Está aqui

Blog de Sofia Santos

Namoro entre cegos e entre um cego e um normovisual: Quais as diferenças?

por Sofia Santos

Bom, hoje senti vontade de pegar neste tema pois é algo que me faz pensar bastante e que acho ser é algo bom de ser discutido. Não quero pôr-me a falar de mim mas sim falar num caso geral mas claro, vou ter sempre de falar do que eu penso pois não fiz nenhum inquérito sobre isto. Lol.
Se repararmos, a maioria das pessoas com deficiência visual têm, na maior parte, relações amorosas com uma pessoa em igualdade de circunstâncias. Isto é algo que se pode verificar com facilidade. Penso que isto se possa dever ao facto de estarmos em igualdade de circunstâncias e, ao mesmo tempo, sentimo-nos mais seguros. No entanto, por vezes temos a desvantagem de não podermos estar tão independentes, principalmente na fase da adolescência, ou seja, muitas vezes acabamos por ficar em casa de algum de nós a namorar, (a não ser que estejamos na mesma escola, por exemplo) e, para além disso, muitas vezes estamos dependentes de alguém, o que por vezes se torna bastante chato.
No caso de relações amorosas entre uma pessoa deficiente visual e uma pessoa normovisual, essa dependência diminui bastante mas, de certeza que levanta alguns receios tais como: “será que ele não tem vergonha de mim?”, “será que não preferia estar com uma pessoa normovisual?”. Bom, talvez sejam perguntas absurdas pois, se o sentimento for realmente verdadeiro, não há razão para vergonhas.
Verifica-se que, muitas vezes, somos discriminados perante pessoas normovisuais no que toca a este tipo de assuntos. Essa discriminação normalmente não é feita directamente mas há muita gente que não consegue sequer imaginar-se com uma pessoa com deficiência. Fiquei um bocado desiludida com este tipo de pensamentos, com os quais tive contacto. Tentei sempre fazer os possíveis por pensar que não existe discriminação mas apenas uma não correspondência mas, a verdade é que, infelizmente, nem sempre é assim.
Nunca namorei com nenhum normovisual e por vezes sinto uma espécie de curiosidade. Isto pode parecer uma opinião absurda mas acho que preferia mais tarde vir a juntar-me ou a casar-me (não sei lol) com uma pessoa normovisual mas claro, também não vou andar a fugir de algum rapaz que eu goste só por ser cego, nada disso. Lol.
Não estou aqui a discriminar as pessoas com deficiência. Em tudo o que fazemos existem vantagens e desvantagens. Apenas quis reflectir sobre este assunto. Ninguém é igual a ninguém. Por isso, acho que era fantástico se essa discriminação não existisse, nem no amor, nem noutras quaisquer situações. Todos nós temos sentimentos que deverão sempre ser respeitados.
Bom, acho que este assunto dá muito que falar mas vou ficar-me por aqui e claro, fico sempre à espera das vossas opiniões pois acho que tudo, ou pelo menos quase tudo, deve ser discutido pois isso ajuda-nos bastante a reflectir.

Comentários

Em primeiro lugar, quero dar os parabéns à Ceu e ao Marco, fico muito feliz por vocês e desejo-vos toda a sorte! Também sei bem o que é não termos a pessoa que amamos perto de nós mas, quando se ama de verdade, é como se a distância física deixasse de existir!

Quanto às aparências, na minha opinião, ninguém deveria deichar-se levar apenas por elas pois, como foi dito aqui, as aparências enganam! Mas claro, também há que cuidar de nós próprios, até para a nossa própria auto-estima!

Marco, se dizes que tens vindo pouco ao lervaraver, então eu nem digo nada de mim! Lol Tenho andado mesmo desaparecida e peço desculpa a todos por isso.
Beijinhos

Sofia Santos

Olá Sofia !
Tás boa ?
Eu tou fx ! lool

Bons olhos te vejam .... q é feito de ti ? loool
Sim, tens razão, o mais importante é o sol ou o interior da pessoa !
Ok, se o Marco não quer, quero eu q digas coisas de ti !! lool
Não tens de quê .... tudo na broa .... ! loool

Beijinhos

Pois é, tenho andado mesmo desaparecida.
A minha vida tem tido alguns altos e baixos nestes últimos tempos e, desde que escrevi aquele último texto, tenho andado sem saber muito bem o que escrever. Peço desculpa

Sofia Santos

Olá Sofia !

