Está aqui

Conteúdos com o tema Reabilitação

Nesta página pode ver todo o conteúdo do Lerparaver organizado tematicamente.

Votar Projeto Visão Inclusiva - Madeira

por Norberto Sousa

Este projeto visa apoiar pessoas cegas ou com baixa visão, residentes na ilha da Madeira, abarca diversas vertentes, de modo a prestar apoio ao maior número de pessoas procurando responder às diversas necessidades por estas apresentadas sendo que o objetivo máximo é apoiar a inclusão social, contribuindo para a eliminação de muitas barreiras ainda existentes a este nível.

...

Como cuidar de um cachorrinho cego

por Norberto Sousa

Os bichinhos podem ter uma vida muito ativa e feliz com alguns cuidados. Portal ensina o que fazer

...

É já amanhã: sessão de Sensibilização sobre o curso "Cuidar de animais de estimação – Petsitting" na APEC

por Norberto Sousa

No próximo dia 11 de Maio entre as 10:00 e as 12:00, a Associação Promotora do Ensino dos Cegos, em parceria com a Associação Mão Guia, irá receber nas suas instalações, na Rua Francisco Metrass 95, 1350-141 Lisboa, uma sessão de Sensibilização sobre o curso "Cuidar de animais de estimação – Petsitting" que a Associação Mão Guia promove no âmbito do projeto BIPZIP "Mão Guia - Guia-te para a Vida".

...

Inquérito: Avaliação das Necessidades da População com Deficiência Visual e suas famílias

por Norberto Sousa

A Associação Promotora do ensino dos Cegos é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) fundada em Lisboa em 1888, com sede em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique, que tem como objectivos orientadores a prestação de serviços de apoio a pessoas com deficiência visual (DV).

Vamos implementar uma Unidade de Apoio e Serviços para a Habilitação/Reabilitação com vista à Integração das pessoas com Deficiência Visual na sociedade.

...

Brasil: Mesmo cego, Erotides é um marceneiro habilidoso que muita gente duvida

por Norberto Sousa

Ele era técnico agrícola até sofrer acidente e perder 100% da visão; por necessidade, aprendeu o ofício e cria peças apenas com o tato

O caminhão de madeira é uma das peças que o marceneiro mais gosta de produzir. (Fotos: Marcos Ermínio)

Muita gente custa a acreditar que Erotides realmente não enxerga nada. Chegam a ir até sua casa só pra vê-lo trabalhar. Só assim, vendo com os próprios olhos, se convencem que o senhor de 70 anos, de jeito simples e muito sincero, é de fato um habilidoso e experiente marceneiro com deficiência visual.

...

Brasil: 'Descreve pra mim', leva escritor cego a cobrar acessibilidade em rede social

por Norberto Sousa

Há cinco anos Sidney Andrade, de Campina Grande, deixou de ver o mundo com os próprios olhos por um descolamento de retina nos dois olhos. Perdeu a visão e passou a enxergar através da descrição de outras pessoas. De forma lúdica e para tentar mudar nas pessoas o peso e a estigma contra a cegueira, Sidney, que tem 30 anos, criou uma conta na rede social Instagram para publicar imagens e pedir descrições diferenciadas dos seguidores. A página “descreve pra mim” já tem quase 150 publicações e imagens diversas.

...

V Jornadas Deficiência Visual & Intervenção Precoce - CAIPDV / ANIP

por Norberto Sousa

O Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência Visual (CAFAP - CAIPDV), estrutura da ANIP (Associação nacional de Intervenção Precoce) que acompanha crianças com Deficiência Visual (DV) dos 0 aos 6 anos de idade, vai organizar a 28 de Outubro de 2016, em Coimbra, as V Jornadas Deficiência Visual & Intervenção Precoce, sobre o tema da literacia emergente na cegueira; este será ainda o evento onde irá ser lançado o livro "O que vês, o que vejo...".

Mais informações na fonte:
https://www.facebook.com/ANIP.pt

...

Jorge Pina: “Tive de cegar para voltar a ver”

por Norberto Sousa

IO atleta paralímpico cegou aos 27 anos, quando se preparava para tentar ser campeão do mundo de boxe.

O constante sorriso nos lábios que evidencia sempre que fala prova que ganhou o título de uma das suas mais duras batalhas. Segunda-feira, dia 25 de Abril, vai tentar os mínimos para os Jogos Paralímpicos.

...

Brasil: Projeto institui Semana Estadual de Combate ao Glaucoma

por Norberto Sousa

O deputado estadual Davi Davino Filho (PSB) deu entrada no protocolo da Assembleia Legislativa, num projeto de lei que institui a Semana Estadual de Combate ao Glaucoma no Estado de Alagoas a ser comemorada entre os dias 19 a 26 de maio de cada ano. O projeto será lido no plenário e encaminhado as comissões técnicas da Casa para emissão de parecer. Em seguida será votado no plenário por todos os deputados. Se aprovado, será enviado ao governador do Estado para que seja sancionado e tornado lei.

...

Brasil: Conheça um cavaleiro que não deixou a cegueira afetar sua paixão por cavalos

por Norberto Sousa

No quadro Vida que Inspira, Pedro Leonardo conversa com Alex Oliveira, um campeão das pistas que dá exemplo de superação

Hoje o Mais Caminhos te convida a enxergar a vida de outra forma. A história do personagem do quadro Vida Que Inspira deste sábado (30) mostra como as dificuldades da vida podem ser superadas, mesmo que pareçam impossíveis.

