Está aqui

Comparação Iphone versus equipamentos Android, Android versus IOS

por Daniel Serra

Texto da minha autoria com contributos dos leitores.

Após 3 anos com um equipamento androide, decidi adquirir um novo equipamento, e após muita indecisão, acabei por optar por um Iphone 5s.

Proponho-me neste texto fazer uma comparação pessoal entre equipamentos android versos Iphone, bem como android versus IOS.

A maior parte das pessoas cegas apenas conhece com alguma profundidade uma destas duas realidades, e muitos ainda nenhuma delas.

Pretendo assim apresentar as vantagens versus desvantagens de cada, por forma a ajudar na escolha do melhor equipamento para cada um.

A análise é pessoal, e reflete o meu perfil de uso destes equipamentos. Reflete também a minha experiência direta com 2 equipamentos android de média gama, com a experiência de 4 semanas com o Iphone 5s que é de gama superior aos equipamentos android que tive, e com o que aprendi ao longo de vários anos com notícias, experiência de pessoas próximas e de listas de discussão.

O texto é um pouco grande, mas só assim é possível fazer uma comparação útil. Em cada ponto, tentei ser claro e sintético, não indo demasiado ao pormenor.

Caso detetem erros, ou lapsos que considerem importantes, comuniquem para dfserra1@gmail.com por forma a retificar/completar o texto.

O android é heterogéneo. Há muitos equipamentos com características diferentes, muitas marcas, várias versões do android, e cada marca altera um pouco o android, inclusive algumas marcas implementam mais recursos de acessibilidade. Há equipamentos totalmente acessíveis e prontos a usar como os iphones, outros requerem instalação de programas para serem mais acessíveis. Vou-me referir ao android e ao que é possível na generalidade dos equipamentos.

De notar que são mais as semelhanças do que as diferenças entre estes 2 sistemas, pelo que vou apenas falar das diferenças.
Vamos a isso!

Equipamento físico (hardware)

Não posso analisar IOS versus android sem falar também dos equipamentos físicos. A nossa experiência depende do software, do hardware e da relação entre eles.

Neste ponto vou-me referir essencialmente a 2 equipamentos em concreto, o iphone 5s e o Sony z5 compact, já que eram os equipamentos que estive em dúvida, e tem preços semelhantes.

Pode ver todas as características em:
Iphone 5s http://www.apple.com/pt/shop/buy-iphone/iphone5s
Sony z5 compact http://www.sonymobile.com/pt/products/phones/xperia-z5-compact/

Para mim um aspeto importante é o tamanho pequeno, daí a opção do iphone 5s, bem como do Sony, o topo de gama mais pequeno do mundo android.

Vantagens Iphone 5s:
- Melhor construção e materiais;
- Mais pequeno/fino/leve;
- Botão home físico;
botão para colocar em silêncio.
Aspeto bastante negativo, altifalante em baixo o que dificulta o uso em ambiente externo sem usar auscultadores.

Vantagens Sony z5 compact:
- Altifalantes sterio frontais, em cima e em baixo, particularmente interessante para o uso de leitores de ecrã em ambiente externo e para jogos;
- Gravação áudio stério;
- Melhor câmara fotográfica;
- 4g e wifi mais rápidos já que é um modelo mais recente;
- Melhor autonomia;
- Cabo USB não proprietário e Carregador rápido (60% em 35 minutos, ou seja, carrega a capacidade do Iphone em 35 minutos, o Iphone demora várias horas;
- Saída OTG o que permite ligar um teclado USB, uma pendrive, etc…;
- Leitor de cartões de memória;
- à prova de água e pó;
- Rádio off-line;
- NFC;
- Botão dedicado para a câmara.

Ambos os equipamentos tem uma função que considero importante, o sensor de impressão digital.

Características presentes em outros equipamentos android que podem também interessar:
- Dual chip;
- Bateria removível;
- Botão home físico;
- Carregamento sem fios;
- Infravermelhos;
- Equipamentos com ecrãs inquebráveis ou curvos ou carcaças regeneradoras e flexíveis;
- Possibilidade de escolha entre diferentes tamanhos/características/preços.

Não comparo processador/memória, visto que não são comparáveis por usarem 2 sistemas diferentes. O que interessa é que ambos tem um bom desempenho.