Tás mais q desculpada ! hehehe

A vida é mesmo assim, de altos e baixos, né ? loool
Pra comentar, não é preciso pensar muito ! loool
Já pra criar novos posts, tem-se q pensar um bocadinho !
Tenta abordar temas da actualidade relacionados com os cegos e não só !
Exs: amizade, intercâmbio de estudantes cegos, .... !

Aparece mais por cá ! loool
Beijinhos

Querida Sofia!

Obrigada pela força! O Marco é o amor da minha vida! Tem um coração de ouro! Temos muito em comum e entendemo-nos muito bem!!!

Vivemos longe um do outro, mas isso não é um obstáculo ao nosso amor! Pelo contrário, fortalece ainda mais a nossa relacção. Este fim de semana que passou, ele veio ter comigo. Foi muito bom e cada vez mais tenho a certeza que podemos ser felizes e formar uma família!

As nossas limitações jamais serão um entrave a este sentimento tão lindo e único!

Beijos, Céu

Olá Céu !

Atão, em q planeta andas querida ? loool
Eu ligo, ligo, ligo pro teu telemóvel e nada .... ! loool
O q é q se passa ?
Andas a falhar mto :-(
Já te disse q o telemóvel é pra andar sempre com nós, querida, e tu não andas com ele ? loool

Espero o teu contacto em breve !
Beijinhos,
Filipe

Olá Filipe!

Eheheheheheheheheheh...! Pois é, ando mesmo a falhar contigo! Desculpa! Mas tenho andado muito ocupada ultimamente! O Marco esteve cá, mas quase nem tivemos tempo para nós! É isso mesmo...! A Faculdade tem-me ocupado muito do meu tempo. É mesmo stressante! Ando muito cansada e os profs. não dão folga...looool!

Ando mesmo desmotivada! A Faculdade não estava preparada para me receber. O pessoal é todo fixe ... ! Mas acho que não estava preparada também para me meter nisto! E depois, quase nem vejo a Jéssica... ! Só mesmo de manhã, quando vai para a escola! Quando chego, já ela está a dormir!Isto cansa-me muito... quero é o sossego de antes e encontrar tempo para estar com aqueles de quem gosto! Ando triste e mesmo muito cansada! Quero ter mais tempo para mim, mas assim...não dá!!! Estou seriamente a pensar em desistir.

Mas não me esqueço dos amigos, embora não lhes tenho dado muita atenção! E Tu és o meu amigo do coração, não duvides disso...ehehehehheheh!!!

Bjs!!!!

Olá Céu !

Amiga, não andes desmotivada .... ! :-(
Caramba, eu disse-te q não iria ser fácil, mas com motivação, determinação, .... consegue-se ! loool
Quem me dera tar à tua beira pra poderes desabafar comigo, e pra dar um grande xicoração e mtos beijinhos !! hehehehe

Céu, a Faculdade não está preparada pra te receber, ou tu é q não tás preparada para andar nela ?
É mto diferente !
Ainda por cima já tens um pessoal altamente !! loool
O q queres mais ?
Não desperdices essa oportunidade, e olha q oportunidades dessas são quase únicas ! lool

Ok, eu sei q tens mais trabalho, menos tempo prás outras coisas, ... mas isto é agora, porque depois habituas-te a aprendes a gerir melhor o teu tempo ! lool
É normal q sintas no ínicio algumas dificuldades, mas não podemos desistir à minima contrariedade ! loool
Aproveita os fins de semana para tares mais com a Jéssica, com o Marco, .... com os teus amigos !! loool
Ao fim de semana há sempre mais tempo, aproveita-o e põe a conversa em dia ;-)

Não, eu não duvido nem ponho em causa, simplesmente tenho saudades tuas ! loooool

Beijinhos

Olá Amigo!

