Está aqui

Alunos cegos ou com baixa visão - “Igualdade”

por Lerparaver

As escolas portuguesas vão ser capazes de proporcionar igualdade de oportunidades aos alunos invisuais dentro de dois anos. A garantia foi dada pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, em Coimbra.

O secretário de Estado da Educação assegurou que dentro de dois anos, as escolas portuguesas são capazes de proporcionar igualdade de oportunidades aos alunos cegos e com baixa visão. Numa sessão evocativa do Dia Mundial da Bengala Branca na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, Valter Lemos sublinhou que as escolas têm respostas para os estudantes cegos ou com baixa visão para uma “verdadeira igualdade de oportunidades”.

O governante salientou ainda que para assegurar esse objectivo é lançada uma rede de escolas de referência onde os alunos dispõem dos equipamentos necessários e de professores tecnicamente habilitados a trabalhar com eles. Esta rede de escolas é vocacionada para os invisuais e portadores de deficiências auditivas, mas há também escolas vocacionadas para os cuidados especiais (autismo e multideficiências) e para a intervenção precoce (para acompanhar o mais cedo possível essas crianças).

De acordo com o secretário de Estado, há 787 alunos com problemas visuais, dos quais 164 com ausência de visão, encontrando-se estes últimos distribuídos por 111 escolas. Por outro lado, também as famílias desses alunos, segundo Valter Lemos, deverão receber mais apoio, pelo que a acção social escolar será organizada de forma diferente.

Manuais Mais livros

Há 1.728 manuais escolares disponíveis para jovens com necessidades educativas especiais, 1.134 dos quais em Braille, para invisuais. De acordo com o secretário de Estado, ao longo do corrente ano lectivo serão disponibilizados mais 40 manuais para alunos com necessidades especiais.

Fonte: http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=70efdf2ec9b086079795c442...

Comentários

Fiquei a saber ontem, através de uma escola, que o Gabinete de Ensino Especial, em Barcelos, terminou. Enfim. se esta cidade a nível de acessibilidade está muito à quem das espectativas, agora a nível de ensino caminha muito mais para trás!

Uma autêntica vergonha!

Tiago Duarte

Tiago Duarte

Em Barcelos os alunos com NEE continuam a ser acompanhados como eram (...) . Os alunos de deficiência visual estam a ser apoiados isso eu garanto. Será mais importante o gabinete ou os trabalhadores?

O que me foi dito, por pessoas seguras, que saíram de lá há pouco tempo, foi que praticamente não têm apoio. Se se enganaram, ainda bem!

Tiago Duarte

Tiago Duarte