A grande oferta de equipamentos android permite adequar o equipamento às nossas necessidades. Contudo também é verdade que no meio de tantos equipamentos e marcas, há equipamentos que podem apresentar problemas, software mal adaptado, componentes de menor qualidade, etc. Defendo assim que nos centremos nas marcas que ofereçam mais garantias. Algo também importante é não comparar o Iphone com androids baratos, deve-se comparar o comparável.

Em suma, a nível de equipamento para mim o Sony ganha claramente.

Lojas

Vantagens Appstore (IOS):
- Acho a App mais simples no telemóvel;
- Alegadamente mais segura;
- Possibilidade para os europeus em devolver aplicações pagas em 14 dias.

Vantagens playstore (android):
- Mais fácil pesquisar e instalar apps pelo computador;
- Mais aplicações gratuitas;
- Possibilidade de devolver aplicações pagas em 2 horas.

Existem ainda outras lojas seguras para android, como a loja da Amazom, que tem muitas promoções de APP’s.

Quanto a apps para cegos, creio que sejam equivalentes. A maior parte das apps está presente em ambas as plataformas, sendo que algumas só estão presente numa delas.

No android também é possível, de forma legal, instalar apps a partir de um ficheiro de instalação. Não falando em piratarias, tal permite instalar uma versão anterior de uma app, nomeadamente por questões de acessibilidade, bem como instalar apps que foram retiradas da loja.

Em suma, prefiro a loja do android.

IOS versos Android

Vou agora falar dos sistemas operativos propriamente ditos.

Leitores de ecrã

No android existem atualmente 2 leitores de ecrã principais, o nativo Talkback, e um alternativo, Shineplus, havendo a possibilidade de alternar entre eles.
O talkback tem o diferencial de permitir alterar os gestos o que possibilita escolher gestos mais simples para as funções mais frequentes.
O shineplustem funções interessantes e inovadoras, e está atualmente com atualizações de 3 em 3 semanas.
O Samsung s6 possui também um leitor de ecrã desenvolvido pela Samsung e que também tem as suas vantagens, até porque está mais integrado no sistema operativo.

Quanto ao Iphone, Gostava de salientar a grande preocupação da Apple com o verdadeiro desenho universal em todos os seus produtos, o que se reflete no voiceover e na integração e interação que faz com o sistema operativo, disponibilizando alguns recursos interessantes.

Sintetizadores de voz.

O Iphone apenas permite algumas das vozes da noance, e são gratuitas.

No android para além da voz gratuita do Google (português do Brasil), pode-se adquirir vozes alternativas, incluindo o eloquence ou vozes da Nuance. De notar que normalmente os topos de gama e alguns equipamentos de média gama trazem também vozes gratuitas.
Até gosto da voz Joana, contudo prefiro o eloquence já que a Joana para além de ser uma voz com volume baixo, não lê bem texto em inglês.

Neste aspeto prefiro a possibilidade de escolha do android.

Linhas braille

Não tenho experiência direta em nenhum dos sistemas, pelo que não sei se a nível de usabilidade e linhas compatíveis há grandes diferenças.
Afirmo apenas que em ambos os sistemas pode-se ligar linhas/display braille, sendo que no android tem de se instalar previamente a app brailleback da Google disponível na Playstore.

Pormenores de usabilidade/acessibilidade

Irei falar neste ponto de alguns pormenores relevantes mais genéricos que não refiro noutras partes deste texto.

