Está aqui

Renan pretende tornar Senado modelo de acessibilidade

por Lerparaver

O presidente do Senado, Renan Calheiros, tem como meta em sua gestão que a Casa se torne modelo de instituição acessível e inclusiva. Para isso determinou a realização de um censo para levantar dados sobre os servidores deficientes, deflagrando um amplo processo de reorganização de espaços e de adequação de equipamentos.

Banheiros foram reformados, elevadores substituídos e um grande projeto de sinalização e orientação para deficientes está em andamento. Também foram adquiridos e colocados à disposição do público quatro triciclos movidos a bateria e contratados profissionais com especialização em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para atendimento de surdos-mudos. A Biblioteca Acadêmico Luiz Vianna Filho está finalizando a implantação de sua biblioteca digital, que já conta com uma Constituição de 1988 gravada. Além disso, a Secretaria de Engenharia trabalha num grande projeto para tornar o Plenário do Senado totalmente acessível.

O senador Flávio Arns (PT-PR) salientou em Plenário na última segunda-feira (13) que o Senado deve ser a primeira instituição brasileira a cumprir na totalidade a legislação referente ao tema. A primeira dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência; e a segunda estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

A acessibilidade, explicou o senador, não trata apenas das barreiras físicas e arquitetônicas que dificultam a locomoção destas pessoas, mas também trata do uso da Linguagem Brasileira de Sinais e outros dispositivos que auxiliem, por exemplo, deficientes visuais e auditivos.

Fonte: http://www.senado.gov.br

Nota: contribuição, via e-mail, de Pedro Afonso.

Comentários

gostava de dar os parabens por esta medida pois são estas ideias que fazem falta na nossa sociedade.