Olá amigos,
Mais uma vez resolvi descer da prateleira para vir escrever um pouco aqui no computador.
O que é que uma pessoa cega vê? Será a escuridão que para muitos significa a morte, a tristeza, o abandono, o medo, o pânico, entre outras coisas? Isto dá-me muito que pensar... Por um lado temos as pessoas que já nasceram cegas ou que cegaram pouco tempo depois de nascerem e não têm nem memórias nem resíduos visuais. Será que estas pessoas vivem na escuridão? Talvez não. Para se conhecer a escuridão temos que conhecer a claridade. Como não conhecem esta diferença não sentem esta perda da mesma maneira que uma pessoa que perde a visão mais tardiamente. Será que uma pessoa que perde a visão fica eternamente na escuridão? A resposta penso que é só uma. Não, claro que não. Já que é assim, porque é que quando estamos a dormir muitas vezes não estamos na escuridão? Se calhar é porque estamos a sonhar, a nossa memória visual entre outras estão a circular pela nossa mente. Talvez o mesmo aconteça às pessoas que perdem a visão mais tarde. As palavras tornam-se em sonhos, pensamentos recheados de cores e luz, enfim, um tesouro que jamais será roubado, um tesouro que é só nosso e iremos guardá-lo com o maior carinho e saudade do tamanho deste mundo.
Porque é que as pessoas ouvem com os olhos, tocam com os olhos, cheiram com os olhos, etc? Oh, se ouvem um avião no céu, porque é que olham logo para ver o que é? Se têm dinheiro na carteira e sentem com as mãos as moedas, porque é que vão espreitar com os olhos?
Talvez seja por estas questões que as pessoas não compreendem que a falta de visão é muito mais do que viver na escuridão, talvez seja por causa disto que elas têm tanto medo do escuro, talvez seja por causa disto que não utilizem os outros sentidos da melhor forma...
Bem, a minha barriga já está a roncar porque o meu dono só me deu duas moedas hoje... Que mau!
Cumprimentos para todos,
O amigo Pote!
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 22167 leituras
Comentários
pote, tens toda a razão eu
pote, tens toda a razão eu também não acho que as pessoas cegas vivam na escuridão...afinal o que é a escuridão? se nunca viram a claridade(como já disseste).
Meu querido pote és sem duvida uma pessoa muito especial e de quem gosto muito, por vezes nem sei o que pensar, o meu coração alegra se quando estás feliz e triste quando estás triste!Nunca estarás sozinho, e nem na escuridão , porque enquanto existem amigos e neste caso eu, tu nunca estarás só! Agarra-me a mão e segue comigo neste mundo com cor, porque até a escuridão tem cor e muitos de nós vivêmos nela!segue me e sê feliz!
bjinhos da anonima mas nem tanto, que gosta muito de ti
Re: pote, tens toda a razão eu
Palavras para quê?
Obrigado pelas tuas palavras e por teres compreendido e protegido diversas pessoas cegas como eu sei que o fizeste...
Não é muito normal pessoas da tua idade preocuparem-se com estas deficiências!
Continua a ser como és!
Bjs do Pote
Re: pote, tens toda a razão eu
Olá Diogo !!
Belo tema e exposição !! loool
És muito bem humorado !! lol
Aliás nota-se na mensagem e nos comentários !! loool
Porque motivo te chamam pote ??
Essa tem muita piada !! loool
Pois é, grande questão, o que é a escuridão ??
Não sei se sabes, mas a escuridão está associada às trevas !!
Daí, pelo meu raciocínio, só está na escuridão quem vive nas trevas !! lol
Tenho vários exemplos a que assisti:
Há tempos, perguntei ao nosso amigo Américo Azevedo, se ele via tudo escuro !!