Vantagens Iphone
- Comando contextual de 2 toques com 2 dedos. Embora não seja nenhuma função fundamental, o certo é que dá jeito ativar a escrita por voz, parar/continuar a reprodução de multimédia. O leitor shineplus no android faz um pouco isso, mas como não é nativo do sistema só pode atuar em algumas situações;
- estando com um dedo no ecrã, pode-se ativar um elemento dando um toque no ecrã com outro dedo;
- Baixar os outros sons quando o voiceover fala. No android também é possível, mas tem várias limitações pelo que eu não usava tal recurso.
- Aceder a ações com o gesto para cima ou para baixo, agiliza e poupa tempo em algumas funções nomeadamente no mail, notificações, etc;
- Os gestos de varrer no voiceover tem maior tolerância ao erro o que melhora a usabilidade;
- Gosto de utilizar tanto gestos de varrer como de toques na tela. Apenas não gosto de dar toques com 4 dedos, e acho que o rotor não é o gesto mais simples de fazer para todas as pessoas;
- Cuidado com a acessibilidade.
Em muitos aspetos nota-se que houve o cuidado de tornar o sistema o mais acessível possível. Por exemplo ao mover apps dos ambientes de trabalho, reordenar itens em listas reordenáveis, etc. Não é que não se faça em android, mas é outro conforto.
- Dicas do voiceover. Os leitores de android também possuem dicas para a interação do elemento em que estamos, mas as do voiceover vão mais além, e ajudam bastante uma pessoa iniciante.
- Maior coerência da interface por exemplo: separadores sempre em baixo, botão limpar ao lado de caixas de edição, players multimédia, etc. contudo determinadas coisas não são coerentes o que me provoca algum desconforto;
- Simplicidade das aplicações nativas. Normalmente as apps são simples e fáceis de usar, tendo as funções suficientes para a maior parte das pessoas. A desvantagem de tal é não ter funções mais avançadas;
- Interface pouco alterável. Embora para mim tal seja mais desvantagem que vantagem, contudo é verdade que tal facilita a interajuda e seutilizarmos outro equipamento já que todos os iphones são iguais.

Android.
- É mais fácil encontrar os elementos com a exploração tátil que no Iphone;
- Os leitores de ecrã para android usam alguns gestos em L, depois de se perceber a mecânica são fáceis de fazer, contudo há utilizadores que tem dificuldade;
- O conforto de ter sempre um botão voltar no android.
No Iphone, existe muitas vezes um botão voltar como primeiro elemento do ecrã. Contudo em muitas situações tal não acontece, podendo o botão estar noutro local e com outra designação por vezes pouco intuitiva. Noutras situações o botão voltar vai para ooutro local que não para o último ecrã. Existe um gesto para voltar, mas também não funciona em todas as circonstâncias.
No android, existe no ecrã ou fora do ecrã o botão voltar. Como tal botão está presente em todos os equipamentos e é integrado no sistema, ele funciona em 99% das situações de forma adequada e previsível. É particularmente útil e rápido quando pretendemos fechar o teclado, e voltar ´vários ecrãs seguidos.
- Personalização.
Uma das grandes vantagens do android, para quem aprecia tal, é poder personalizar muito para além do que se pode fazer num Iphone. Isto permite alterar muitos aspetos por forma a que o nosso trabalho seja mais rápido e produtivo. A ideia é utilizar o smartphone conforme gostamos, e não como a Apple definiu.

Fazer/receber chamadas/gerir contactos

- O Iphone é mais simples do que parte dos equipamentos android, pelo menos numa fase inicial;
- Na lista de contactos a função de índice é bastante útil;
- Com o spotlight é possível pesquisar contactos de forma rápida;
- Quando numa conversa, somos avisados do remetente de uma nova ligação, embora num volume demasiado baixo.

- O android tem nativamente a possibilidade de criar atalhos para números de telefones;
- pode-se usar apps para obter diversas formas de atender, de colocar em altavoz, de saber quem está a ligar, Outros marcadores, etc.
- O shineplus tem gestos específicos para abrir logo o teclado no ecrã, para saber quem está a ligar, para permutar chamadas e atender/desligar.

Navegação WEB.

Este é uma das grandes vantagens do IOS. Para além do safari ser simples, pode-se navegar por cabeçalhos, tabelas, listas, formulários, etc, bem como pesquisar na página.
No android algumas coisas começam a melhorar mas a diferença é muito grande. Este foi um dos principais motivos que me levaram a escolher o Iphone.

Mail.

Experimentei a aplicação nativa do IOS bem como o Imbox que uso no android.
Embora o android não apresente problemas de maior, no IOS algumas tarefas são mais simples como eliminar mensagens.
No android consegue-se anexar ficheiros com a mesma liberdade que num computador. No Iphone é fácil anexar fotos, mas outro tipo de ficheiros já não se pode fazer diretamente de dentro da app de mail nem do imbox, e é complexo anexar vários ficheiros proveniente de diferentes localizações.

Calendário e lembretes

No IOS é mais simples consultar os eventos bem como criá-los.

