Está aqui

Opinando - Blog de Filipe Azevedo - blog de Filipecanelas

Sinto-me mais seguro em levantar dinheiro com o Mbway

por Filipecanelas

apesar de vivermos naquele que em 2018 foi considerado o 4º país mais seguro do mundo, convém não abusar da sorte, e nesse sentido adoptar alguns cuidados por exemplo quando se levanta dinheiro.
Procurar terminais em zonas muito frequentadas, se possível vigiadas, usar os ouvidos para perceber se alguém está ao lado, conhecer bem o terminal para não dar muito nas vistas nem estar muito tempo a mexer na máquina de forma a não despertar nas pessoas o sentimento que estamos vulneráveis à espera de ajuda, evitar usar terminais situados em zonas mais isoladas, são tudo cuidados que regra geral as pessoas cegas e com baixa visão conhecem de cor.
Desde há algum tempo a esta parte que sempre que levanto dinheiro, gosto de usar o mbway.
as principais vantagens que eu encontro, são:

  • O processo de levantamento é mais célere porque não precisamos de introduzir o cartão;
  • Se alguém nos estiver a observar, como não nos vê com o cartão na mão, não vai pensar logo que vamos levantar dinheiro;
  • apenas precisamos de introduzir o código, e portanto não precisamos de conhecer o software da máquina.

Claro que a grande desvantagem passa por memorizar o código, mas creio que justifica o esforço sobre tudo pela sensação de maior segurança que me transmite.
Para quem não conhece, o Mbway é um serviço muito interessante disponibilizado pela SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços), e que de entre muitas funcionalidades permite levantar dinheiro em qualquer caixa multibanco, sem que seja necessário utilizar o respectivo cartão.
Depois de termos a aplicação instalada e o nosso cartão multibanco configurado, tocamos na opção levantamentos, e o modo de funcionamento é idêntico a uma caixa multibanco.
Escolhemos o montante, e depois surge a janela de validação/confirmação, em que usamos o código, impressão digital ou facial consoante as situações.
Depois a aplicação vai fornecer um código de 10 dígitos que é válido durante 30 minutos.
Basta dirigirmo-nos a um caixa multibanco, premir a tecla verde, (que fica no canto inferior direito do teclado numérico), esperar uns segundos, introduzir o código de 10 dígitos que lhe foi fornecido pela aplicação, premir novamente a tecla verde, e esperar que o dinheiro saia magicamente da gaveta.
Se pretender acelerar mais o processo, tem de escolher se quer ou não talão.
Essa escolha faz-se no teclado superior da caixa, onde existem duas filas de 5 teclas cada, uma à esquerda e outra à direita.
Normalmente o sim, é a tecla inferior do lado esquerdo, e o não, a tecla inferior do lado direito, mas em alguns terminais a ordem pode estar trocada.
No entanto sabe sempre que são as últimas teclas de cada fila a contar de cima para baixo, e se não fizer nada ao fim de alguns segundos a máquina assume que você pretende talão.
Obviamente que o valor que vai receber é exactamente aquele que escolheu no seu telefone quando fez o levantamento.
Como disse o código só é válido durante 30 minutos, e se não for usado caduca automaticamente.
Esta funcionalidade pode até ser extremamente útil se pretender dar dinheiro a alguém. Faz a operação no telemóvel e dá o código à pessoa que assim pode levantar o dinheiro.
Neste momento, a aplicação para IOS não tem os botões etiquetados, pelo que os utilizadores de VoiceOver deverão varrer até ouvirem a última opção antes da informação referente aos últimos acessos.
para conhecer em detalhe como é que funciona a aplicação Mbway, como aderir, serviços disponíveis etc. Pode consultar o site oficial.
http://www.mbway.pt

Comentários