Está aqui

Introdução aos Leitores de Telas - Vanessa Rodrigues

por VALERIA DE OLIV...

Introdução aos Leitores de Telas - Vanessa Rodrigues
http://youtu.be/ueRUBerTkO0

Curso: Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Visual Incluídos em Cursos Online;
Tema: Sistema Operacional DOSVOX
Instrução: Vanessa Rodrigues
Coordenação: Mestranda Valeria de Oliveira
Orientação: Edméa Santos
Realização: Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão / Faculdade de Educação / UERJ
Apoio: Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC; ProPEd; CEDERJ/Polo Maracanã

Palavras-chave: e-Acessibilidade; Educação Online; Cibercultura; Leitores de Telas; Deficiência Visual.

Licença e propriedade de direitos: Creative Commons - Atribuição

Comentários

Cara Valéria,

Parabéns pela apresentação disponibilizada. É realmente uma boa apresentação para dar uma ideia geral e de forma simples a quem não está por dentro desta matéria, mas atenção:
O Dosvox é um sistema operativo e não um leitor de ecrã.

Cumprimentos,
NS

Companheiros,
Obrigada pelos comentários!
Vanessa é jovem e está em formação.
Esta iniciativa é para fazer com que ela se posicione!
Vejam a resposta dela!

Olá!
Vamos aos esclarecimentos:
Bom, o Dosvox cria o seu próprio ambiente de trabalho, por isso tido como sistema operativo conforme o escrito no comentário. O Dosvox tem
comandos próprios, pois tem um ambiente próprio. Já os outros leitores de tela como o NVDA, Jaws, quando se referem a comandos do windows, os
comandos são os mesmos, diferenciando-se apenas pelos comandos relacionados aos leitores, como por exemplo, ativar e desligar.

Mas, penso que o Dosvox obedece a função de leitor de tela em variados exemplos. Quando nos informarmos com relação as janelas abertas, digitamos a letra v a partir da tela inicial do programa e o Dosvox lê as janelas que encontram-se abertas.
Caso tenhamos janelas abertas no windows, elas serão faladas.
Desculpe não ter esclarecido o bastante durante o vídeo.
Foi breve, fora uma introdução e vamos nos aprofundar para além desse primeiro contato.
Atenciosamente, Vanessa Rodrigues.

atenção, o dosvox é um sistema operacional, ou sistema íbrido, quando teclamos a letra V como no exemplo a sima, quem entra em assão é o leitor de telas do dosvox, o monitivox
abraços
.

Agradeço a todos que estão acompanhando minhas postagens, os quais vêm contribuindo para a melhoria da minha atuação profissional!
Na realidade não sou uma pessoa com deficiência, apenas sou apaixonada pela minha profissão, lecionar!
E, neste ofício que escolhi como ideal de vida, optei por ser professora de TODOS, desta forma, cotidianamente busco informações junto a quem vivencia a condição de ser uma pessoa com deficiência!
Nos últimos vinte anos, venho dedicando-me à luta pelos direitos da pessoa com deficiência e, especificamente, a partir de março de 2011 tento aprofundar meus conhecimentos sobre acessibilidade eletrônica para pessoas com deficiência visual.
Minha principal área de interesse é a educação online e os ambientes virtuais de aprendizagem, por isso preciso entender cada vez mais sobre os softwares que dão acesso a estes ambientes.
Sei também que entender como estruturar um ambiente virtual fará toda diferença para quem necessita usar um software para acessar tais ambientes; logo, todos os comentários vindos dos companheiros que compartilham as informações postadas no LERPARAVER sempre são muito importantes!
Obrigada!
Valeria de Oliveira

Olá

Espero não causar polêmica, mas devo lhe dizer que o Dosvox não é a melhor alternativa quando se busca uma verdadeira inclusão.
O motivo disto é exatamente o fato de criar seu próprio ambiente.
Deste fato decorrem duas coisas:
1. Não permite utilizar várias ferramentas do windows que são essenciais;
2. Cria uma espécie de segregação, pois isola o usuário cego num mundo só seu, do qual os usuários de visão normal não sabem, assim como ele desconhece o mundo dos mesmos.
Creio que para os brasileiros, o dosvox de fato já foi uma grande alternativa, mas especialmente por durante muito tempo ter sido a única.
Além de tudo isso, seu uso, principalmente quando se utiliza apenas este, causa um comodismo, que acaba por viciar o usuário, limitando seus conhecimentos de informática.
Penso, honestamente, que nos dias atuais, seja um retrocesso usá-lo.

Olá Marlin,

A questão principal não é causar polémica, mas que pessoas como o Marlin, como eu, como tantas outras pessoas que gostam e que têm vontade de explorar informática e tecnologia entendam que o facto de terem atingido um patamar elevado na informática não implica que toda a gente tenha gosto vontade ou capacidade para o fazer!
Se fosse-mos a ver por essa perspectiva, o Linux e o Mac Us teriam de ser considerados um gueto; O open Office também; o NVDA e o Window-eys também; etc., etc. Ou seja, todo o Software que a maioria não utiliza seria um gueto porque apenas um pequeno grupo sabe trabalhar com esse Software!

