Está aqui

Cientistas criam retina a partir de células-tronco embrionárias

por mayck

Foram criadas oito camadas de células, que formam o estágio inicial de uma retina. Usando células-tronco embrionárias humanas, o estudo é um marco no desenvolvimento de retinas totalmente transplantáveis no futuro.

Retina de células-tronco

ientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram o estágio inicial da primeira retina humana feita em laboratório.

Contendo oito camadas de células, a retina foi construída a partir de células-tronco embrionárias humanas. Esta é a primeira estrutura tridimensional feita com células-tronco.

O avanço marca o primeiro passo rumo ao desenvolvimento de retinas totalmente prontas para o transplante.

Diferenciação das células-tronco

O trabalho traz novas esperanças para pacientes com distúrbios oculares, como a retinose pigmentar e a degeneração macular, doenças que afetam milhões de pessoas, e que sofrem com a falta de doadores.

"Nós construímos uma estrutura complexa constituída de vários tipos de células", disse o coordenador do estudo, Hans Keirstead. "Este é um grande avanço em nossa busca para tratar doenças da retina."

Em estudos anteriores sobre lesões da medula espinhal, o grupo de Keirstead desenvolveu um método pelo qual as células-tronco embrionárias humanas podem ser direcionadas para formar tipos específicos de células, um processo chamado diferenciação.

O prosseguimento desses trabalhos já está permitindo o início dos primeiros testes clínicos utilizando uma terapia à base de células-tronco para tratar lesões agudas da medula.

Gradientes de solução

Neste novo estudo, os cientistas utilizaram a técnica de diferenciação para criar vários tipos de células necessárias para formar a retina.

O maior desafio, conta Keirstead, foi na engenharia. Para imitar a fase inicial de desenvolvimento da retina, os pesquisadores precisaram construir gradientes microscópicos para as soluções nas quais as células-tronco foram mergulhadas para iniciar rotas de diferenciação específicas.

"A criação deste tecido complexo é um marco no campo das células-tronco," disse Keirstead. "O Dr. Gabriel Nistor, membro do nosso grupo, resolveu um problema científico realmente interessante com uma solução de engenharia, mostrando que os gradientes de solução permitem criar tecidos complexos com células-tronco."

Retinas artificiais para transplantes

A retina é a camada interna posterior do olho, que registra as imagens que uma pessoa vê e as envia através do nervo óptico até o cérebro.

"O que é mais entusiasmador com a nossa descoberta é que a criação de retinas transplantáveis de células-tronco poderia ajudar milhões de pessoas, e estamos nesse caminho," disse Keirstead.

Os pesquisadores estão testando essas retinas primordiais artificiais em modelos animais para saber o quanto elas melhoram a visão.

Se os resultados forem positivos, o próximo passo será fazer ensaios clínicos em humanos.

FONTE: Diário da Saúde http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=retina-artificial-celul...

Comentários

Olá pessoal, muito bom dia.
Fiquei muito feliz e com uma espectativa enorme de que está chegando o momento de voltar a enchergar com meu olho direiro. Depois de perder toda a visão no OD por causa de um descolamento da retina. Vendo essa noticia, posso ter a esperança de que algo está surgindo para devolver a visão afetada por esse tipo de doença e outras mais. Espero que o nosso país saia na frente nesse tipo de tratamento, e, se alguém souber onde estão fazendo testes com tal estudo, por favor me digam, estou à disposição para ser um dos primeiros a ser testado esse tipo de tratamento/transplante, vamos dizer assim.,

Grande abraço.

Fico muito feliz por saber que o Ronison já tem uma esperança de voltar a ver do seu olho direito! Eu, já não posso dizer o mesmo. Estou cega do olho direito e vejo muito mal do esquerdo! Os médicos dizem que não há qualquer hipótese de melhorar, nem através duma cirurgia...Mas, enfim... fico satisfeita mesmo assim, por saber que outras pessoas, como o Ronison, possam voltar a enxergar, seja atrvés de um tratamento, ou até mesmo de transplante.

Força! Muitas felicidades!

Céu

Olá, tudo bem?
Não desanime, há sempre esperança, não importa o que os médicos dizem, a palavra final vvem sempre de Deus. Isso não quer dizer que temos que deixar de procurar ajuda médica, de maneira nehuma, afinal, são instituídos por Deus. Eu também tive uma resposta muito negativa dos meu médicos, mas ainda estou confiante, Tenho esperança sim, devido à medicina está evoluindo muito e rápido. Quem falaria há uns 5 anos atrás que criariam RETINA a partir de Célula Tronco? Isso é uma boa esperança.
Torço por cada um que acredita que pode ter sua visão de volta, eu creio nos médicos, e creio ainda mais em Deus, Por isso que estou de pé até hoje.

