Está aqui

Brasil: Quem é deficiente: o cliente ou a empresa?

por Norberto Sousa

Seu cliente é deficiente ou a sua empresa? Esta é uma pergunta que sempre faço aos empresários, gerentes, líderes, vendedores com os quais converso. Quando pergunto como tratam seus clientes com deficiência, alguns me respondem: “Muito bem! Trato todas as pessoas da mesma forma. Pra mim todo mundo é igual! Não tenho preconceitos”. Errado! As pessoas não são iguais. Têm interesses, necessidades, perfis diferentes. Portanto, não devem ser tratadas de forma igual.

Outros me respondem: “Trato muito bem! Ajudo em tudo. Faço tudo por eles!”. Errado também! A pessoa com deficiência não é uma criança. Tem vontade, autonomia para tomar decisões e ama sua liberdade de realizar suas atividades e superar barreiras e limites!

Aí você me pergunta: mas então, o que devemos fazer?

Calma! Não é complicado!

Ao mesmo tempo em que sua empresa precisa se adaptar física e digitalmente para atender às pessoas com deficiência, também precisa ocorrer uma adaptação psicológica e emocional para lidar com as situações que surgem.

Toda sua estrutura pode estar preparada para atender uma pessoa com deficiência, mas as pessoas estão preparadas, sabem o que fazer e como fazer?

Eis alguns exemplos para ilustrar o que estou querendo dizer: um restaurante adapta sua entrada com rampas para cadeirantes, desenvolve seu cardápio em Braille, entre outros. Entretanto, quando um cliente cego chega, sua equipe não sabe tratá-lo, orientá-lo ou guiá-lo até a mesa. Em seguida, o garçom, ao anotar o pedido, dirige-se ao acompanhante, perguntando o que o cego vai pedir. Pense! O cego não pode ler, mas, com um cardápio em Braille e as informações faladas pelo garçom, ele pode, tranquilamente, fazer seu pedido. Além disso, o cego, não sendo surdo ou mudo, não terá problemas em se comunicar com o garçom.

Outro exemplo, neste caso virtual, acontece pelo fato de a maioria das lojas online não oferecer acessibilidade web aos seus usuários, que acabam desistindo da compra por problemas de navegabilidade etc. Lembro-me de um caso de colegas tentando comprar em lojas virtuais e, por terem dificuldades de mobilidade, não conseguiam usar o mouse. Dessa forma, não podiam clicar no botão de compra do produto, simplesmente porque o site não estava preparado para a navegação pelo teclado, ou seja, quando usavam o teclado, a tecla “tab”, não conseguiam acionar o botão de compra.

Confira a seguir 7 dicas para atender bem aos seus clientes com deficiência:

1- Prepare-se: leia sobre os direitos das pessoas com deficiência. Participe de palestras. Busque informações que o façam atender melhor. Aja com bom senso.

2- Tenha percepção e empatia: é fundamental ter a percepção para os detalhes e empatia para compreender o outro. Tente se colocar no lugar dele e saberá como gostaria de ser tratado, assim terá uma ideia de como agir.

3- Comunique-se: pergunte, converse, escreva, faça gestos, se for necessário. Só assim conseguirá compreender as necessidades do outro.

4- Adapte-se: organize seu ambiente físico ou digital, em caso de sites e lojas virtuais, para suprir as necessidades do seu cliente, ou seja, disponha os objetos e itens de forma a não dificultar a locomoção de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual; utilize fontes grandes em prateleiras, preços etc.; siga as orientações do consórcio W3C para acessibilidade web; tenha profissional qualificado para atender, ajudar, guiar, orientar seus clientes. Tenha espaço para um descanso, uma cadeira, por exemplo, para uma pessoa idosa.

5- Respeito é bom e todo mundo gosta: respeite os direitos das pessoas com deficiência. Por exemplo: se um deficiente visual quiser entrar com seu cão-guia em seu estabelecimento, não se oponha, pois é seu direito, é lei.

6- Use a tecnologia a seu favor: existem diversas tecnologias gratuitas ou de baixo custo para tornar sua empresa, loja, site etc., mais acessível. Use!

7- Busque ajuda: procure orientação e crie um programa interno de inclusão. Contrate um coach, uma consultoria, um profissional que possa ajudar nessa empreitada. Com certeza, será muito mais barato e rápido do que fazer sozinho, sem saber ou receber processos judiciais e pagar indenizações por não cumprir a lei ou causar constrangimentos ou ter sua imagem destruída por ser considerada uma empresa ou pessoa preconceituosa.

Por tudo isso, pergunto mais uma vez: Seu cliente é deficiente ou será a sua empresa?

