Projeto Tic Tac da Associação Cabra Cega
A Associação Cabra Cega com o apoio do prémio BPI ”la Caixa” Capacitar disponibiliza o projeto TIC-TAC (Tecnologias da Informação e Comunicação enquanto Tecnologias de assistência à Cegueira).
Nesta página pode ver todo o conteúdo do Lerparaver organizado tematicamente.
A Associação Cabra Cega com o apoio do prémio BPI ”la Caixa” Capacitar disponibiliza o projeto TIC-TAC (Tecnologias da Informação e Comunicação enquanto Tecnologias de assistência à Cegueira).
No futuro, as pessoas com deficiência visual poderão movimentar-se com a
ajuda de Theia, um dispositivo auxiliar que replica as funções de um
cão-guia.
Os cães-guia são verdadeiros aliados da mobilidade dos deficiente visuais,
mas não são a solução perfeita para todos. O custo, o alojamento e até as
alergias são problemas que tornam estes amigos de quatro patas pouco úteis
para muitos invisuais.
As Jornadas SUPERA são um evento multifacetado, organizado pela SUPERA com o apoio de várias instituições públicas e privadas, destinado a promover o conhecimento e divulgação do que de melhor se faz na área dos produtos e serviços de apoio facilitadores da acessibilidade / mobilidade de TODOS, com especial atenção para as pessoas com necessidades especiais.
Este projeto visa apoiar pessoas cegas ou com baixa visão, residentes na ilha da Madeira, abarca diversas vertentes, de modo a prestar apoio ao maior número de pessoas procurando responder às diversas necessidades por estas apresentadas sendo que o objetivo máximo é apoiar a inclusão social, contribuindo para a eliminação de muitas barreiras ainda existentes a este nível.
Os bichinhos podem ter uma vida muito ativa e feliz com alguns cuidados. Portal ensina o que fazer
No próximo dia 11 de Maio entre as 10:00 e as 12:00, a Associação Promotora do Ensino dos Cegos, em parceria com a Associação Mão Guia, irá receber nas suas instalações, na Rua Francisco Metrass 95, 1350-141 Lisboa, uma sessão de Sensibilização sobre o curso "Cuidar de animais de estimação – Petsitting" que a Associação Mão Guia promove no âmbito do projeto BIPZIP "Mão Guia - Guia-te para a Vida".
A Associação Promotora do ensino dos Cegos é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) fundada em Lisboa em 1888, com sede em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique, que tem como objectivos orientadores a prestação de serviços de apoio a pessoas com deficiência visual (DV).
Vamos implementar uma Unidade de Apoio e Serviços para a Habilitação/Reabilitação com vista à Integração das pessoas com Deficiência Visual na sociedade.
Ele era técnico agrícola até sofrer acidente e perder 100% da visão; por necessidade, aprendeu o ofício e cria peças apenas com o tato
O caminhão de madeira é uma das peças que o marceneiro mais gosta de produzir. (Fotos: Marcos Ermínio)
Muita gente custa a acreditar que Erotides realmente não enxerga nada. Chegam a ir até sua casa só pra vê-lo trabalhar. Só assim, vendo com os próprios olhos, se convencem que o senhor de 70 anos, de jeito simples e muito sincero, é de fato um habilidoso e experiente marceneiro com deficiência visual.
Há cinco anos Sidney Andrade, de Campina Grande, deixou de ver o mundo com os próprios olhos por um descolamento de retina nos dois olhos. Perdeu a visão e passou a enxergar através da descrição de outras pessoas. De forma lúdica e para tentar mudar nas pessoas o peso e a estigma contra a cegueira, Sidney, que tem 30 anos, criou uma conta na rede social Instagram para publicar imagens e pedir descrições diferenciadas dos seguidores. A página “descreve pra mim” já tem quase 150 publicações e imagens diversas.
O Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência Visual (CAFAP - CAIPDV), estrutura da ANIP (Associação nacional de Intervenção Precoce) que acompanha crianças com Deficiência Visual (DV) dos 0 aos 6 anos de idade, vai organizar a 28 de Outubro de 2016, em Coimbra, as V Jornadas Deficiência Visual & Intervenção Precoce, sobre o tema da literacia emergente na cegueira; este será ainda o evento onde irá ser lançado o livro "O que vês, o que vejo...".
