Respondendo à questão colocada pela Alice, acho que já foi aqui tud dito. Particularmente, gosto que me corrijam dos erros que cometo, pois os mesmos permitem-me desempenhar melhor o meu trabalho. E é claro que corrigir erros não é, no meu ponto de vista, humilhar a pessoa, como ainda se vê por aí, mas sim fazê-lo de forma coerente, não beneneficiando uns e prejudicando outros.

Bom, fico por aqui.

Beijos para elas, e abraços para eles.

Tiago Duarte

Tiago Duarte

Olá Tiagão !!
Tás bom ??

Comigo tá tudo ok !! loool

Bom, será q leste bem a minha mensagem ??
Ok, mas se não percebeste eu explico melhor ...

O q eu queria transmitir é que trabalhar é muito diferente de estudar, no que diz respeito ao trabalho q dá !!
Já se sabe q os estudos tb dão muito trabalho, não te esqueças q já passei por elas, mas nada q se compare a um trabalho / emprego !! lool
O Trabalho dá muito mais trabalho que os estudos ... !!

Relativamente, aos erros, é transversal e universal, isto é, aplica.-se em todas as circunstâncias ... !!
E como tu disseste e bem, isso vai permitir o nosso aperfeiçoamente e melhor desempenho, quer a nível profissional, quer a nível pessoal (na sociedade, na família, ...) !!
E não devemos nos sentir humilhados, mas devemos encarar com normalidade, afinal, errar é humano !!

Um abração pra ti e,
abraços e beijinhos pros restantes

anacristina
Não é diferente estudar de trabalhar. A meu ver estudar e trabalhar... são ambas as coisas trabalho. A única diferença do estudo e do emprego é que enquanto estudamos não recebemos salário, de resto temos de cumprir nossas funções, fazer os nossos trabalhos, cumprir horários...

anacristina

Olá Alice, Ana Cristina, Tiago, josé Filipe e todos os participantes nesta conversa muito interessante, como todas aqui no nosso site.
Ana Cristina, eu concordo comtigo, sim. Eu acho que depende muito da mentalidade como tu encaras os estudos. Eu sempre fui uma pessoa que levou o estudo muito a sério, que cumpria os horários, que fazia os trabalhos de casa, ás vezes sabe Deus com que falta de vontade e força!...(risos) Eu acho que o estudo é uma especi de ensaio geral para a vida proficional. Ha questões em que estudar é mais "light", ha outras em que é mais ingrato, até pelo simples facto de não ser remonerado...(riso) Mas quanto á nossa questão, ou seja, no que toca aos erros, vai dar basicamente no mesmo. Só que por vezes, no emprego ha mais responsabilidade... é por isso que o estudo é uma maneira de ensaio geral... Eu acho que não ha erros iremediáveis, mas por vezes, m erro no imprego pode ser mais "Fatal" que um erro cometido na escola. Seja como for, errar é humano, e aprender é viver...
Beijinhos para todos
Orquídea azul

Ana RochaAna Cristina, Alice, Tiago, Orquídea e Jozé Filipe. Eu concordo co a Ana Cristina, também sempre fui de assumir responsabilidades. e um normovisual tem mais facilidade em pedir apontamentos emprestados do que nós. e depois um estudante não recebe salários. Também prefiro que me corrijam os erros para os não voltar a cometer. beijinhos do fundo do coração Ana

Ana Rocha

Olá amiga Alice

Antes de mais, quero dar-te os parabéms por teres criado este teu cantinho de partilha, foi uma boa ideia para ti, e é bom para nós também...
Quanto ao assunto dos erros no trabalho... é assim: Acho que ninguém gosta de ser repreendido...(sorriso) Principalmente na fase inicial, quando se está á pouco tempo num emprego, sentimo-nos inseguros, pelo menos falo por mim. Quando comessei a trabalhar,é lógico que metia bastante água. Ainda mais trabalhando num cítio onde por vezes ha stress e tudo tem de correr rápida e eficazmente. Eu levava repreenções como é lógico, e ficava muito sensibilizada e triste pois achava que, se calhar, não ia ser capaz de "Entrar no esquema"(risos) Mas por outro lado, temos de ver que não ha ninguém perfeito, e que outras pessoas também cometem erros, até aquelas que já estão lá faz tempo e não têm deficiência alguma. Por vezes, também temos a sençação de estarmos a ser discriminados... Ou seja... Tu fazes uma asneira e eles olham para ti como quem diz... "eu sabia que ela não ia ser capaz"... E isso é o que mais magoa... Mas com o tempo, aprende-se a "Criar calo" Temos de ver que ás vezes as pessoas também dizem coisitas impensadas no meio da confusão, e que não é nada pessoal... e que, talvez, por vezes também somos nós que somos um pouco supersensíveis e levamos sertas coisas a peito que nem se quer eram dirigidas para nós... A mim pessoalmente por vezes até me conforta ver alguém que esjtá no meu trabalho "meter água" assim eu penso: Ainda bém que não fui eu!...(risos) Mas brincadeiras á parte, eu acho que nós não podemos desanimar. Temos de ter força e auto-estima, acreditar em nós próprios, nas nossas capassidades e nunca desistir de mostrar aos outros e anós mesmos que queremos e podemos ser boms profissionais! Quando alguém me manda uma mal mandada, eu penso assim: Das duas uma!... Ou ele tem razão e eu para a próxima não repito o mesmo erro, ou então, deixo-o falar e espero que ele no dia seguinte acorde mais bem-disposto!(risos)
Beijinhos para ti e para todos que lêm o teu blog
Orquídea azul