Câmara

No IOS anuncia por voz a posição dos rostos e indica se uma foto ficou tremida ou escura.
Na app nativa do IOS não se pode renomear as fotos, o que é um problema para identificarmos as mesmas. É possível fazê-lo de outra forma, mas requer algum trabalho.
Pode-se etiquetar as fotos com o voice-over, mas para mim não é bem a mesma coisa.

Nos topos de gama Samsung, para além de fazer a identificação automática da foto, a deteção de rostos também está presente, e o feedback que recebi é que as orientações são mais eficazes que no Iphone.

Tirando no s6 que podemos estar perante um impate, Globalmente o IOS é melhor.

Edição de texto.

É de salientar que o teclado do Iphone é mais preciso ao toque do que a maior parte dos teclados android, o que facilita na escrita. É também útil o Iphone ter sempre ao lado da caixa de edição um botão para limpar a mesma.
No Iphone pode-se escrever em braille diretamente nas caixas de edição, contudo no android já está em versão beta uma app que faz exatamente isso e que está a ter feedback muito positivo.

O shineplus tem uma função interessante que permite ir copiando e adicionando à área de transferência vários bocados de texto e depois colár tudo de uma vez.

Quanto a escrita por voz, atualmente a escrita do Google não permite escrever pontuação em português, contudo, quem preferir, por 1 euro pode adequirir a app swype, da nuance, que para além de ter uma excelente predição de palavras, tem a mesma tecnologia de escrita de voz presente no Iphone.

Nos androids é possível ligar um teclado externo Bluetooth, e em muitos modelos, teclados USB. No Iphone apenas podemos ligar teclados Bluetooth.
Quanto à experiência de uso ainda não tenho experiência nem grandes feedbacks para comparar.

Em suma, para mim na edição o Iphone é melhor.

Transferência e gestão de ficheiros

Um dos aspetos em que o IOS e o android mais diferem é a forma como gerem e partilham os ficheiros, e para mim o maior defeito do IOS.
Para transferir ficheiros de um PC para um android, basta ligá-lo por cabo e copiar como se de uma pen se tratasse. Para um Iphone tem de se ter software adicional como o Itunes ou outro.
O itunes é um programa um pouco complexo o que não ajuda a minimizar esta limitação.
Claro que o armazenamento na nuvem minimiza bastante este problema, mas não é a melhor solução para todas as situações e tipos de ficheiro.

Quanto à gestão de ficheiros, o android possui uma área onde ficam os ficheiros pessoais, e para onde podemos copiar o que quisermos e organizar por pastas, etc. (nota: não temos acesso aos ficheiros de sistema, apenas a parte livre para o utilizador).
Depois ao abrir um ficheiro podemos escolher com que aplicação o pretendemos fazer, e se uma app o entender, pode ir buscar qualquer ficheiro presente no equipamento.
Há pastas específicas, onde ficam as fotos, os toques, etc, e pastas criadas pelos programas, onde ficam por exemplo os ficheiros recebidos do whatsapp, etc. Isto dá uma flexibilidade imensa. Em suma pode-se gerir ficheiros no android como se do Windows se tratasse.

No IOS o ficheiro é associado a um dado aplicativo. é verdade que na maior parte dos casos podemos partilhar o ficheiro com outro aplicativo, mas tal não é universal. Para além desta gestão por vezes não ser simples, poderemos frequentemente ter várias cópias de um ficheiro, porque tivemos necessidade de o abrir com mais de um aplicativo.

Na minha opinião, se o Ipad Pro quiser realmente competir com concorrentes como o Surface, o IOS tem de evoluir em alguns aspetos, e a forma como os ficheiros são geridos é um deles.
Diz-se que o IOS é mais simples que o android, mas na gestão de ficheiros é claramente o oposto.

Assistente

A Siri e o google now são assistentes com filosofias bastante diferentes, embora no ios 9 a sire tenha ganho funcionalidades do concorrente.
Nos testes que fiz, o google now responde a mais perguntas, e é muito melhor se a informação pretendida for de Portugal.
Posso saber por exemplo quando é que o Porto vai jogar com o Benfica, etc.
Entende melhor o meu português de Portugal do que a siri.
O google now não faz conversa, dá a resposta e pronto o que para mim é positivo.

