Está aqui

Brasil - Senado inaugura novo serviço de impressão em braile

por Lerparaver

Será inaugurado nesta quarta-feira (29), às 11h, o novo serviço de impressão em braile da Secretaria Especial de Editoração e Publicação do Senado, com duas novas impressoras, cada uma com capacidade de produção de 1.200 páginas por hora.

Na ocasião, será lançada uma coletânea em braile de leis e decretos sobre os direitos das pessoas com deficiência. Os 50 exemplares da publicação serão distribuídos para bibliotecas e associações de pessoas com deficiência.

Faz parte dessa edição a lei que instituiu a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Lei 7.853/89). Também está sendo publicada em braile a lei que regulamenta o uso do cão-guia pelas pessoas com deficiência visual (Lei 11.126/05).

A gráfica imprime em braile desde 1998. Com os novos equipamentos, terá sua capacidade quadruplicada para atender à demanda crescente de bibliotecas e entidades que solicitam publicações contendo a legislação pertinente a diferentes setores.

Com 35 títulos já publicados em braile, a linha editorial da secretaria engloba a legislação federal, como a Constituição e o Código de Defesa do Consumidor, além das normas legais específicas para as pessoas com deficiência visual.

Fonte: http://www.senado.gov.br

Nota: contribuição, via e-mail, de Pedro Afonso.

Comentários

Olá! Quando li este texto, fiquei muito feliz, pois com essas iniciativas que nós vamos chegar longe, assim sendo independentes!

Sidarta

A população de deficientes visuais precisa ter acesso à informação em todas as áreas do conhecimento. As campanhas do Ministério da Saúde, informações sobre nutrição e tudo o que diz respeito a saúde do deficiente visual deveria ser distribuido em braille para todo o Brasil e principalmente nas regiões mais carentes.