...

Tribunal da Relação de Lisboa confirma absolvição no caso da cegueira

por Norberto Sousa

O tribunal de primeira instância concluiu que não foi possível saber o que esteve na origem da cegueira dos seis doentes, não tendo ficado provado que houve troca de fármacos no serviço de farmácia do Santa Maria onde trabalhavam os dois arguidos.

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) confirmou a absolvição do farmacêutico e da técnica de farmácia, que já tinham sido ilibados no caso da cegueira de seis doentes do Hospital de Santa Maria. Negou assim provimento a um segundo recurso do Ministério Público, noticiou esta terça-feira a Lusa.

...

Brasil: Menino que ficou cego jogando futebol faz vaquinha para bancar tratamento

por Norberto Sousa

Em abril de 2014, a vida do estudante Vinicius Bail mudou completamente. Durante uma partida banal de futebol na escola em Guarapuava (PR), ele chutou a bola no travessão, preso à parede por uma corrente devido a uma reforma. O impacto derrubou a estrutura e, na tentativa de evitar que o goleiro se machucasse, o garoto se jogou para tentar salvá-lo. Acabou atingido em cheio na cabeça e, depois de 22 dias em coma, retomou a consciência. Estava, porém, cego.

...

Brasil: Soldado que perdeu visão por causa de tumor é reintegrado aos Bombeiros

por Norberto Sousa

Gil Sormanny Beserra da Silva ficou cego, mas voltou a trabalhar. Foto: Bombeiros/Divulgação
Depois de enfrentar um tumor no cérebro e ficar cego, o cabo do Corpo de Bombeiros Gil Sormanny Beserra da Silva, 45 anos, será reintegrado ao serviço. Em 2009, quando ainda era soldado Gil trabalhava como guarda-vidas em Fernando de Noronha, quando ao final do expediente, perdeu a visão de repente.

...

Brasil: Técnico de informática de Joinville desenvolve aptidões para driblar cegueira

por Norberto Sousa

criou um site com conteúdo produzido especialmente para os cegos

Inclusão. Danilo Afonso Loques criou o Cegueta, site com conteúdo acessível deficientes visuais

A tecnologia está incorporada no nosso dia a dia. Está no celular, no trabalho, em casa. Agora imagina ter que lidar com tanta tecnologia sem algum dos sentidos? Esse é o desafio diário do casal Danilo Afonso Loques, 29 anos, e Elisane Telles de Souza, 29, que são cegos.

...

Brasil: Cegos enfrentam desafios diários para conquistar independência

por Norberto Sousa

Com uma bengala e mãos ao vácuo, Marcino Benedito de Oliveira já conhece cada palmo do Icemat (Instituto dos Cegos de Mato Grosso) e tem orgulho de cada
parede levantada no local. Marcino é presidente da instituição que abriga e ensina pessoas com deficiência visual há mais de três décadas, em Cuiabá. Criada

...

Animais de estimação cegos se adaptam e levam uma vida normal

por Norberto Sousa

Todos nós sofremos pelos nossos pets, seja em uma situação de rotina ou mesmo em casos mais graves como
a cegueira canina. Mesmo com toda a preocupação do mundo, se um cachorrinho fica cego, é preciso aprender
com a nova situação e fazer exatamente como os próprios bichinhos fazem: adaptar-se e seguir em frente.

A médica veterinária do Hospital Veterinário Pró, Vita Rhea Cassuli Lima dos Santos, aponta o que pode
prejudicar a visão do pet, causando até mesmo cegueira definitiva.

...

Brasil: Cirurgia de catarata permite qualidade de vida na terceira idade

por Norberto Sousa

Procedimento atual proporciona mais segurança, precisão, e um melhor resultado

A terceira idade está mais ativa do que nunca. Diversos grupos se reúnem para “jogar conversa fora”, dançar, bordar, fazer crochê e viagens. No entanto, para ter uma boa qualidade de vida após o fim da carreira profissional, os aposentados devem estar atentos à saúde ocular. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam a marca de mais de 17 milhões de casos de cegueira por catarata no mundo, atingindo, em sua maioria, pessoas entre 55 e 65 anos.

...

“Um tipo todo torto que insiste em ter uma vida normal”

por Norberto Sousa

A pensão social de invalidez destina-se a quem tem rendimentos inferiores a 167,69 euros. Se for casado, 251,53 euros. João Sousa e Silva, com 30 anos, perdeu o direito à sua quando se casou.

Ela pediu-lhe que se casassem. Pensou muitíssimo antes de lhe fazer o pedido. Ouvira tantas vezes as pessoas mais importantes da sua vida, os seus pais, dizerem que aquela relação tinha tudo para correr mal. Onde já se vira uma rapariga saudável unir-se a um rapaz com um grau de incapacidade de 98%?!

...

Brasil: ASDEVRON – Associação dos deficientes visuais abre inscrições para cursos

por Norberto Sousa

O Presidente da ASDEVRON (Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Rondônia), Carlos Rodrigues Cataca, informou na manhã da última quinta-feira (10), que os cursos de informática básica, Braille, Soroban, orientação e mobilidade para a referida deficiência estarão com as inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (14).

...

Páginas



1 a 20 de 85