A Siri é melhor na interação com o smartphone. Pode-se alterar mais definições, mandar ler mails e mensagens, procurar eventos, etc.
A siri é concebida para ser usada sem olhar. Por exemplo, a pergunta "onde estou" no Google now retorna um mapa, na Siri surge a indicação por voz.

Apesar de sentir falta do google now, globalmente prefiro a Siri.

Acessibilidade/usabilidade Apps de terceiros.

Das apps que experimentei, a diferença não foi significativa. Algumas funcionam melhor no IOS, outras no android. Diria que no IOS a acessibilidade/usabilidade é melhor, mas depende da app em concreto,, por exemplo os aplicativos da Meo funcionam melhor no android.

OCR.

Uma aplicação que usava muito no android era o google goggles, já que bastava abrir a aplicação, tocar no botão volume e em poucos segundos tinha o OCR no ecrã e com qualidade
No ios, gratuito, encontrei uma aplicação interessante, a voice.
O Google goggles é um pouco mais simples e rápido, mas esta tem mais recursos, pelo que é uma boa substituição.
O talking googles para IOS funciona melhor do que para android.
Em relação a apps pagas a escolha é semelhante.

GPS.

Neste tema há algumas apps exclusivas do IOS e outras do android. De grosso modo, creio ser possível fazer mais no android com aplicações gratuitas. Se tivermos em conta aplicações pagas, eventualmente o IOS pode ser melhor a nível de acessibilidade.
Os mapas da Apple, tem aspetos interessantes a nível de acessibilidade, contudo ainda não entendi alguns recursos.,Quanto ao rigor dos mapas/navegação em transportes na minha cidade, o mapas do Google é melhor. A qualidade dos mapas é relevante porque a maior parte dos aplicativos para cegos no Iphone usa os mapas da Apple, e no android os mapas do Google.

Atualizações do sistema

Apesar de algumas marcas android até funcionarem razoavelmente quanto a atualizações, nomeadamente Google, Motorola e sony, o certo é que o IOS dá suporte por mais anos e as atualizações são mais rápidas, o que é particularmente importante no que se refere a questões de segurança.

Contudo convém referir que no android muitas das apps do sistema são autónomas (incluindo o leitor de ecrã), pelo que são atualizadas independente da versão do android, bem como alguns componentes do sistema. Além disso a comunidade em geral dá muitas vezes suporte a equipamentos para além do tempo concedido pelo fabricante. Quem tem uma versão antiga do android, tem acesso a quase todas as apps da playstore.

De todo o modo, para mim esta continua a ser uma das maiores vantagens do IOS.

1ª utilização e Reinstalação do sistema

No Iphone pode-se ativar o voiceover na primeira utilização, e pode-se reinstalar o sistema com total acessibilidade, tanto pelo iphone como pelo computador (Itunes).

No android depende. Em alguns equipamentos também se consegue ativar na 1ª utilização. E o restauro pelo computador pode ser ou não acessível.

Neste aspeto o Iphone ganha.

Relação entre o Iphone e outros equipamentos

Embora não tenha experiência pessoal, é sabido que o iphone está bastante integrado com outros equipamentos da Apple, conseguindo-se uma melhor integração global do que com outras marcas. A Microsoft está a tentar fazer o mesmo, ou mesmo ir mais longe em alguns aspetos, mas para cegos ainda não é uma solução válida.
Quem pretender ter um relógio inteligente, atualmente a única escolha acessível é o apple watch, pelo que necessita também de ter um Iphone. A appleTV pode também ser um motivo para ter um Iphone.

Suporte técnico

Eu particularmente nunca tive problema com a assistência técnica nos meus equipamentos android, contudo, apesar de Não ter experiência, é consensual nos utilizadores de Iphone que a assistência pós-venda da Apple é bastante boa. Claro que é difícil a alguém afirmar categoricamente que é melhor do que todos os concorrentes, mas certamente é das melhores.

Existem muitos mais pormenores em que o android e o IOS são diferentes, com vantagens para ambos os lados. Referi estes aspetos, por achar serem os mais relevantes e úteis.