Estás a dar-me uma grande força! Falámos hoje no msn! E fiquei muito mais alegre por termos falado ... !

Contudo ainda estou confusa! Sinto que não sou capaz de enfrentar o ensino superior ... ! Há anos que não estudo ... estou enferrujada!... eheheheheheh! É tudo muito diferente de há 13 anos atrás! A tecnologia está em todo o lado! E eu sinto-me uma "analfabeta" nesta área! Não sei mesmo quase nada destas novas tecnologias...eheheheheheh!

Sinto-me uma pateta autêntica!!!

Mas eu quero é ser feliz... com ou sem o curso! Neste momento não me apetece pensar nisso! Mas tu és um amigão ... e não quero que te preocupes comigo...tá???

Bjs!!!

Olá Amiga !

Pois, tu tavas a precisar de uma boa dose disposição, coragem, de determinação e força para lutar .... ! loool
Tb eu fiquei alegre por te sentires melhor, e por te ter feito ver algumas coisas q se calhar não tinhas pensado ! looool

Não compliques, nós temos uma tendência terrível de complicar as coisas ! loool
Tens q tirar um tempinho para estares só, de reflexão, para pensares nos porquês, meditares se vale a pena .... só faz é bem !
Eu quando tava na secundária, e quando havia muitos porquês ou questões a resolver, eu ía passear pelo lindo jardim e arrumava todas as minhas ideias, e obtinha respostas aos meus porquês ... ! loool

Oh, oh, nunca ouviste dizer q nunca é tarde para aprender ?
Alguém daqui acha q é tarde para aprender ?
Claro q não ! loool
As pessoas por vezes é q são pessimistas, e inventam mil desculpas ! loool
Céu, tu consegues se estiveres determinada !
Claro q nem tudo é um mar de rosas, mas a vida é mesmo assim, feita de altos e de baixos !
E és bem tola se não aproveitas esta oportunidade !

Toda a gente quer ser feliz !
Mas a felicidade conquista-se no dia a dia, nas boas acções, numa coisa que conseguiste na faculdade, no teu relacionamento com o marco e com os amigos .... !
O Curso não deve atrapalhar, e não atrapalha se souberes gerir bem as coisa, a felicidade !
Olha, vê lá, se fosse eu a ti não faltava muito às aulas, porque senão depois para recuperar é mais lixado !

Olha lá, eu como teu amigão, preocupo-me contigo, sabias ?
Se tás triste eu tb tou, alegro-me quando tás alegre e com as tuas victórias ... !
Isso é a reacção normal de um amigo verdadeiro, né ?
Portanto ao não me preocupar contigo, não tou a ser teu amigo, por isso não me pessas isso ! loool

Sempre q precisares de algo, dispõe !
Mtos beijinhos

Pois é, quando se ama de verdade a distância não importa, a não ser quando existem ciúmes, inseguranças e sentimentos de posse.
Desejo-vos toda a sorte e que nunca passem por isso.
Beijinhos!

Sofia Santos

Olá Filipe!

Tenho vindo pouco aqui mas olha que não me tenho esquecido de ti e dos restantes amigos do LERPARAVER!

Hoje, por exemplo, tive a manhã e a tarde a organizar com a psicóloga da escola o meu estágio, que começou mesmo hoje e que vai continuar amanhã. Até agora estou a gostar muito e é mesmo um desafio para mim estagiar numa escola de ensino regular e onde não existe nenhum aluno com deficiência visual. É claro que vou trabalhar sempre em parceria com a psicóloga e com os professores, assistindo a reuniões, entrevistas, acções de informação e de formação, acompanhando turmas, e quem sabe ajudar alunos com problemas emocionais e de integração social. A parte da avaliação psicológia em que para além da entrevista se tem de aplicar uma bateria de provas psicológicas está fora de questão, uma vez que as mesmas não estão acessíveis aos psicólogos cegos e que apelam muito à visão... Enfim, eu posso participar em programas de prevenção e de desenvolvimento de competências sociais os problemas hoje nas escolas são tantos que é de deixar um psicólogo doido! eheheheheh