Pense nisso!

Fonte:
http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/quem-e-deficiente-o-...

Comentários

Aqui está um tema interessante para discutir. Obrigada Norberto por partilhar connosco.

Todos os dias nos debatemos com estas dificuldades. Eu acho que os empregadores, funcionários de restaurantes, dos serviços públicos... etc... etc, deviam receber alguma formação sobre determinados comportamentos a ter na presença de uma pessoa com deficiência, para evitar certos atropelos que criam um certo desconforto e má imagem para a empresa ou serviços. Aprender nunca é demais, só nos dignifica e nos enriquece!

A sociedade somos todos nós... mas será uma sociedade inclusiva? Na minha opinião ainda estamos muito longe disso, mas não podemos desistir, jamais!!!!

Boa tarde,

Aqui está uma excelente reflexão q daria pano pra mangas ... !

Se actualmente já existe tanto desemprego, e para arranjar emprego para 1 pessoa dita normal é tão difícil, q fará para os deficientes ... !
Atualmente salvo erro existe legislação para q pelo menos 10% sejam ocupados por deficientes, mas essa legislação deveria ser ainda mais eficiente ... !

Infelizmente a mioria dos empregadores, nem sequer ponderam a hipótese de empregar deficientes ... :-(
Mas nós deficientes somos capazes de fazer tão bem ou melhor do q os ditos normais, é mais preconceito / discriminação !

A nível de adapatação penso q deva ser bilateral: do trabalhador às tarefas q a empresa precisa, e da empresa para criar as condições necessárias !
Abraços

Olá!

Sou massagista/auxiliar de fisioterapia em pleno estágio, sou cego total e surdo profundo, mas ouço 70%, o que quer dizer que não tenho uma audição perfeita e que sinto algumas dificuldades em localizar a origem dos sons e em perceber certas palavras. No entanto, os meus medos de não conseguir um estágio e ser autónomo revelaram-se infundados, porque logo no meu primeiro dia de estágio tive tanto trabalho como as auxiliares e as fisioterapeutas!

E em menos de uma semana já me orientava sozinho no meu bloco, na cozinha onde aqueço o meu almoço e no vestiário onde me equipo. Consegui porque tenho uma boa capacidade de adaptação e ao mesmo tempo que trabalhava ia fixando as referências.

Como o centro de fisioterapia é da Santa Casa da Misericórdia da minha cidade, temos sempre muito trabalho, no meu bloco são quase 30 utentes por dia! E não me trataram como um limitado, antes pelo contrário fizeram tudo para me incluir e para que eu fosse o mais autónomo possível.

Uma fisioterapeuta muito inteligente adaptou os aparelhos de eletroterapia com sinais em relevo para que eu não precisasse de estar constantemente a pedir ajuda para colocar as intensidades, etc. Agora ando nas nuvens porque faço tantas coisas sozinho para além das massagens e dos calores húmidos!

Foi o melhor sítio que a APEDV conseguiu arranjar, mas muito honestamente não houve qualquer problema em me aceitarem como estagiário, ou seja, responderam prontamente sem pôr em causa a minha dupla limitação. Até pensei que a minha mãe é que pediu lá no Céu que fosse assim! rsrsrsrsrs

Contudo, reconheço que a minha dedicação e o meu jeito para as massagens contribuíram em muito para que ficassem positivamente impressionados, tal como a sensibilidade das pessoas que trabalhavam na clínica. Tive sorte porque me calharam pessoas muito acessíveis e que apreciam o meu entusiasmo e trabalho de tal maneira que também as ajudo nos seus blocos e fico a trabalhar até depois da minha hora.

Uma coisa que para mim foi muito importante foi a simpatia e a confiança da diretora e do pessoal da clínica, pois antes do estágio pensava que não me iam deixar fazer metade do que faço atualmente e que, com o tanto trabalho que têm, não tivessem tempo para me explicar. Mas são pessoas espetaculares e arranjam sempre tempo para me ler a ficha dos utentes e os respetivos tratamentos que tenho de lhes fazer.

Muitos dos utentes gostam das minhas massagens e houve uma senhora que ficou tão triste porque não tinha indicação de massagem que fiquei comovido.

Conto-vos isto para vos dizer que não tive o superprotecionismo ao começar o meu estágio e que hoje as pessoas não são tão preconceituosas como no passado. Penso que tem a ver com a minha atitude e vontade de aprender qualquer coisa que esteja ao meu alcance e faço com alegria as tarefas mais simples, como arrumar os materiais e preparar outros.