O LerParaVer está a ficar um autêntico jardim !! loooool
Primeiro apareceu Lírios (Lírio Branco) e agora Orquídeas (Orquídea Azul), o q é que se segue ?? loool
Talvez Rosas e Margaridas, .... !! looool

Agora falando a sério ....
Eu pessoalmente tb não gosto de ser repreendido ... !! :-(
E detesto que em vez de me coordenarem, me controlem ... !! :-(
Agora tá melhor, mas houve uns tempos que passavam a vida a controlarem-me ... !!
Errar é humano, não digo que não, temos é q sermos razoáveis e pensar q isso pode acontecer a qq um .... !! loool
Tb estive um ano e meio com uma enorme pressão: o meu patrão chegava quase sempre mal disposto e resmungava com toda a gente ... Eu ainda estava no gabinete e só de ouvi-lo encolhia-me todo ... !! :-(
E outra coisa q detesto: pessoas intriguistas ...
Às vezes venho do almoço e tou 2 mins a conversar e pessoal só faz queixinhas, enquanto q eles tão 5 mins ou mais a fumar tabaco, é indecente .... !!
Mas, acima de tudo, eu faço por ser o mais profissional possível !! looool
E não há dúvida q um bom ambiente favoreçe e muito !! loool

Ana RochaOlá amiguinha, fico contente por partilhares com nosco aqui neste cantinho as tuas ideias. Eu normalmente também tenho medo de errar e não me sinto bem, pois parece que não somos capazes e que somos discriminados como diz a orquídea mas não nos podemos ir abaixo e temos de mostrar aos outros que se errarmos conseguimos assumir e corrigir os nossos erros... beijinhos do fundo do coração Ana

Ana Rocha

vejo que voce esta muito bem com informaçoes que possa te ajudar nessa fase onde cometemos erros

eu cometi um erro no meu serviço que eu fiquei muito mal pois os meus colegas de trabalho dependia da rapidez e eficiencia de execução do serviço esta correndo todo bem o serviço estava caminhando bem mais depois que eu informei para o meu amigo cortar a fibra optica . eu informou ao meu patrao da cituasao do serviço , foi ai que meu mundo desabou em cima de mim nunca tinha errado desse jeito fiquei muito triste pois eu nao admitia que eu teria errado fiquei com uma sensação de inferioridade pois eu mesmo estava me condenando pelo meu erro minha mente meu coraçao estava me condenando pelo fato que eu errei o meu patrao teve que se deslocar ate o local que eu estava trabalhando para poder acertar o meu erro que para mim foi inadimicivel fiquei com varios sentimentos culpa vergonha tristeza eu muito dificil lidar com um erro mesmo que ele seja pequeno hoje estou bem melhor pois eu tive apoio dos meus colegas de trabalho e do meu patrao pelo meu erro que hoje eu estou me fortalecendo com o meu erro eu sei que sou um serumano e tenho que aceitar que eu errei mais vou me policiar mais para nao errar pois um erro pode sr fatal para um crescimento profissional .........

Olá só para dizer que os telefonistas são há cara da empreza por isso temos que errar o menos possível......

maciel

as vezes fico me perguntando se eu sofro de anciedade pois tem dias que eu fico muito ancioso de fazer tudo ao mesmo tempo e isso acaba me levando ao stresse mais temto cmpriender mais logo depois la esta eu passando pelo mesmo problema de anciedade nao sei se eu sou ancioso pois se sou estou tendo um total controle sobre isso posso esta errado mais estou tentando entender esse lada da anciedade

Olá Sérgio !

Muito cuidado, a ansiedade e o stress, são perigosos .... e inimigos de um bom desempenho .... !!
Quando se tá sobre stress as coisas não ficam tão bem feitas .... !!
E a ansiedade deve-a controlar, não vá passar noites mal dormidas, ... !!
E um bom sono é fundamental a um bom desempenho ... pelo menos 7 a 8 horas ... !!