Mais informações na fonte:
https://www.facebook.com/ANIP.pt
IO atleta paralímpico cegou aos 27 anos, quando se preparava para tentar ser campeão do mundo de boxe.
O constante sorriso nos lábios que evidencia sempre que fala prova que ganhou o título de uma das suas mais duras batalhas. Segunda-feira, dia 25 de Abril, vai tentar os mínimos para os Jogos Paralímpicos.
O deputado estadual Davi Davino Filho (PSB) deu entrada no protocolo da Assembleia Legislativa, num projeto de lei que institui a Semana Estadual de Combate ao Glaucoma no Estado de Alagoas a ser comemorada entre os dias 19 a 26 de maio de cada ano. O projeto será lido no plenário e encaminhado as comissões técnicas da Casa para emissão de parecer. Em seguida será votado no plenário por todos os deputados. Se aprovado, será enviado ao governador do Estado para que seja sancionado e tornado lei.
Doença que se manifesta no paciente ainda criança pode surgir simplesmente com apertos nos olhos
Os irmãos, Glauco (E) e Eder contam as dificuldades que enfrentaram
No quadro Vida que Inspira, Pedro Leonardo conversa com Alex Oliveira, um campeão das pistas que dá exemplo de superação
Hoje o Mais Caminhos te convida a enxergar a vida de outra forma. A história do personagem do quadro Vida Que Inspira deste sábado (30) mostra como as dificuldades da vida podem ser superadas, mesmo que pareçam impossíveis.
O tribunal de primeira instância concluiu que não foi possível saber o que esteve na origem da cegueira dos seis doentes, não tendo ficado provado que houve troca de fármacos no serviço de farmácia do Santa Maria onde trabalhavam os dois arguidos.
O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) confirmou a absolvição do farmacêutico e da técnica de farmácia, que já tinham sido ilibados no caso da cegueira de seis doentes do Hospital de Santa Maria. Negou assim provimento a um segundo recurso do Ministério Público, noticiou esta terça-feira a Lusa.
Em abril de 2014, a vida do estudante Vinicius Bail mudou completamente. Durante uma partida banal de futebol na escola em Guarapuava (PR), ele chutou a bola no travessão, preso à parede por uma corrente devido a uma reforma. O impacto derrubou a estrutura e, na tentativa de evitar que o goleiro se machucasse, o garoto se jogou para tentar salvá-lo. Acabou atingido em cheio na cabeça e, depois de 22 dias em coma, retomou a consciência. Estava, porém, cego.
Gil Sormanny Beserra da Silva ficou cego, mas voltou a trabalhar. Foto: Bombeiros/Divulgação
Depois de enfrentar um tumor no cérebro e ficar cego, o cabo do Corpo de Bombeiros Gil Sormanny Beserra da Silva, 45 anos, será reintegrado ao serviço. Em 2009, quando ainda era soldado Gil trabalhava como guarda-vidas em Fernando de Noronha, quando ao final do expediente, perdeu a visão de repente.
criou um site com conteúdo produzido especialmente para os cegos
Inclusão. Danilo Afonso Loques criou o Cegueta, site com conteúdo acessível deficientes visuais
A tecnologia está incorporada no nosso dia a dia. Está no celular, no trabalho, em casa. Agora imagina ter que lidar com tanta tecnologia sem algum dos sentidos? Esse é o desafio diário do casal Danilo Afonso Loques, 29 anos, e Elisane Telles de Souza, 29, que são cegos.
Com uma bengala e mãos ao vácuo, Marcino Benedito de Oliveira já conhece cada palmo do Icemat (Instituto dos Cegos de Mato Grosso) e tem orgulho de cada
parede levantada no local. Marcino é presidente da instituição que abriga e ensina pessoas com deficiência visual há mais de três décadas, em Cuiabá. Criada
Todos nós sofremos pelos nossos pets, seja em uma situação de rotina ou mesmo em casos mais graves como
a cegueira canina. Mesmo com toda a preocupação do mundo, se um cachorrinho fica cego, é preciso aprender
com a nova situação e fazer exatamente como os próprios bichinhos fazem: adaptar-se e seguir em frente.
A médica veterinária do Hospital Veterinário Pró, Vita Rhea Cassuli Lima dos Santos, aponta o que pode
prejudicar a visão do pet, causando até mesmo cegueira definitiva.