Está aqui

Inquérito: Avaliação das Necessidades da População com Deficiência Visual e suas famílias

por Norberto Sousa

A Associação Promotora do ensino dos Cegos é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) fundada em Lisboa em 1888, com sede em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique, que tem como objectivos orientadores a prestação de serviços de apoio a pessoas com deficiência visual (DV).

Vamos implementar uma Unidade de Apoio e Serviços para a Habilitação/Reabilitação com vista à Integração das pessoas com Deficiência Visual na sociedade.

São objetivos primordiais recolher o maior numero de informação relativamente às necessidade desta população de qualquer faixa etária para promover a autonomia e inclusão social tendo em vista a sua empregabilidade.

Em Portugal existem 163 000 pessoas com Deficiência Visual, onde a grande maioria estão inativas (não trabalham), (Censos 2011). Entender e analisar estes indicadores sociodemográficos muito preocupantes, é um dever da Associação que se debruça sobre esta população, sendo necessário o preenchimento deste inquérito para facilitar o contacto com estas pessoas de modo a que os possamos ajudar.

Este inquérito foi criado no sentido de identificar as suas reais necessidades para um atendimento mais adequado, individualizado e personalizado.

Enviamos este email a todas as pessoas que possam colaborar connosco. Caso seja uma pessoa com Deficiência visual ou familiar, solicitamos a sua colaboração no preenchimento deste questionário e na sua divulgação para a nossa intervenção chegar a toda esta população de forma mais rápida e eficaz.

Entrar no seguinte endereço para responder ao inquérito:
https://www.apec.org.pt/inquerito

Comentários

Este tipo de iniciativa é muito importante visto que é graças a a ela que se pode perceber quais as necessidades da população que sofre de deficiência visual

Array

Como ajudar a criar qualidade de vida a uma pessoa invisual.Na minha e modesta opinião e até porque eu próprio embora não tenha nascido com este problema mas e por ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica a um obcêsso cerebral e para o qual me deixou cego da vista esquerda e me deixou apenas com vinte por cento da vista direita este episódio já foi a mais de 30 anos para e mesmo assim ainda trabalhei na área da construção civil até que a coisa de 10 ou 11 anos a trás a visão regrediu para os valores de 0.025 até 0.50 cm foi então que tive de ser reformado por invalidez a partir daqui andei sempre a pedir casas de rendas sociais tanto nas câmaras e ao i.r.u sem nunca me terem ligado qualquer tipo de importância ao ponto de eu vir a ter que fazer uma ocupação de uma casa do próprio i.r.unu nca fui sancionado por nenhum tribunal mas andei sempre e como se diz na gíria na corda bamba cheguei a ter que viver como um sem abrigo Eu me sinto abandonado pelo meu próprio país ou seja na rua.E estas coisas acontecerem num país que se diz desenvolvido é mau de mais para ser verdade.

Array

Obrigada por ter partilhado a sua situação connosco! Mas tem de lutar, nunca desista dos seus direitos, seja teimoso. Não podemos baixar os braços e deixar que a nossa deficiência tome conta de nós.
Exija que o ouçam e o ajudem. Há por aí tanta gentinha a viver do rendimento e sem precisar, e sem qualquer tipo de deficiência, apenas não querem trabalhar. Não se deixe enganar, lute pelos seus direitos!