Então amigo? Por que te desvalorizas por fora? Costumo afirmar que se é bonito quando se tem uma boa auto-estima. Qquando eu falei que a aparência física também é importante, eu estava a pensar sobretudo na nossa capacidade de gostar de nós mesmos e como tal gostarmos de nós como somos! Eu acho giro não porque os outros o dizem, mas porque eu me toco com as mãos e gosto de mim. A Céu também gosta de me tocar a face mas isso não é porque me acha apenas bonito por fora mas que por dentro bate um grande coração que a ama sem reservas. O amor faz as pessoas mais alegres e bonitas, né?

Tens razão ao disseres que cuidar da nossa imagem é importante, mas tu disseste algo mais profundo e nobre. Falaste não de uma imagem meramente corporal mas deste mais valor ao nosso bem-estar interior, aos sentimentos, à atenção que damos ao nosso corpo que tal como tudo precisa de amor e de cuidados. Não é só o exterior que nos diz o que a pessoa é mas o que ela nos revela do seu tesouro interior. E tu, amigo, revelas sempre a pessoa frontal e forte que és!

Um abraço

Olá Marco !

Andas a falhar !! lool
Não tens aparecido por cá ... já te habituaste ao hal ? Ou vai indo lentamente ?

Bom, fico feliz pelo teu estágio estar a correr lindamente !! loool

Claro, temos q cuidar da nossa imagem / aparência, porque em muitas circunstâncias a imagem conta e mto !
Auto-estima, concerteza q a tenho, tu és guerreiro, mas eu não tou atrás, tb sou lutador como tu ! loool
Já o ditado já mimosa diz: se eu não gostar de mim, quem gostará ?

Como dizia a Teresa, o nosso sol q transmitimos, vale muito mais q a aparência ! lool

Abraços

Filipe, se eu fosse uma fada acabaria com todos os espelhos que estivessem perto de ti. ihihih
Olha, eu acho bem melhor, e ficaria toda contente, quando dissessem que sou um sol, do que quando dissessem que sou bonita.
Um sol, significa que dás luz, transmites calor humano, estás sempre ao lado dos que te rodeiam, o só bonito, bem, é algo tão efémero, tão vazio de significado que nada me diz.
Prefiro sempre um ser que saiba rir, que saiba escutar, que saiba admirar e dar valor ao universo, nas suas coisas mais simples, o canto de um pássaro, o brilho do sol, a calma da lua, e a beleza estonteante e serena de uma noite de estrelas.
Eis, o verdadeiro homem bonito, aquele que me surpreende com o seu abraço, com o seu sorriso, porque acredita, quando gostam de nós verdadeiramente, creio que somos os seres mais belos para essa pessoa.
Beijinho
E vais arranjar uma grande confusão, tu vais acabar por fazer com que surja 1 abaixo assinado para acabar com os espelhos, ihihih, e como se não bastasse , depois vais ter os vaidosos todos danados contigo!!! ihihihihihih

Olá Teresa !

Não é preciso acabar com os espelhos, pois só lha pra eles quem quer !! loooool
Eu tb sou um bocadinho, só um bocadinho vaidoso, principalmente ao sáb à noite, para me arranjar bem para ir ter com os amigos, e largar o meu perfume cheiroso, e as mulheres apreciam isso ... ! looool

Claro q o sol, q possuimos dentro de nós é muito mais importante do q a aparência !
Eu sinto q sou um sol pra muita gente, ajudo os meus amigos, transmito calor humano, alegria, coragem, determinação ... enfim são coisas q saem cá dentro do coração !
E há coisas q parecem tão insignificantes, mas q embelezam o nosso ser, os passarinhos a cantar, o pôr do sol .... !
Claro q sim, quando o nosso sol brilha com intensidade, não há coisa mais bela do q essa luz intensa !

