Está aqui

Conteúdos com o tema Acessibilidade ao meio físico

Nesta página pode ver todo o conteúdo do Lerparaver organizado tematicamente.

Microsoft lança app com som 3D que ajuda deficientes visuais a se locomoverem

por Norberto Sousa

A Microsoft lançou um aplicativo para iPhone que promete facilitar a vida de pessoas com deficiência visual. Batizado de “Microsoft Soundscape”, o programa permite que a pessoa adicione um alerta sonoro a locais de interesse e saiba pontos importantes ao seu redor na cidade. Usando um áudio tridimensional, o app ajudaria a reduzir o estresse e a ansiedade do indivíduo.

...

Brasil: Pessoas com deficiência e o acesso à informação: Recomendações de acessibilidade indicadas para web

por Norberto Sousa

A internet e suas possibilidades estão acessíveis por todo o mundo. Ouso dizer que os “Apps” como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter etc tem sido os meios de comunicação mais utilizados, possibilitando o acesso em inúmeras coisas como pesquisas com finalidade profissional, acadêmica, política, vida social, sexual etc. Obviamente que a internet e seus aplicativos têm seus prós e contras. Existem diversas discordâncias sobre a internet como parte integrante do meio.

...

Brasil: MON lança programa de acessibilidade para pessoas com deficiência visual

por Norberto Sousa

O Museu Oscar Niemeyer lança neste sábado (13), às 17h, o programa MON Para Todos. Iniciado em 2013, com o patrocínio do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o programa é destinado a pessoas com cegueira ou baixa-visão. O principal objetivo é promover a autonomia desses visitantes no museu.

...

Brasil: Alunos do AM desenvolvem óculos com sensor ultrassônico para cegos

por Norberto Sousa

Um dos desafios de deficientes visuais é a locomoção com segurança. Bengalas auxiliam na verificação de desníveis de piso e possíveis obstáculos até a altura da cintura, mas placas e outros objetos que estejam próximos dos membros superiores poucas vezes são percebidos e podem causar sérios acidentes. Pensando nisso, um grupo de 15 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas) desenvolveu um modelo de óculos com sensor que percebe obstáculos a até 2 metros de distância.

...

Brasil: Recifense desenvolve dispositivo que alerta cegos para obstáculos nas ruas

por Norberto Sousa

O dispositivo é acoplado nos sapatos e emite sons para buracos, obstáculos e escadas

As pessoas com deficiência visual terão um novo auxílio para melhor locomoção dentro das cidades. O aluno de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Boa Viagem (FBV), Davi Cavalcanti, 20 anos, desenvolveu um dispositivo que, acoplado ao calçado, alerta ao usuário sobre possíveis obstáculos no caminho. De acordo com o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, só no Recife, pelo menos 19 mil pessoas com cegueira ou baixa visão poderiam ser beneficiadas.

...

Portugal: Numa praia do Funchal pode-se nadar num mar que não se vê

por amcsilva

Cidade vai ter a primeira praia do país que permite a autonomia dos
invisuais. Projecto inicial visava apenas pessoas com dificuldades de
locomoção.

Por Márcio Berenguer

O Funchal vai ter, a partir da próxima semana, a única praia do país
adaptada para invisuais. O projecto, orçamentado em cerca de 100 mil
euros, começou a ser testado na quinta-feira e vai permitir que
pessoas invisuais possam de forma completamente autónoma ir ao mar,
usufruindo também de todos os equipamentos de apoio balnear.

...

Wheelmap: o mapa-mundo da acessibilidade, para quem depende de uma cadeira de rodas

por Norberto Sousa

Este mapa-mundo, com versões web, Android e iOS, tem facilitado a vida a quem depende da cadeira de rodas para se deslocar. Já existe há cinco anos e tem mais de meio milhão de entradas.
A aplicação usa o GPS do dispositivo para facilitar a orientação
As aplicações móveis apareceram para nos facilitar a vida a todos. Incluindo àqueles cuja vida tende a ser mais difícil. Isto porque deslocar-se por uma cidade — algo “normal” para a maioria das pessoas — pode ser uma autêntica aventura e um grande desafio para quem está dependente de uma cadeira de rodas.

...

Bengala com reconhecimento facial ajudará milhares de pessoas

por Norberto Sousa

Há investigação que não é feita ao acaso. Há teses de doutoramento que não acabam nas gavetas e há empresas que apostam nesses projectos para colocar a tecnologia investigada ao serviço das pessoas que dela necessitam.

Tomando isto como ponto de partida, um grupo de alunos da Birmingham City University tem vindo a desenvolver um projecto fantástico. Uma bengala inteligente, denominada de Xplor… mas não é uma bengala qualquer!

...

Apenas um em cada 20 semáforos em Lisboa tem sinais sonoros para cegos

por Norberto Sousa

Estudo avaliou barreiras existentes nas ruas de Lisboa para as pessoas com deficiência. Erros na colocação de pilaretes e obstáculos nos passeios são outros problemas apontados.

Neste estudo participaram 287 pessoas, na sua maioria com deficiência visual PEDRO CUNHA/ARQUIVO

Apenas um em cada 20 dos semáforos de Lisboa tem sinais sonoros para cegos, segundo um inventário feito em várias zonas da cidade, que identifica também diferentes obstáculos à mobilidade das pessoas com deficiência.