Conclusão

Em suma, pode não ser fácil a escolha entre um equipamento android e um Iphone, e a escolha certa depende do perfil de cada um. Para um utilizador inexperiente, é mais fácil pegar num Iphone do que na generalidade dos equipamentos android. Mas depois de alguma adaptação, ambos são sistemas bastante acessíveis. Tendo a achar que os utilizadores mais avançados, que gostam de experimentar, de personalizar, preferem o android. Quem prefere simplesmente ter algo que não dê grande chatice, que funcione sempre igual e que faça tudo o que uma pessoa normal faz, prefere o Iphone.
A nível de hardware prefiro equipamentos android, creio que pelo preço os iphones deveriam ser melhor em alguns aspetos e a pouca oferta limita a escolha.
Como sistema operativo, embora reconheça virtudes no IOS, prefiro globalmente o android.
O IOS ganha nas atualizações, em vários aspetos de acessibilidade e usabilidade.

Se não fosse cego provavelmente nunca compraria um UIphone.
Contudo comprei um Iphone porque achei que para o meu perfil, no momento atual, era o equipamento que mais garantiria a satisfação das minhas necessidades, para além de ter curiosidade em experimentar um sistema novo.
Embora esteja globalmente satisfeito, ao contrário de muitos não considero que é assim tão espetacular e tão melhor que os equipamentos android e também tem os seus problemas e bugs, tanto do IOS como do voiceover.

O mais importante, é que hoje temos escolha, em que discutimos qual a melhor, já que ambas são já bastante boas.

Daniel Serra

Caro Daniel Serra, parabéns pelo texto! Sinceramente, nunca li um texto com esse propósito escrito com tanta isenção. Penso que a tua contribuição com esse comparativo é de grande valia para a comunidade que deseja adquirir um dispositivo móvel e tem dúvidas sobre qual comprar.

Em relação a um aspecto abordado por te no texto, mais especificamente ao cliente de e-mail. Uso aqui o Aquamail para Android, e te asseguro que não há nada mais simples para lidar-se com as mensagens, sobretudo seleção e remoção delas. Se ainda usa mesmo que por vezes o Android, recomendo que experimentes esse app. Vais ver o quanto ele é simples e intuitivo.

Finalizo agradecendo-te mais uma vez pelo ótimo texto e contribuição.

Com os melhores cumprimentos,
Roberto.

Caro Roberto,
Obrigado pelas palavras, tentei dentro do possível ser isento.

Numa dada altura experimentei vários programas de mail no android, e tenho a ideia que um dos que mais gostei foi o Aquamail. Contudo já não me recordo dos motivos, mas preferi utilizar o imbox da google.

Daniel

Viva Daniel,

Muitos parabéns pela publicação deste artigo, dos melhores que já vi sem grande polémica.

Como deves saber, , sou usuário desde sempre de iphone, mas já tive várias experiências com equipamentos android, inclusive em versões mais recentes deste sistema operativo, nomeadamente da 4.2 em diante, usando naquela altura somente o talcback, pois o shineplus ainda não tinha feito a sua aparição no mundo tecnológico...

Ora, numa das tuas abordagens, referes que não achas o gesto do rotor, no IOS, assim tão simples... Embora ache que isso pode ser algo subjetivo, permite-me que também te diga que não acho o seu quase parecido, ou pelo menos com o mesmo objetivo para muitas tarefas, no sistema android seja nada fácil de executar. Refiro-me, claro está, aos gestos em l (navegação global e local), e foi uma das coisas que me fez perder a paciência muitas vezes. Talvez uma questão de treino? Isso também posso dizer do gesto do rotor e uma das coisas que digo às pessoas a quem até agora expliquei os primeiros passos de iphone e com bastante sucesso na sua execução, é que quando fazem a rotação com os dois dedos, levantem-nos do ecrã e voltem a colocar da mesma forma, para continuar a rotação. Ora, nos gestos em l, nunca ninguém com paciência se dispus a explicar de forma a que os meus enganos não fossem tão frequentes... Sim, porque ora eles me saíam bem, ora me enganava, ou então o talkback não respondia e eu desanimava...

Felizmente, pelo feedback que alguns utilizadores android me têm feito chegar, e pela leitura que fiz deste teu artigo, constato que agora existe forma de personalizar estes gestos, facto que talvez me possa agradar, sobretudo se for da forma que eu quero (será que sonho? lol) Ah, mas dizes que são gestos mais frequentes... Aqui o conceito de frequência significa que existe algum limite?