Abraços.

Olá Ronison!

Obrigada pela força! É muito determinado e não desiste facilmente de correr atrás do sonho de voltar a ver! Crê nos médicos e em Deus...Isso é muito bom! a minha mãe diz que a fé em Deus torna-nos mais fortes nos momentos de sofrimento...Ela também já passou por muito sofrimento, e nunca pôs em causa a sua fé! É uma mulher de armas!

Estou a ser seguida por uma das melhores clínicas de oftalmologia do país! Os médicos nunca me deram esperanças de voltar a ver do olho direito. Além de ter uma visão muito baixa, tenho estrabismo muito acentuado. As pessoas que não me conhecem julgam que sou mesmo cega! Não me faz diferença ter uma visão muito baixa, mas gostaria de, pelo menos, travar o estrabismo!

Vou seguir o conselho do Ronison...ouvir opiniões de outros médicos. Quem sabe haja mesmo uma solução para o meu olho direito! Ou pelo menos, reduzir o estrabismo...já seria muito bom!

Mais uma vez lhe agradeço pelos conselhos que me deu!

Cumprimentos, Céu!

Olá, meu nome é Márcio, estava procurando alguma coisa ou algum comentário sobre retina e encontrei vc com o mesmo problema que o meu, tive um descolamento de retina no O.D. em 2003 e fiz duas cirurgias mas não tive boas notícias, fiquei sem visão em meu olho. Gostaria tbém se possível se tiver alguma notícia a respeito de transplante ou um tratamento, por favor me avise. Um abraço e muito obrigado. Tenho apenas 39 anos e faria tudo para voltar a ver com meu olho direito.

Ola,
Confraternizo com vc, seu problema de perda de visao do olho direito e esperanças com a tecnica esperada de transplante de retina.
Tambem estou em busca de soluçoes, ja que eu tambem , por traumatismo, sofri descolamento da retina , e perdi a visao do olho esquerdo.
Sugiro, criarmos uma rede de pessoas com o mesmo problema e trocarmos informaçoes e nos mantermos informados a respeito do assunto.

Olá
Tambem sofre um trauma e tive descolamento de retina no olho direito, e estou procurando tratamento com celulas tronco, quando encontrei este site.
Sabe me dar informações se foi criado uma rede para trocarmos ideias e tratamentos para resolvermos o nosso problema ?

Obrigado

Denise

olá tambem fiquei muito feliz quando a oftalmologista da minha filha me falou sobre esta descoberta
pois até seis anos atraz ela só me falava que não havia mais o que fazer para recuperar a visão que minha filha perdeu aos dois meses de vida devido a retinopatia da prematuridade que se deu um descolamento de retina e assim ela perdeu a visão de ambos os olhos.estamos todos muito esperançosos e anciosos que ja se comecem as espriências em humanos e que chegue logo no brasil com sucesso.vamos todos orar ao senhor com fé pois a fé é o firme fundamento das coisas que não se vêem e das coisas que se esperam e lembrem-se sem fé é impossivel agradar a Deus

marta da silva,tambem fiquei muito feliz com essa pesquisa pois minha filha tambem teve descolamento na retina assim que nasceu,vou ficar torcendo por nossas filhas pra que de tudo certo e que esse tratamento chegue aqui logo. jesus e maravilhoso, eu te amo jesus.

Junto-me a milhares de pessoas que perderam parte ou toda visão, face a problemas na Retina. Graças a Deus, e a um bom acompanhamento médico aqui em Fortaleza, consigo ver bem com o olho esquerdo, mas perdi completamente a visão do direito, o que acaba por comprometer a visão do outro. Estou esperançoso quanto a um futuro transplante através de células tronco, assim como vcs estão. Desejo sorte a todos, e que Deus os abençoe. Jorge, de Fortaleza/Ce.

Prezado Jorge, moro em Fortaleza também, e minha esposa sofreu um descolamento da retina e ficou com a visão muito comprometida. Li seu comentário, e gostaria que se você já descobriu algum tratamento como este transplante, que pudesse me informar, e mande também seu e-mail para que se eu ficar sabendo de algo também possa informar você. Grande abraço e boa sorte para todos.

Procuro pessoas com bebes q tiveram retinopatia da prematuridade para trocarmos experiencias, pois meu bebe perdeu sua visão quase que completamente por conta disso, mas tenho muitas dúvidas q ninguém sabe me responder, por que os dados dele não correspondem com os da doença, por exemplo o peso, ele que nasceu com 2.260kg não deveria apresentar , já que a doença atinge prematuros de no máximo 1,500kg , então vem a probabilidade de ter sido mto tempo d oxigenio e ele tbém não se encaixa pois ficou apenas 5 dias, e não nasceu tão prematuro, ele é de 32 semanas. Como podem ver tenho muitas dúvidas e poucas respostas, fico esperançosa com a novidade e torcendo pra q Deus ilumine a cabeça desses cientistas pra q logo surja esses transplantes.