O Dosvox é a melhor maravilha da informática? Não! É claro que não! Mas é uma alternativa para quem não tem capacidade de entender as filosofias mais complexas de outros sistemas operativos.

O Dosvox é perfeito e funciona bem? Não! Redondamente... Não! Eu próprio, que apoio a utilização de alguns programas do Dosvox, já disse directamente ao Prof. António Borges que a desuniformização entre os vários aplicativos do Dosvox é inaceitável.

O Dosvox é necessário? Claro que sim! Já tinha percebido isso, mas depois de ter passado pelo papel de formador de informática e de ter falado com vários educadores cada vez mais acho o Dosvox uma alternativa para aquelas pessoas que não gostam, não têm capacidade ou não querem aprender a funcionar com os sistemas operativos padrão.

Os programas progridem com sugestões, com ideias novas, com críticas construtivas e não com apenas ideias feitas: Isto é mau, isto é um gueto, isto não funciona bem, etc., etc. Há quase três anos abri a discussão para que se falasse sobre os jogos e outros aplicativos do Dosvox, mas até agora só há meia dúzia de comentários. E sei que há muita gente em Portugal que utiliza e utilizou o Dosvox, mais que não seja para jogar!
http://www.lerparaver.com/lpv/estudo-abrangencia-dosvox-utilizadores-por...

Agradecia que pelo menos fosse respeitado o trabalho daqueles que tentam proporcionar uma alternativa para aquelas pessoas que não têm capacidade de aprender ou simplesmente adquirir os sistemas padrão!

Muito obrigado,
NSousa

Olá Norberto,

Percebo a tua ideia do dosvox ser eventualmente mais fácil para determinados públicos alvo, e para uma faz inicial. Contudo em Portugal e em muitos países do mundo não se ensinou informática com o dosvox ou ferramentas semelhantes, mas o certo é que as pessoas tem aprendido informática.

Por princípio não concordo com a filosofia do dosvox, como sendo um sistema fechado a deficientes visuais. Como defendo o desenho universal , para mim só faz sentido desenvolver algo específico para deficientes visuais se não for possível ou prático fazê-lo de outra forma.
De todo o modo, actualmente o problema do dosvox é outro, é o facto de não ser autosuficiente, o que põe em causa a sua própria filosofia.

Por mais básico que um cego seja na informática, é fundamental o acesso à internet. E neste quesito, o webvox é manifestamente insuficiente. Desta forma, a menos que o dosvox desenvolva uma ferramenta realmente capaz, o deficiente visual tem forçosamente de usar um leitor de ecrã e interagir directamente com o Windows e com um browser normal.

Sendo assim, não sendo o dosvox um sistema autosuficiente e se o deficiente visual tem de usar directamente o Windows para algumas tarefas, não faz sentido desenvolver o dosvox como um sistema integrado e à parte, mas sim desenvolver alguns programas como jogos e utilitários, que sejam particularmente interessantes para os deficientes visuais e que possam ser usados também por leitores de ecrã.

O Dosvox fez todo o sentido na altura que surgiu, e foi muito importante para milhares de cegos, isso ninguém pode esquecer. Contudo, tudo evolui, e o dosvox também devia adaptar a sua filosofia aos tempos actuais em que as necessidades das pessoas cegas são outras, e as possibilidades de aceder ao computador também.

Claro que uma abordagem destas não é tão interessante para quem desenvolve, em particular porque não pode alegar que desenvolve um sistema para deficiente visuais, o que trás problemas financeiros e de sustentabilidade do projecto.

As lógicas de financiamento nem sempre permitem desenvolver o que realmente mais interessa ao público alvo, mas o que dá mais nas vistas para a opinião pública em geral. É assim no Brasil, em Portugal, e em quase todo o lado.

Daniel, concordo com tudo o que dizes.
Acrescento ainda que se de fato seus desenvolvedores o pusessem como uma ferramenta para pessoas com limitações na aprendizagem da informática ou que não gostam de explorá-la, eu concordaria com o Norberto.
Nuentanto, estes o tratam como a ferramenta magna da acessibilidade e da independência do cego.

Viva,

Acho que há alguma confusão, que sempre houve, quanto ao dosvox. O dosvox *não é* um leitor de ecrã. Te o monitvox, que esse sim pode ser considerado como tal.

O dosvox também não é um sistema operativo / sistema operacional. Não é porque não faz a comunicação entre o utilizador e o hardware. Sistemas operativos são o Wiindows, Mac OSX, gnu/linux, etc. O mau é que os próprios defensores e desenvolvedores do dosvox usam uma terminologia completamente desajustada.

O dosvox é um ambiente de trabalho para cegos, um conjunto de ferramentas, o que queiram chamar. Na minha opinião, actualmente, não deveria ser usado para iniciação à informática, a não ser que se prove por A + B que o aluno não consegue usar as ferramentas comuns do Windows, como browsers, email, etc. Lá tem as suas utilidades, porém considerá-lo ainda como a salvação dos cegos... é desajustado. Chega a ser cómico.