Está aqui

Cientistas apresentam óculos inteligentes para pessoas com visão limitada

por Norberto Sousa

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, apresentaram óculos inteligentes desenvolvidos para pessoas com visão muito limitada, com o objetivo de ajudá-las a enxergar melhor o contorno dos objetos ao seu redor.

Em alguns casos de pacientes com visão próxima à cegueira, os óculos permitiram que eles pudessem ver, pela primeira vez, os seus cães-guia e reconhecer melhor objetos e pessoas.

O Real Instituto Nacional de Cegos (RNIB, sigla em Inglês) ressaltou hoje que este é um avanço científico "muito importante", pois permitirá que pessoas com pouca visão ou próximas à cegueira tenham mais independência para realizar seus movimentos.

Grandes, os óculos possuem uma câmera tridimensional conectada a um computador portátil (colocado no interior de uma mochila) que processa as imagens e as projeta em tempo real nas lentes.

O cientista Stephen Hicks, que liderou o estudo, disse que estas lentes permitem ver os obstáculos no caminho para evitar tropeços, e que acredita que em breve seu uso poderá ser estendido.

"Todas as pessoas adoram eles. Eles redefinem o quanto podem ver. Enxergam detalhes de rostos, podem ver as próprias mãos", acrescentou Hicks.

A universidade destacou o caso de Lyn Oliver, uma mulher de 70 anos com uma doença ocular degenerativa, conhecida como retinose pigmentar, que a impede ver bem, mas os óculos a ajudaram a ver pela primeira vez o contorno de objetos com mais clareza.

O especialista contou que levou Lyn, com os óculos, a um shopping com o objetivo de avaliar sua experiência. Depois de andar por alguns corredores, Lyn afirmou que conseguia encontrar a porta de saída e ver as formas das mesas dos restaurantes.

"Acho que isto pode ser incrivelmente importante. Pelo que vimos até agora, (os óculos) podem oferecer mais independência a pessoas com visão parcial para que possam sair e levar uma vida normal", afirmou Hick

Fonte:
http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/Inovacao/noticia/2014/06/cien...

Comentários

Olá!

Sempre que a ciência descobre uma nova possibilidade de restituir parcial ou totalmente a visão fico com esperança que um dia inventem uns óculos inteligentes para pessoas cegas totais por deslocamento da retina.

Contudo, essa espera não me angustia nada, porque já me habituei de tal forma à minha surdocegueira que a vivo naturalmente. Aliás, com os outros meus sentidos amigos descubro uma infinidade de coisas extraordinárias que nunca tinha pensado que existiam.

Sentir é tão importante para mim que me esqueço temporariamente das amarguras da vida e vivo feliz as alegrias que descubro nas coisas mais simples que me rodeiam!

Tudo é belo quando amamos.

foi muito bem pensado por este sentista que fez esta pesquisa para descobrir esta esta forma para ajudar as pessoas com problemas dos olhos.

Array