Ele respondeu: - Neutro, ou seja, nem claro nem escuro !! lol
Uma vez ia, com outro amigo conhecido o Sérgio Gonçalves, e estávamos em Santo Tirso a caminho da estação, e ele disse vira à esq, depois à drt, .... e bateu certo !! Fomos direitinhos lá ter !! lol
Tenho outra amiga, que se chama Manuela Silva, conhecida só pra alguns, ela tem uma filhota de 3 anos, e é ela que a veste, lava, ... !!
E ela pega numa roupa, sabe de que côr é, sabe combinar as roupas lindamente ... !! E pelo que ela me disse, quando ela compra novas roupas, ela pede a uma pessoa que veja para descrever as características: côr, texturas, ... !!
Incrível, né ?? Nem eu acreditava, e fiquei pasmado com estes exemplos !! lol
Por isso e mais alguma coisa, é q eu penso que os invisuais não vivem na escuridão, bem pelo contrário apercebem-se das cores, embora não seja com os olhos .... !!
E quem tem amigos nunca tá só !! lool
E afinal tens-me tb a mim como amigo !! loool
Eu te digo, não sei o que é pior, viver na escuridão ou viver na solidão !!?
Viver na solidão é muito ruim !! loool
Um abração,
Filipe
gostei do comentário
o comentário feito foi muito legal muito boa a sua conclusão queria saber mais sobre a sua vivencia com esse tipo de conteudo
Re: Gostei do comentário
Olá amigo ou amiga anónimo ou anónima,
Eu não lido muito com as questões de cor. Simplesmente como um Pote vivo os dias numa prateleira e ponho-me a pensar sobre estas coisas. É mesmo algo para se pensar e de se estar atento ao que nos rodeia. As pessoas estão muito ligadas à visão. Para terminar deixo-lhe aqui algo que encontrei na internet relacionado com cores e significados:
As cores e os efeitos psicológicos
Sensações visuais + significado:
"- Branco pureza
- Preto negativo
- Cinza tristeza
- Vermelho calor, dinamismo
- Rosa graça, ternura
- Azul pureza, fé
Sensações Acromáticas
Branco: inocência, paz, divindade, calma, harmonia, para os orientais pode significar morte, batismo, casamento, cisne, lírio, neve, ordem, simplicidade,
limpeza, bem, pureza.
Preto: sujeira, sombra, carvão, fumaça, miséria, pessimismo, melancolia, nobreza, seriedade. É expressivo e angustiante ao mesmo tempo. Alegre quando combinado
com outras cores.
Cinza: pó, chuva, neblina, tédio, tristeza, velhice, passado, seriedade. Posição intermediária entre luz e sombra.
Sensações Cromáticas
Vermelho: guerra, sol, fogo, atenção, mulher, conquista, coragem, furor, vigor, glória, ira, emoção, paixão, emoção, ação, agressividade, perigo, dinamismo,
baixeza, energia, revolta, calor, violência.
Laranja: prazer, êxtase, dureza, euforia, outono, aurora, festa, luminosidade, tentação, senso de humor. Flamejar do fogo.
Amarelo: egoísmo, ciúmes, inveja, prazer, conforto, alerta, esperança, flores grandes, verão, limão, calor da luz solar, iluminação, alerta, euforia.
Verde: umidade, frescor, bosque, mar, verão, adolescência, bem-estar, paz, saúde (medicina), esperança, liberdade, paz repousante. Pode desencadear paixões.
Azul: frio, mar, céu, horizonte, feminilidade, espaço, intelectualidade, paz, serenidade, fidelidade, confiança, harmonia, afeto, amizade, amor, viagem,
verdade, advertência.
Roxo: fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade, noite, aurora, sonho, igreja, justiça, misticismo, delicadeza, calma.
Marrom: cordialidade, comportamento nobre, pensar, melancolia, terra, lama, outono, doença, desconforto, pesar, vigor.
Púrpura: violência, furto, miséria, engano, calma, dignidade, estima.