A minha surpresa não termina, porque cada dia ensinam-me coisas novas para aumentar a minha autonomia e houve um dia que me deixaram encher garrafas e frascos com gel e creme de massagem. Adorei e não sujei a mesa e o chão!

Ontem desenrasquei-me lindamente ao aplicar um tratamento de correntes a uma utente, fiz praticamente tudo e no fim desliguei o aparelho feliz por mais um dia a ajudar os outros.

O fazermos o que gostamos e sabemos fazer é uma sensação maravilhosa e não penso para já na possibilidade de ficar ou não a trabalhar lá, porque já foi demasiado bom ter conseguido estágio e depois se vê.

Abraços

Marco Poeta

Parabéns, muitos parabéns! Fiquei muito contente, fantástico!

Tenho quase a certeza que tens o emprego garantido, pá! Empenha-te ao máximo, pois simpatia tens muita. As pessoas não te vão deixar ir embora!

Espero que corra tudo bem e consigas tudo o que queres
Bjs

Olá Céu!

Eu sabia que ias ficar muito contente com a notícia e que sempre acreditaste que eu ia longe! loool

Podes crer que estou empenhado em dar o meu melhor e porquê? Porque descobri que era realmente isto que queria: ser massagista e poder ser útil à sociedade!

Bom, não quero alimentar muitas expetativas em relação ao futuro que para mim é uma incógnita. O melhor é deixar as coisas fluírem e se conseguir emprego muito bem, mas se não, pelo menos tenho mais uma formação e posso ganhar uns trocos fazendo massagens por conta própria.

Sabes que não tenho ilusões de que muitos empregadores se aproveitam do trabalho voluntário e que todos os que estagiaram no mesmo sítio onde estou a estagiar não ficaram lá, e olha que gostavam do trabalho deles! Mas o simples facto de ter conseguido um estágio já foi demasiado bom e aprendo coisas muito úteis e relaciono-me muito bem com toda a gente. Sou muito educado, atencioso prestável e interessado, o que facilita em muito as coisas.
Hoje tive mais um dia cheio de trabalho, 8 horas sempre a andar, pois raramente fico parado à espera que seja solicitado, também tomo a iniciativa e vou perguntando se precisam de ajuda.

Com tudo isto quero dizer-te que, de momento, estou a adorar o meu estágio, mas não alimento ilusões de ficar a trabalhar, porque sei que hoje em dia é raro contratarem pessoal novo... Por isso, vivo um dia de cada vez, com alegria e entusiasmo. E seja o que Deus quiser!

Beijinhos e tudo de bom!!!

Marco Poeta

Olá Marco !

Sabes pq conseguiste e conseguiras ir tão longe ?
Porque és uma pessoa empenhada, humilde, motivada, trabalhas na tua área, trabalhador ... e isso faz toda a diferença lool
E tenho quase a certeza q irás arranjar emprego, e q até lá irás passar e vencer muito desafios lool

Sabes, eu, tu, a Céu ... podemo-nos dar por contentes por termos um emprego lool
Porque hoje em dia há tanta e tanta gente no desemprego :-(

Ainda ontem fui fazer análises no Hospital de S. João, e fui à minha sala buscar umas coisas, e tava lá a fazer muita falta, perguntaram-me como eu faço uma série de procedimentos de trabalho, e o facto de fazermos falta é bom lool

Abraços

Olá Filipe!

Desejo de todo o coração que esteja tudo bem contigo e que tenhas tido um fim de semana muito sorridente!

Obrigado pelos elogios e principalmente por seres um amigo fantástico!

Não te respondi mais cedo porque estava mesmo muito cansado de uma semana de estágio muito puxada e ao mesmo tempo gratificante! É realmente maravilhoso sentirmo-nos úteis e vermos que valeu a pena todo o sacrifício e esforço que fizemos para chegar até ao fim de mais uma etapa da nossa vida!

Gostava imenso que tu e a Céu estivessem certos e que eu conseguisse ter um emprego na área da fisioterapia, mas, por outro lado, sei muito bem que esse sonho pode não se concretizar a curto prazo... E com as várias desilusões que já tive, não quero alimentar demasiadas expetativas e o que tenho feito é concentrar-me no aqui e agora e não no futuro.

Pois, vocês têm imensa sorte em terem um emprego estável e serem autónomos financeiramente. Claro que continua a haver muito desemprego e dos que têm uma deficiência nem se fala... E digo-te mais: afinal ainda não tenho condições finamceiras para abrir um gabinete de massagista e muito menos em casa... Posso fazer massagens a pessoas de confiança mas até essas são poucas... loool!