Olá Juliane Siviero, meu nome é Denise meu filho nasceu de 24 semanas com peso de 780 gr, ficou
3 meses na UTI e tem retiniopatia da prematuridade.
Gostaria de trocar de conversar com vc! Vc tem facebook?
Meu facebook é Denise Ishikawa.

olá Denise. Tenho um filho de 3 anos que tem retinopatia da prematuridade. Gostaria de trocar ideias com vc. Te adicionei no face.

Referência em retinopatia da prematuridade no Brasil é a Dra. Nilva Simeren Bueno de Moraes
(011) 5574.6336. Minha filha teve descolamento de retina e tenho certeza, devido a muitas pesquisas e consultas, que qq técnica inovadora para bebês e crianças virá ao Brasil através das mãos dela.

Olá tenho um filho de 5 anos que nasceu cego por ser portador do sindrome de Norrie e eu gostava de saber se no caso de uma criança portadora do sindrome de norrie se há a possiblidade de se fazer um transplante de retina e ter alguma vantagem com o transplante. Obrigado.

Olá
Fico muito feliz em saber que futuramente possa ter transplante de retina, meus filhos nasceram prematuros com 6 meses, mas um deles teve retinopatia da prematuridade,
Gostaria de saber p/ quando vamos ter alguma coisa a fazer, que tempo mais ou menos vai levar p/ chegar até nós no Brasil.
Obrigada

Preciso saber com urgencia qual o contato que devo fazer para marcar uma consulta nos EUA e consequentemente fazer esta cirurgia ou seja transplante de celulas tronco na retina. Ja buscamos todas as alternantivas aqui no Brasil e preciso agora bucar a alternativa lá fora. Meu pai esta com 65 anos e como temos condicoes financeiras para exercer tal procedimento, só precisamos agora saber como devemos proceder para que isto ocorra. Por favor nos informe telefone, nome do médico e contato no exterior seja na Clinica ou Hospital que isto possa ser feito.
Na esperanca de uma resposta urgente, agradeco a atencao a mim dispensada. Obrigada.

Olá!

Alguém me pode informar se é frequente a perda da cor dos olhos alguns anos depois da perda total da visão?...e existe algum tratamento para evitar que a cor desapareça totalmente?

Agradecia que me esclarecessem mais sobre este tema, pois não encontro nada acerca na Net!

Cumprimentos

Céu Coelho

Fique muito contente em saber que a medicina esta evoluindo na area oftomologica que particularmente acho muito "limitada".

Meu marido teve descolamento de retina nos 02 olhos e ja realizou 06 cirurgias e ainda não obtivemos melhora em sua visão. Embora ele não tenha perdido toda a visão o que ele enxerga hoje não é o suficiente inclusive para que ele possa voltar a trabalhar.

Gostaria de saber se o procedimento ja chegou ao Brasil visto que a materia é de junho de 2010.
Grata,
Daniela

COMPARTILHO COM TODOS VCS A DIFICULDADE DE NÃO ENXERGAR DEVIDO À DESCOLAMENTO DE RETINA, TENHO TOXOPLASMOSE OCULAR DESCOBERTO EM 1999 PELO DR. EZEQUIEL PORTELLA (RETINOLOGISTA DO H.C. DO PARANÁ, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO), FIZ A "VITRECTOMIA" EM MAIO DE 2002 NO OD, GRAÇAS A DEUS FOI UM SUCESSO, EM OUTUBRO DE 2009 FIZ VITRECTOMIA E FACECTOMIA NO OE, INFELIZMENTE DEVIDO A DEMORA NA MARCAÇÃO DA MINHA CONSULTA NO H.C. (VIA POSTO DE SAUDE DO SUS) NÃO FOI POSSÍVEL RECUPERAR A VISÃO NESTE OLHO (OE) E HOJE, EU, ASSIM COMO TODOS NESTE PAÍS QUE SOFREM COM ESTE PROBLEMA BUSCAM UMA ALTERNATIVA PARA VOLTAREM A TER UMA VIDA NORMAL.
DIA 07/07/2011 VOU FAZER FACECTOMIA (CATARATA) NO OD, SEQUELA DA VITRECTOMIA FEITA EM 2002, APESAR DE SER UMA CIRURGIA CONSIDERADA SIMPLES, NO MEU CASO EM FUNÇÃO DE TER VISÃO APENAS NO OLHO DIREITO, E SER VITRECTOMIZADO, OS RISCOS SÃO BEM MAIORES, MAS EU ME PEGO PRIMEIRAMENTE EM "DEUS" O MÉDICO DOS MÉDICOS E TENHO CERTEZA QUE ELE VAI ABENÇOAR AS MÃOS DO MÉDICO QUE IRÁ ME OPERAR. NÃO PERCAM A ESPERANÇA, SUGIRO A CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DAS PESSOAS QUE ENFRENTAM OS MESMOS PROBLEMAS QUE NÓS, PARA PODERMOS COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS E NOVIDADES RELACIONADAS À "DESCOLAMENTO DE RETINA".