Violeta: calma, dignidade, estima, valor, miséria, roubo, afetividade, miséria, calma, violência, agressão, poder sonífero.
Vermelho-alaranjado: sexualidade, agressão, competição, operacionalidade, desejo, excetabilidade, dominação."
Fonte:
http://kraudio.wordpress.com/
Cumprimentos do amigo Pote!
Resposta ao filipe do Pote!
Olá Filipe,
Em primeiro lugar não é o Diogo que está a escrever este blog. É um pote que vive numa prateleira e que vem escrever para o Lerparaver com a conta dele. Penso que na descrição do blog estão algumas informações sobre mim, o Pote.
Quanto ao que referiste das pessoas não viverem na escuridão, bem, com o tempo e com uma boa habilitação/reabilitação aprendem-se truques que são muito úteis para conseguirmos destinguir por exemplo as nossas roupas.
Quanto ao Sérgio saber onde está, isso prende-se com a orientação que é tão importante como a mobilidade.
No que referiste com o Américo, não me espanta a resposta dele. Garanto-te que ele não vive no escuro.
Para terminar também deixo-te aqui os parabéns por ajudares principalmente as pessoas na área de informática através da lista querersaber.
Cumprimentos do Pote!
OLHA amigo viver na escoridão tambem e viver sem amigos
olha amigo viver na escoridão e viver tambem sem amigos, sem uma companheira/o viver na solidão, sem trabalho isto tambem é viver na escoridão pois ter amigos ou ter uma companheira/o tudo o que se passa nessa escoridão tudo se torna mais facil! rui oliveira
Re: Olha amigo viver na escoridão tambem e viver sem amigos
Olá amigo,
Quanto a isso, eu compreendo o que quer dizer mas será isso o viver-se na escuridão? Será que uma pessoa surda por não ouvir vive no escuro?
A nossasociedade quer queiramos quer não, tenta sempre associar as coisas à visão... Que cor terá a solidão? A escuridão talvez represente a morte. O medo, que cor terá?
Será que para as outras culturas que não ficam tristes por as pessoas próximas morrerem associam o preto à morte?
Para mim a solidão é mais associada ao cilêncio e não à escuridão.
A falta de emprego é mais associada ao desespero que não sei que cor hei de lhe atribuir...
Isto dá que pensar!
Cumprimentos do amigo Pote!
carta para o amigo Pote
Amigo querido, somente hoje pude descer da prateleira das ocupações, para ler seu post. Gostei, e queria também meter a minha colherzinha. Gostaria de dizer, que o "não ver", não é propriamente uma falta, mas, uma criação. Sim, porque o "não ver" está constantemente criando algo: uma imagem, um cheiro, um sabor, uma sensação de toque. O não ver, porque está cruscialmente dependente do tátil, cria um trabalho constante de aproximação, de recolha de fatias de mundo, para ir construindo sua própria visão do mundo. O não ver é assim um exercício de afeto, de ternura, e porque não dizer, muitas vezes é também um exercício de violência. Escuridão? Que bicho é esse para o não ver? Não passa de uma metáfora infeliz de poetas e literatos que não compreenderam ainda, a beleza e a paixão que também habita a realidade do ser cego.
Re: Carta para o amigo Pote
Olá Joana,
Adorei o seu comentário ao meu post. Está simplesmente espectacular! Desta vez vou escrever pouquinhas palavras mas penso ser o suficiente.
Para além da cegueira ser uma deficiência, é uma grande lição de vida que na maioria das vezes nos ajuda a crescer e a vermos o mundo à nossa maneira.
Deixo-lhe aqui uma pergunta talvez um pouco estranha mas foi algo que já foi escrito por Helen Keller mas desta vez vai ser um pouco diferente. Se a Joana conseguisse, como mostraria o nosso mundo a uma pessoa que vê em apenas três dias?
Bjs do amigo Pote!
PS.
Obrigado por ter descido da prateleira da ocupação para vir falar um pouco aqui.