Obrigado pelo calor do teu sol ! loool

Beijinhos

vania rochabom dia ceu!tu e o marco sao o exemplo perfeito,de que devemos lutar para encontrar o verdadeiro amor!as pessoas nao è poe terem uma deficiecia ou uma cor de pele ou raça diferentes,que nao tem dreito a ser felizes!por favor nao desistam de ser felizes,vejam o caso da ceu e do marco,assim como o meu e,econtrem o vosso amor!beijos a todos e um especial para a ceu e para o marco

vania rocha

Olá Teresa !

Eu, tal como tu, tb sou normovisual, e tb não discrimino ninguém, seja cego, surdo, paralesia cerebral, branco, negro .... !
Ora isso é verdade, há muita gente com boa aparência, mas q o interior deixa mto a desejar ... !
Eu, aprecio uma pessoa pelas suas qualidades e sentimentos, e não tanto pela aparência .... !
Mas reconheço q a tendência da maioria das pessoas, é precisamente o contrário ... ! :-(
Já me senti várias vezes posto de parte apenas pela aparência .... ! :-(

Eu tb se 1 dia namorar tb não me importo se a pessoa é dita nornal ou se tem a deficiência q tiver .... !
Mas, os anos vão passando, já tenho 39, e aos 40 ou vai ou arrebenta ! loool
Mas nunca se sabe se um dia a sorte baterá à porta .... ! lool

Beijinhos

JFilipe, eu cá não sei se será questão de sorte encontrar o amor. Acho que o que tiver que ser será. lol
Ui, e 39 ou 40... isso é juventude, bem, é que eu tenho 42, por isso, agora acho que só aos 96 é que se reclama. E se chegar aos 80, acho que só podemos reclamar aos 100. lol
Mas tens toda a razão quando dizes que há muita gente, para mim são pessoas sem cérebro, que vão pelas aparências. A minha avó dizia sempre, que as aparências enganam, eu concordo com ela.
Cabe-nos a nós, os que vivemos no mundo da verdadeira humanidade, da sinceridade do sentir, o mundo onde todos são seres humanos, de plenos direitos e obrigações, mostrar-mos, sem nunca cedermos nas nossas certezas, nas nossas convicções, que o mundo e o universo pertence a todos nós, sem qualquer excepção.
Céu, fico extremamente contente, por saber que é uma pessoa feliz.
Eu sou feliz na medida em que os outros seres humanos são felizes, se puder contribuir para a felicidade dos outros, sentir-me-ei plenamente realizada enquanto habitar neste planeta.
beijinhos para todos

Olá Teresa !

Chama-me antes Filipe, ok ? loool

Pois, e nunca fôr fico solteirão !! loool
Não fazia a mínima ideia q tinhas 42, jovem, e eu com apenas 39 a reclamar !! loool
Nesse modo de ver não temos direito a reclamar da idade nunca ..... ! lool
Mas quanto mais idade temos, mais ficamos enferrujados, só aparecem problemas de saúde .... eu vejo plos meus pais na ordem dos sessentas ... é a PDI ! loool

Claro, q nós só com o nosso testemunho, mas sem perder a nossa personalidade, poderemos mudar as mentalidades, e já há felizmente pessoas q pensam de outro jeito !

Humm .... acho q temos algo em comum .... ! loool
Eu tb fico mto feliz qdo a Céu tá feliz e vice versa .... mas com os outros amigos é igual .... ! lool

Beijinhos

QUERIDA SOFIA. SOU NORMOVISUAL E ESTOU COMEÇANDO UM RELACIONAMENTO COM UM CEGO.NÃO SOU CRIANÇA ,TENHO43 ANOS E ELE 49.ESTUDAMOS JUNTOS NA ADOLESCÊNCIA. FUI CASADA 24 ANOS FIQUEI VIÚVA A 2 ANOS.E POR OBRA DO DESTINO NOS REENCONTRAMOS E TUDO É MUITO BOM.SEU CUIDADOPARA COMIGO ,SEU CARINHO,SUA PEGADA.CONTUDO ESTAMOS A NOS CONHECER E NÃO COMENTAMOS COM NENHUM FAMILAR.ESTOU APREENSIVA ,ELE DIZ TER RECEIO POR EU SER BONITA,INDEPENDENTE,TER QUEM EU QUISER.QUERO FAZE-LO FELIZ.