Para já é tudo nas minhas considerações. Pelo facto do artigo ser muito extenso e interessante, vou proceder a mais uma ou duas leituras e, se achares por bem, quiçá coloque algumas questões com objetivo não só de ajudar os novatos como os antigos usuários de cada sistema operativo.

Um abraço e, mais uma vez, bem hajas.

Tiago Duarte

Olá Tiago,

O problema do gesto do rotor, não é que seja particularmente difícil, mas por vezes temos necessidade de o fazer várias vezes seguidas, logo, quanto mais rápido melhor, e para fazer várias vezes seguidas há gestos mais simples e rápidos. Poder-se-ia usar por exemplo o gesto de 2 dedos para os lados já que esse gesto não é utilizado.

Quanto ao android o gesto que referes apenas se faz uma vez de cada vez. Tal gesto do android realmente não é a coisa mais simples de aprender a fazer, logo nem todos o fazem corretamente. Falo por mim que inicialmente tinha também dificuldades. Contudo, depois de perceber a lógica, não falha. Atualizei esta indicação no texto, obrigado.

No talkback pode-se alterar todos os gestos, contudo estamos limitados aos disponíveis pelo sistema correspondentes a varrimentos com 1 dedo, que são os 4 gestos de varrer, os 4 gestos de ir e vir, e os 8 gestos em L. Faz falta a possibilidade de utilizar outros gestos, como toques com 2 ou 3 dedos no ecrã. Este tipo de gestos apenas está presente no leitor do Samsung S6, aliás, de todos os leitores (android e ios), este é provavelmente o leitor com melhor usabilidade a nível dos gestos.

Daniel

Viva Daniel,
Eu consigo utilizar o gesto do rotor rapidamente e, se for necessário, vezes seguidas, pelo que acho e acredito que tudo é uma questão de hábito para os utilizadores dos dois sistemas.
Quanto ao s6, foi o android que até hoje mais gostei de utilizar, precisamente por ter um leitor de ecrã mais parecido com o VoiceOver, pena que outros não lhe seguem o exemplo.

Tiago Duarte

Olá Daniel.

Excelente artigo.

como já tive experiência nos dois sistemas, sendo que no meu caso utilizei primeiro android, depois IOS, retornando em seguida para o Android e estando atualmente com o Iphone, concordo com quase tudo que disse.

O único ponto que discordo é quando dá importância ao Hardware, colocando como desvantagem do IOS este fator.

Se olharmos as especificações, veremos que alguns topos de linha que rodam android tem sim um hardware superior ao Iphone mais novo e até isso fez com que eu adquirisse um Sony Xperia ZQ, há alguns anos e depois um Galaxy S6.

A questão é a seguinte: Esses equipamentos tem um hardware potente, devido à exigência do sistema operacional.

O Android otimizado pela Samsung, por exemplo, é pesado e por isso necessita de mais processador e memória.

Já o IOS, não exige tanto do hardware. Na prática, verá que o desempenho é praticamente igual.

Pensei que só eu achasse isso, mas se buscar na Internet os diversos Benchmarks feitos entre o Iphone e seus concorrentes diretos também te dirão isso.

Pessoalmente, acho que hardware não deve ser um fator tão decisivo assim na escolha, como pensava antes.

Caro André Carioca,
Concordo consigo, por isso que quando falo em hardware nunca falei em memória/processador, o que falo é o que exemplifico no texto, altifalantes sterio frontais, gravação sterio, autonomia, carregamento rápido, leitor de cartões, NFC, OTG, rádio, à prova de água, dual chip, etc, nestes pontos para mim o Z5 e outros topos de gama android são claramente melhores.

Quanto a desempenho, acaba por ser uma não questão. o importante a reter é que independentemente do processador/memória, um topo de gama quando é lançado é quase sempre o mais rápido do mercado, até surgir outro topo de gama. Além disso, a capacidade de processamento evoluiu tanto, que a performance de qualquer topo de gama está já acima das necessidades de um uso normal.

Tendo em conta que o Iphone 5s tem mais 2 anos que o z5 compact, até será normal que o Sony tenha melhor desempenho, contudo provavelmente para o uso que dou deve ser pouco notório pelo que nem referi tal vantagem, e porque fiz questão de não entrar nesse tipo de comparações que são difíceis de fazer.

Daniel