Por isso o melhor é levar uma vida normal, fazer o trabalho com a cabeça fria e sem stress, e o mais profissional possível ... !!
O resto virá por acréscimo .... !! loool

as vezes quando cometemos erros na vida profissional nao basta voce entender onde foi que eu errei somente assumir o seu erro ja e um grande começo para o processo do sentimento de tristeza passar mais ainda tem muito mais pois através do seu erro vem tambem o sentimento de culpa pois voce erro e através do seu erro voce se acha culpado por tudo que aconteceu com voce e fica muito dificil de ter uma restauração de seu sentimentos de alegria pois voce fica com uma tristeza muito grande em seu coraçao estou tentando lidar com a fato de aceitar o meu erro pois sei que e muito dificil mais sei que posso conseguir alcançar tudo que eu preciso para restaurar minha alma e os meus sentimentos tudo isso foi por causa de um erro profissional um corte de uma fibra optica que nao era para cortar mais estou me restaurando por isso .....

Olá Sérgio !!

Pelo que vejo és administrador de redes .... !! lool
Em q empresa trabalhas ??

Bom, errar todos nós erramos ... errar é humano .... !!
E se reparares, quanto mais erramos mais apendemos ... !!
Não é por acaso q se diz: "A errar é q a gente aprende" ... !! loool
Pelo menos pra mim enquanto programador isto se aplica bastante ... !!
No momento em q erramos ficamos tristes, mas depois assumimos os erros, e seguimos em frente ... !! lool

Eu sei q há erros com mais ou menos impacto negativo, com mais ou menos importância, ... !!
Mas a vida é assim mesmo, feita de altos e baixos ... !!
Eu na minha opinião de ver das coisas, nós devemos nos esforçar para sermos o mais profissionais possíveis, e aí os erros ajudam bastante (pra fazer bem é preciso primeiro errar), assumir os erros e seguir em frente ... !! loool
Sem ficarmos tristes pelos erros do passado, o passado passou, agora só devemos olhar pro presente e futuro, com esperança e alegria .... !! looool
O dia de amanhã será melhor .... !!
E aqui os amigos têm um papel fundamental .... !!

fico feliz de voce ter me respondido com cinseridade pois com meu erro fiquei mais atento e mais calteloso com as cituaçoes que aparece a cada dia hoje eu posso dizer qe estou mais calteloso nais minhas ordem de serviço obrigado pela força que voce me deu ..........

Olá Sérgio !!

Na semana passada aconteceu-me uma boa: recebi uma notícia sobre um software abiblia, experimentei instalar, mas o programa disfarçado, só servia para danificar o sistema .... !!
Aí só tinha o X (ambiente gráfico) se entrasse como root.
Então peguei , entrei como root, saquei tudo o que tinha na minha àrea, e puz temporáriamente num dos nossos servidores os backups de tudo o importante
Formatei as partições de Linux, e instalei de raiz o Fedora 9
E ontem à noite voltou à normalidade, e em certos aspectos ainda ficou melhor ... !!

Tudo isto pra dizer q por vezes cometemos erros graves, mas só assim é q aprendemos
Eu agora sei q só instalo software de confiança, para minha seguraça !! looo
Essas situações ocorrem 1 em cada 100000, ou seja muito raramente .... !!

De resto, os amigos são prás ocasiões, né ??
Por isso disponha .... sempre às ordens ... !! loool

ola fellipe fico muito feliz por voce ter uma percepcao sobre esse assunto que e o erro pois nois como serumano as vezes tentamos entender os nossos sentimentos e as vezes ficamos perdido e desnortiado com um fato que ocorreu pelo erro mais qual for o seu erro voce mesmo passa a se condenar a si mesmo pois essa e a melhor forma de entender os nossos sentimentos primeira coisa e voce mesmo admitir que errou e nao vai fazer mais vai se policiar mais e nao se preocupar com o que as pessoas vao dizer pelo seu erro basta voce entender tudo isso que sua alto estima vai subir de tal forma que voce acaba esquecendo do fato de voce ter errado parabens para voce eu bato palmas para voce fica com deus.........

Olá Alice!

Não acho uma boa conduta chamar a atenção de um profissional na frente de todos. Isso eu acho incorreto!
Acho que a conversa sobre alguma falha feita por um subordinado deve ser realizada em particular, mas educadamente, tentando ensinar e motivar o profissional. É minha opinião.

E parabéns, adorei o assunto abordado!!

Visitem meu site: fornecedores de informatica

Olá!

Gosto deste cantinho..

Este também é um problema cada vez maior para mim... Já não escrevem há algum, porquê?
Também gostava de falar com alguém que esteja nesta situação...

Bom dia Marta,

Eu ainda a semana passada escrevi 1 post sobre a doença de harley harley, e 1 notícia sobre TIC pra pessoas surdocegas ! loool

Mas confesso q isto anda mais brandinho !
Bjos