Olá Rosemir!

Não entendo o seu receio!
É adulta e está feliz ao lado do seu namorado...medo porquê?
Eu sou amblíope, tenho 33 anos e uma filha de 8 anos! Vejo o suficiente para ser totalmente independente e namoro com o Marco! Ele é surdocego e eu nunca deixei que a minha família ou a dele se intormetesse...
As pessoas estranham a nossa relação, mas, no entanto admiram-nos muito pela nossa coragem de querermos construir uma vida juntos!
As famílias no início acham tudo isto uma loucura e geram-se conflitos e discussões, mas quando o amor é grande e verdadeiro, jamais será destruído!
Com o tempo as pessoas acostumam-se e tudo volta ao normal...
A sua felicidade só depende de si...força e não desista!!!

Beijinhos, Céu

Olá!

Chamo-me Marco e sou surdocego, mas sou um homem muito feliz! Namoro com a Céu, que é amblíope, as minhas limitações nunca serão obstáculo ao nosso relacinamento. Juntos desenrascamo-nos muito bem, vivemos uma vida normal como as outras pessoas e amor verdadeiro que sentimos supera qualquer barreira!

Não tenha medo dos seus próprios sentimentos, do que a sua família pense,deve ser egoista e fazer felizes aqueles que ama, porque se tiver medo de ser sinsera com os outros nunca será feliz.

Eu nunca irei permitir que a minha familia tome as decisões por mim.

Nao tenha receio de enfrentar as pessoas preconcentuosas, porque com o tempo elas se irão habituar e terão de aceitar que você nao é nenhuma criança. Ou será que o seu medo tem a ver com o relacionamento que está a iniciar com uma pessoa cega!...tem vergonha???...

Olá Rosemir!

Vocês não têm que esconder dos outros a vossa relação!

O meu companheiro é surdocego e eu sou amblíope. Quando nos conhecemos, toda a nossa família ficou ao corrente da nossa amizade e depois da nossa relação.

Claro! Para a minha família foi um choque tremendo no início, pois achavam que era uma loucura minha namorar com um rapaz surdocego! Demorou um pouco a aceitarem, mas hoje gostam imenso dele! Você e o seu namorado são livres e se estão felizes juntos...vivam e sejam felizes sem nada temerem!!!

Bjs, Céu

eu namoro com uma pessoa invisual e nao tenho qualquer problema com isso amoo-o cada vez mais . E ele faz-me mais feliz do que outra pessoa . E melhor coisa que me aconteceu até hoje . ...
Sertas amigas deixaram de me falar e isso mas eu nao tenho qualquer problema . E se tiver de ir com ele a algum lado vou sem qualquer problema . E digo com muito orgulho que e meu namorado ...

Olá,

estas questões (se namoraria ou não com uma pessoa com deficiência ou vice-versa) só podem ser postas por alguém que não conhece a força dos sentimentos (não digo que seja a Sofia).

Quando se ama, ama-se e pronto. O amor não questiona, não equaciona, enfim, o amor não conhece a palavra "discriminação". A felicidade não se condiciona a este tipo de questões ou situações.

Fui casada bastantes anos com um normovisual que nunca me proporcionou nem um quinto da felicidade e harmonia que eu experimento agora com o Helder.

Espero que a Sofia venha a conhecer a força destes sentimento e seja muito feliz. e não se esqueça de uma coisa: o primeiro passo para a felicidade parte de dentro de nós e não do que vem de fora para dentro.