...

Santos Dumont (RJ) ganha certificado de acessibilidade

por Norberto Sousa

O Aeroporto do Santos Dumont (RJ) recebeu da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência o selo de participação no projeto Rio Acessível, com a classificação Diamante. O terminal foi o único entre os 250 pontos analisados na cidade do Rio que obteve o certificado com esse grau, que significa acima 90% de acessibilidade.

...

Desenvolvido programa no Japão para imprimir mapas 3D para invisuais

por Lerparaver

As autoridades cartográficas do Japão anunciaram a criação de um `software` que permitirá fazer o `download` de dados da Internet e produzir, com uma impressora
3D, mapas para invisuais.

A Autoridade de Informação Geoespacial (GSI), sob alçada do Ministério dos Transportes e Infraestruturas, trabalhará na fase de desenvolvimento com especialistas
de diversas áreas para que estradas, vias pedonais ou de caminho-de-ferro possam ficar bem diferenciadas no produto final, informa hoje na sua página `online`
o jornal Asahi.

...

Samsung cria acessórios de celular para ajudar e guiar cegos

por Norberto Sousa

A Samsung divulgou três novidades para o celular Galaxy Core Advance, são acessórios de tecnologia assistida para ser usado por cegos. A companhia sul coreana desenvolveu uma capa ultrassônica, para guiar e ajudar os usuários no desvio de obstáculos; um pedestal de leitura digital, que lê em voz alta textos que estão na tela; e uma etiqueta de voz, para o usuário distinguir objetos e marcar eles utilizando apenas a voz.

...

Assinatura Petição Pública "Passeios nivelados, peões respeitados!"

por Lerparaver

Recebemos e divulgamos:

Exm(a)s Senhore(a)s

Somos a equipa Lisboa (In)Acessível, um grupo activo de cidadãos interessado na melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade em Lisboa, nomeadamente das pessoas com mobilidade reduzida e das com dificuldades sensoriais ou intelectuais.

Vimos por este meio promover a Petição Pública Online por nós formulada, intitulada por "Passeios nivelados, peões respeitados!", que reivindica o nivelamento dos passeios com a via rodoviária nas passagens para peões, bem como a utilização de sinalização táctil nas passadeiras.

...

Brasil: MPF faz inspeção para verificar acessibilidade da Arena da Amazônia

por Norberto Sousa

Inquérito civil da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão quer verificar acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao estádio poliesportivo que será palco dos jogos da Copa do Mundo, em Manaus.

A inspeção faz parte das medidas adotadas pela PRDC em inquérito civil público que apura as condições de acessibilidade da Arena da Amazônia. Foto: Reprodução

...

Três pontos turísticos de BH terão obras de adaptação para acessibilidade - Gerais - Estado de Minas

por Norberto Sousa

Copa 2014 » Três pontos turísticos de BH terão obras de adaptação para acessibilidade Até maio do ano que vem, a rodoviária, o Zoo de BH e a orla da Lagoa da Pampulha serão adaptados para receber turistas especiais

Rodoviária receberá novos elevadores e uma rampa; Zoo de BH terá reformas nas avenidas de acesso e o caminho até a Casa JK terá acessibilidade para deficientes visuais e cadeirantes

...

Brasil: Prédios públicos deverão garantir acessibilidade

por Norberto Sousa

O governador Cid Gomes garantiu, por meio de decreto, a promoção da acessibilidade em obras custeadas com recursos públicos estaduais. Com o documento, publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 25 de setembro, fica estabelecido que todo edital de licitação ou termo de referência para projetos arquitetônicos de obras de construção, reforma e ampliação obedeçam as normas técnicas do Desenho Universal, regulamentado pelo decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 e também da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com suas respectivas atualizações.

...

Almada sensibiliza jovens para a inclusão social

por Norberto Sousa

Almada – “Acessibilidade e Mobilidade para Todos” é o tema comum aos quatro concursos – web rádio, spot promocional, fotografia e de ideias – lançados pela Câmara Municipal de Almada, dirigidos aos estudantes do concelho.

Com o objetivo de sensibilizar os alunos do ensino secundário para as dificuldades que se colocam às pessoas com mobilidade condicionada, nas suas autonomias, relações e inserção na comunidade, a Câmara Municipal promove quatro concursos subordinados ao tema “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”.

...

Uma nova passadeira tátil inaugurada no Porto

por Lerparaver

A cidade conta, a partir de hoje, com uma nova passadeira tátil - um importante instrumento de auxílio aos cidadãos invisuais integrado no Sistema de Itinerários Acessíveis do Porto. O equipamento está instalado junto à passadeira da Rua Infante D. Henrique, em plena Zona Histórica, entre as igrejas de S. Francisco e S. Nicolau, e consiste numas guias metálicas e em relevo colocadas nos passeios, que permitem aos cegos identificar com rigor o local para atravessar a rua em segurança.

...

Por que motivo devem os carros eléctricos produzir som?

por Norberto Sousa

Católica Porto lança o debate no dia 5 de Novembro

Peritos convidados apresentam diferentes perspetivas. Próximo passo é o lançamento de um concurso de design de som para veículos elétricos.

...

Páginas



1 a 20 de 122