UM ABRAÇO A TODOS, QUE "DEUS" NOS ABENÇÕE.

Sofri um descolamento de retina em 2008 no olho direito e perdi 97% da visão nele. Gostaria de saber se tem algum tratamento para recuperar essa retina ou implante de célula tronco em caráter experimental se posso ser voluntário como cobaia. Grato.

Olá, meu nome é Adiraldo moro em ~São Gonçalo - RJ e gostaria de ajuda no tratamento da minha mãe que sofre com esta doença que eu não entendo muito.
Existe cura, transplante ou algo parecido para a pessoa que já não enxerga devido deslocamento de retina?
este tratamento pode ser feito aqui no rio de janeiro, quanto custa, pois sou de familia humilde e meus recursos são muito limitados.
minha mãe sofre desta doença desde a infância. Hoje com 58 anos ela estar muito deprimida e se sentindo inutil, eu gostaria de ajudar minha mãe de alguma maneira, pois ela sofre muito e eu não perco as esperanças.
Se alguém ler este comentário e poder nos ajudar faça um contato que estarei todos os dias olhando meu e-mail com esperança de um dia poder ajudar minha MÃE.
Fiquem com DEUS.

É tão constante o "descolamento de retina" acho que deveria ser "DESCOLAMENTO DE ROTINA".
Tenho 75 anos e tenho esperança, ou melhor, - vou enxergar - de que os homens que estudaram nos "livros grossos das letras miudas" continuem estudando e possam nos dar o alento de voltar a ter uma visão completa. Não tinha conhecimento de toda essa evolução em torno do assunto e estou contentissimo com essa efervecencia. Estou disposto a servir de cobaia. quero aproveitar os 45 anos que me restam. Meu e-mail:
wrosado@terra.com.br (sou de Salvador) Obrigado por qualquer indicação.
Abraços, Walder

Oi!
Há mais ou menos um mês atrás comecei a perceber uma manchinha como se fosse um "flash" passando na parte superior do OD.
Dia 18/04 fui ao oftalmologista e ele pediu que eu retornasse para fazer um mapeamento de retina.
Na segunda-feira seguinte eu retornei e ele confirmou que eu estava com descolamento de retina.
Fiquei apavorada! Ele me aconselhou a fazer Fotocoagulação com Laser para tentar "segurar" a rotura.
E assim foi feito já no dia seguinte.
Hoje, uma semana após esse tratamento, continuo vendo a manchinha semelhante a um flash e ainda uma sombra escura na parte superior do olho.
Eu não perdi a visão.. ainda enxergo como antes, pois felizmente a rotura foi periférica e descoberta digamos que no inicío do descolamento.
Mas mesmo assim estou muito peocupada. Tenho muito medo de ficar sem enxergar. Pois sou muito jovem, só tenho 23 anos, e estou no Mestrado.
O médico me disse que posso continuar com minhas atividades normalmente, mas evitar esforço físico e movimentos bruscos.
Lendo os comentários acima percebi que muitos não enxergam mais ou estão com a visão muito diminuída. Isso me preocupou mais ainda.
Será que é inevitável a cegueira ou pouquíssima visão quando se tem descolamento de retina?

:/

Olá pessoal, meu caso é bem semelhante ao de muitos da página. Em 2007 tomei uma bolada no olho direito e tive o tal descolamento de retina. Passei por uma cirurgia, a retina colou, mas fiz muitas estripulias antes disso. Então a sequela foi muito grande, perdi quase 100% da visão do OD. Será que já há alguma forma de regenerar essa retina, de voltar a enxergar. Pelo menos 50% já seria ótimo.

Olá pessoal, gostaria de saber se nesses anos houve algum avanço nos estudos referente ao descolamento de retina. Tive um descolamento de retina no meu olho direito devido uma descompensação de diabetes e infelizmente perdi 100% da visão de meu olho direito. Vi esta pagina e gostei da noticia que há estudos com a celula-tronco para melhoras da visão. Alguem tem alguma noticia para nos atualizar sobre este assunto?
Obrigado.