Beijinho
AM

Algo interessante e que nunca deixei de observar, é que são bem mais as mulheres sem qualquer deficiência a se envolverem com homens que possuam alguma deficiência que o contrário.
Creio que a razão disso é que as mulheres com deficiência, a julgar pelas cegas que são as que mais conheço, tendem a sentirem-se inferiores em relação a homens que não tenham deficiência alguma.
Por outro lado, também os homens normovisuais tendem a enxergar as mulheres cegas muito mais como cegas que como mulheres.

Sim, penso que tem uma certa lógica. Os homens olham mais para a aparência das mulheres no início, principalmente quando são jovens e não estão tão interessados em ter um relacionamento sério. Cheguei a pensar muita vez que talvez não queiram envolver-se com uma pessoa cega para não correrem o risco de a magoarem. Não sei se isto faz algum sentido... Lol

Beijinhos

Sofia Santos

Olá,
Tem todo o meu apoio também! lol. A sério, vá em frente sem nunca sentir medos pois estes impedem-nos de fazer e dizer muitas coisas.
Fico muito feliz por si!
Beijinhos

Sofia Santos

Sofia Santos

Estou tendo um relacionamento com um rapaz deficiente visual. Ele se comporta normalmente, percebe mais detalhes do que eu. Tenho um pouco de dificuldade em conduzi-lo, mas acho que daqui a algum tempo me acostumarei.

Carissima ana Sofia peço desde já desculpas por não estar a ir de encontro á sua questão mas eu precisava e preciso de uma ajuda que é saber mais informações sobre um problema de visão que tem o nome de aniridia eu gostaria que este pedido fosse divulgado e se alguem em portugal ou em otra parte do planeta souber algo sobre aniridia eu terei muito gosto em trocar informação e para isso deicho o meu email e nome: Nelson Gonçalves e-mail: nelsongoncalves@gmail.com

em relação ao tema que foi colocado em minha opinião considero que o mais importante é ezistir amor e sinseridade, pois assim supérasse tudo

Olá Nelson!

Pesquisei na Net e encontrei algumas informações sobre Anirídia. Espero que o tenha ajudado.

Aniridia

O termo aniridia refere-se à ausência da íris, estrutura mais visível e colorida do olho dos vertebrados.

Comumente esta condição é bilateral, podendo ser genética ou esporádica. No primeiro caso, o gene afetado é o PAX6, situado na região AN2 do braço curto do cromossomo 11 (11p13), responsável por comandar uma cascata de outros processos genéticos envolvidos no desenvolvimento ocular.

A forma genética é transmitida de forma autossômica dominante (raramente autossômica recessiva), enquanto que na esporádica podem ser encontradas mutações na região WT1 adjacente à região aniridia AN2, levando a uma neoplasia denominada nefroblastoma (tumor de Wilms). Também é comum observar nesses pacientes alterações geniturinárias, atraso mental (síndrome de WARG) e ataxia cerebelar (síndrome de Gillespie).

Além das condições anteriormente citadas, outras podem estar associadas à aniridia, como:
•Fotofobia, que pode levar à cefaleia;
•Nistagmo;
•Glaucoma;
•Catarata;
•Queratopatia;
•Deslocamento da retina;
•Mácula;
•Desordens do nervo óptico.

A aniridia afeta de 1:40.000 a 1:100.000 indivíduos nascidos vivos, acometendo ambos os sexos igualmente. A aniridia esporádica ocorre em 1 a cada 3 casos desta condição.

A confirmação do diagnóstico é alcançada por meio do teste genético.

Quando a criança é diagnosticada com aniridia, alguns cuidados devem ser tomados, como controle oftalmológico regular, ultrassonografia regular dos rins e acompanhamento terapêutico especializado em crianças deficientes visuais.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Aniridia
http://www.aniridia.eu/what-is-aniridia/portuguese/
http://www.rnib.org.uk/eyehealth/eyeconditions/conditionsac/Pages/anirid...

Carissima amiga Céu muito obrigado pela sua ajuda ainda permitam uma pequena correção no meu e-mail não me apercebi que estava errado correto é :nelsonmadeiragoncalves@gmail.com.
se algum portador deste fenomeno e quiser trocar ideias agradeço para o email assima referido

Páginas



101 a 132 de 132