Contudo, na clínica onde estou a estagiar sinto-me muito valorizado e confiam plenamente nas minhas capacidades, aprendo todos os dias algo novo e interessante, mantêm-me sempre ocupado e o meu relacionamento com as pessoas é excelente. Posso considerar-me um sortudo, mas sei que tive de lutar muito para o conseguir.

E claro que vou continuar empenhado em dar o meu melhor mas sem alimentar demasiadas expetativas. Estou como aquelas pessoas que só acreditam no que veem. loool!

Grande abraço e boa semana!

Marco Poeta

Olá Marco !

Tá tudo bem, e o fim de semana foi óptimo e sorridente loool
Oh não tens nada q agradecer, tb tens sido um amigo fantástico lool

Não te preocupes, eu bem sei q tens uma vida bastante atarefada, e q nem sempre podes vir à net lool

Nunca se sabe se um dia conseguirás um emprego na área de fisoterapia ... !
Repara que, nalgumas situações o melhor é não fazer grandes planos, mas noutras situações é inevitável fazê-lo ... e no que diz respeito ao nosso futuro profissional, é bom e salutar pensarmos no nosso futuro, fixarmos metas para o futuro (ex: quero um emprego na área da fisioterapia), e repara q se fixares bem essas metas, lutarás sem cessar para 1 dia as alcançares. Pode não ser agora, mas daqui a meio ano, 1 ano ... mas conseguirás !

Já leste, mas podes reler o meu testemunho de vida no lerparaver, e como sabes as coisas nunca foram nada fáceis, mas nesses precisos momentos é q me dava mais pica para lutar, e sempre superei todas as espetactivas, e consegui 1 emprego na área profissional q mais gosto, e mesmo depois de tar a estagiar, tive q suar muito para provar q como deficiente era capaz de fazer mais ou melhor do q 1 dito normal, e mesmo depois no concurso para ficar efectivo não foi nada fácil, eram 150 a 5 vagas, foi bem puxado mas lá consegui ... isto tudo para te dizer q nada é fácil, mas com muita luta e determinação consegue-se ... !

Graças a Deus hoje em dia tenho um emprego efectivo, estável, e autónomo em vários sentidos lool
Mais uma vez se lutares, conseguirás criar as condições para abrires o gab de massagista lool

Isso é bom aprendermos, e ganharmos hábitos de trabalho, e aprendermos as técnicas no estágio lool

Grande abraço

Olá Filipe!

Foi com imenso agrado que li os teus sábios conselhos e reli o teu testemunho de vida, e olha que tens toda a razão porque o nosso caminho para a independência plena é longo e cheio de obstáculos que temos de vencer.

Claro que tiveste de lutar o dobro ou o triplo que os ditos "normais", mas contra tudo e contra todos conseguiste e mostraste aos mais incrédulos que eras capaz e não desanimaste ao ponto de desistir dos teus sonhos. Mas, por outro lado, temos de reconhecer que tiveste muita sorte e na altura o desemprego não era tão mau como hoje.

É assim amigo: não quero fazer planos de futuro apesar de ser muito sonhador e admito que adorava conseguir um emprego na minha área, mas tenho os dois pés bem assentes na realidade e não deixo fugir as pequenas oportunidades! E achas que vou diminuir a minha luta por as coisas serem bem difíceis para nós? Nunca fui de desistir e deste sonho não vou desistir nunca! Leve o tempo que levar há de chegar a minha vez.

Obrigado pelo teu apoio sempre reconfortante! Sinto-me um sortudo em ser teu amigo e fico mais animado quando leio as tuas palavras sinceras que transmitem boas energias! LOOOL

Grande abraço e boa continuação da semana!

Marco Poeta

Olá Marco !

não tens nada q me agradeçer, se os meus conselhos e testemunho de vida te foram úteis, servem para te animar na tua luta, e te inspiram óptimo ... loool
Repara que nós só temos 2 caminhos: o do vencido ou o do vencedor
E o meu e penso q tb o teu é de vencedor, mas para o alcançar o caminho é muito ensinuoso, cheiro de buracos, obstáculos, espinhos ... o importante é não desistir e lutar sem cessar, e alegrar-nos com as nossas pequenas victórias !

Ya, é mesmo, lutei o dobro ou o triplo q os ditos normais, e consegui mostrar aos mais incrédulos q era capaz, mas no fim fiquei com aquela satisfação q sabe tão bem lool
Eu sei q o desemprego naquela altura não era tanto, mas apesar de tudo já havia, mas agora é mais ... !

Mas olha que, eu tenho conhecimento de empresas na área das tecnologias, q todos os anos recrutam os melhores alunos q terminam o Mestrado Integrado, mesmo com este desemprego todo ... !
Isto tudo, para te dizer q se te esforçares, e fores muito bom na tua área, tens mais hipóteses em conseguires um emprego, e tens dado provas disso, tás a adorar o estágio, tens tirado sempre altas notas ... ! lool

Eu tb me sinto um sortudo em ser teu amigo, e fico feliz q as minhas palavras sinceras te tenham transmitido boas energias lool
Grande abraço

Olá Filipe! Estás bem?

Sim,eu sei que só temos dois caminhos e que o meu é obviamente vencer! Mas repara que por vezes até os melhores não têm a oportunidade de ficar a trabalhar depois do estágio, porque muitos dos empregadores aproveitam-se do trabalho voluntário ou só empregam pessoas com deficiência se receberem algum benefício em dinheiro. Infelizmente esta tem sido a realidade e é por isso que as minhas expetativas são moderadas e que vivo um dia de cada vez.

Confesso que as minhas notas finais de curso não foram assim tão altas como pensas e que já me enganei várias vezes durante o meu estágio. Porém, tem corrido bem, as pessoas gostam das minhas massagens e aceito com alegria qualquer trabalho, pois gosto de ser prestável e de ajudar.

Mais uma vez, obrigado pelo incentivo e força!

Grande abraço e tudo de bom!!!

Marco Poeta

Olá Marco !
Tudo bem ? Cmg tá tudo ok lool

Bem me parecia q o caminho q optas é o de vencedor lool
Isso tb é verdade, muitos empregadores procuram pessoal com baixas qualificações e ao empregarem deficientes é só enquanto lhes vem o subsídio para tal ... ! :-(
Mas felizmente se formos mesmo bons na nossa área profissional, temos muitas mais hipóteses de emprego ... eu por exemplo já recebi propostas de emprego q nunca mais acaba, cá em Portugal e no estrangeiro, e tenho visto outras ofertas de emprego noutras áreas q não a minha ... !

ai não ? pensei q a média final fosse mesmo bué de alta lool
Mano, é normal enganares-te numa ou outra coisa no estágio, pq tu aprendeste a teoria, e agora na prática é bem diferente, mas desde q dês o teu melhor é na boa lool

Ah não tens nada q agradecer loool
Grande abraço e fica bem

Olá Filipe! Estás fixe?

Deves estar a murmurar baixinho e depois aos gritos: até que enfim, uma resposta! rsrsrsrs

Realmente agora tenho pouco tempo livre para ir ao lerparaver e responder aos meus amigos! No entanto, continuo a participar como antigamente, embora isto por aqui ande demasiado calmo e já não seja como antes no qual havia sempre temas interessantes e o pessoal era muito mais ativo..´.

Só tu e a Céu têm comentado e não sei onde anda o pessoal. Enfim, comenta quem quiser, afinal de contas isto é um espaço de partilha e cada um é livre de opinar.

Voltando ao teu último comentário.

Espero que tenhas razão e que, com muito empenho e mostrando o meu melhor, consiga efetivamente o meu primeiro emprego.

Em relação às minhas notas do curso, não tenho de me queixar mas estava sinceramente à espera de mais depois de tanto trabalho e esforço... Contudo, ainda tenho a avaliação do estágio para a média final. E até agora tem corrido muito bem, ando contente com a opinião positiva dos meus utentes e das minhas colegas, o que é muito significativo para mim e serve de estímulo para que eu continue a dar o meu máximo!

Já me perguntara o que tinha nas mãos para fazer massagens tão relaxantes! rsrsrsrs

Grande abraço e uma alegre continuação da semana!

Marco Poeta

Olá Marco !
Tudo bem ? cmg tá tudo :-)

Por acaso não, pq sei q tens o estágio e q chegas a casa estafado, por isso eu sei q respondes quando arranjas um tempinho, com isso não te preocupes pq eu entendo perfeitamente loool

Pois, eu bem me recordo q em tempos não falavam posts super interessantes, comentários aos molhos, com bué de malta a participar mesmo os q não tão registados ... agora é uma pena q de facto o lerparaver ande de facto às moscas, acho q deviam dinamizar este espaço, mas enfim ...

Neste caso claro q tenho razão, só tens q dar o teu melhor para conseguires o teu primeiro emprego loool
Provávelmente no meu estágio com tantas pessoas ditas normais lá a trabalhar, se eu de facto não me esforçasse para dar o meu melhor, provávelmente não lá tinha ficado até hoje ... !

Pois ainda nada tá perdido, e se a média do estágio fôr boa pode compensar na media do curso final lool
grande abraço