Está aqui

Viseu: invisuais do distrito vão ter centro inovador para treinar tarefas quotidianas

por Lerparaver

Limpar o pó com produtos adequados, fazer a barba ou cozinhar são algumas das actividades quotidianas que os cegos do distrito de Viseu poderão treinar num centro inovador que funcionará na sede da delegação da ACAPO.

O presidente da delegação de Viseu da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), Humberto Abrunhosa, explicou que o Centro de Treino em Actividades da Vida Diária, a inaugurar esta tarde, não é mais do que um T1 adaptado para pessoas portadoras de deficiência visual.

"Criámos uma habitação num espaço da sede da delegação de Viseu da ACAPO, composto por sala, cozinha, quarto e casa de banho, para que os utentes possam adquirir competências nas actividades da vida diária", informou.

Segundo Humberto Abrunhosa, o centro terá técnicos especializados para ajudar os utentes a desenvolverem "as actividades básicas do dia a dia das pessoas ditas normais".

Divididos em grupos de quatro a seis elementos, "vão aprender e treinar como se faz uma cama, a barba, a pôr a mesa, cozinhar ou limpar o pó com produtos adequados".

Se o invisual sentir necessidade, o técnico especializado poderá mesmo deslocar-se até à sua residência, para que seja ensinado e treinado a fazer as tarefas diárias no seu domicílio.

Na opinião do presidente da delegação de Viseu da ACAPO, trata-se "um projecto inovador, único do país, que vem tentar minimizar lacunas existentes na área".

Mas para que a obra seja rentabilizada, alega que é essencial contar com o apoio dos municípios.

"O distrito de Viseu é muito grande, disperso e tem uma rede de transportes escassas. É fundamental que os municípios colaborem no transporte dos utentes", sustentou.

O Centro de Treino em Actividades da Vida Diária entrará em funcionamento dentro de uma a duas semanas e vai servir cerca de 400 invisuais do distrito de Viseu.

O investimento rondou os 35 mil euros, financiados em 70 por cento pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e os restantes 30 por cento pela ACAPO de Viseu.

Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1686722&secca...

Comentários

Bem, bem, ó Céu, lá pros teus lados a coisa tá a correr bem, né ?
Acho um centro porreiro ! loool

Só uma obs:
Os invisuais não se vêm, né ?
Não é como nos filmes ou desenhos animados, em que toma uma porção, e ninguém os vê ! loool
É mto mais correcto chamar cegos ! lol

Abraços

Olá, amigo!

Então, como estás? Tiveste um bom fim de semana?
Eu estou muito bem! Só tenho andado um pouco cansada, só isso! Mas tirando isso, estou bem!

Pois é! Temos uma grande delegação em Viseu! O Dr. Humberto tudo tem feito pelos seus assossiados!

Desejo-te uma boa semana de trabalho!!!

Olá Céu !
Tudo bem ?

Comigo tá tudo ! lool
E o fim de semana foi óptimo ! lool

Cansada, mesmo ao fim de semana ... hummm .... o q se passa contigo ? lool

Tou a ver q sim, a delegação da ACAPO em Viseu tá a dinamizar bem !
Mas q tal tornares-te membro activo dessa delegação da ACAPO ?
Ok, ok, vais-me dizer q tens o trabalho, a faculdade, a Jéssica ... bla, bla, bla ! lool
Mas eu, tb trabalho, e sou menbro activo da Fraternidade e da ACOD !
É tudo uma questão de sabermos gerir o nosso tempo precisoso !
Pensa nisso !

Mtos beijinhos
E boa semana !

Olá!

Eu sou sócia da delegação da ACAPO de Viseu! Tenho muito orgulho de pertencer a esta delegação, pois somos todos uma grande família e o Dr. Humberto está sempre disponível para ajudar os seus assossiados no que precisarem!

Eu já tinha conhecimento desta iniciativa e dou os parabéns á ACAPO de Viseu! E tenho a certeza que os meus colegas estão muito felizes e motivados, pois será mais um salto na conquista da sua independência!

Cumprimentos ao Dr. Humberto e a todo o pessoal da ACAPO!...Ah! um grande beijo à minhas grandes amigas Silvia, Helena e Sónia! Tenho sudades vossas!!!

Olá amor!

Eu adorei o pessoal da ACAPO de Viseu, que é um grupo divertido, bem-disposto e simpático !

Graças à boa-vontade do presidente da delegação, o Dr. humberto, eu pude participar do vosso passeio a Lisboa, que incluía uma visita ao Museu dos Coches, assistir a uma peça musical de teatro e visitar as instalações da Direcção Nacional da ACAPO, onde tive a alegria de conhecer o grande atleta Carlos Lopes !

Foi fantástico!!! Quero deixar aqui o meu especial obrigado a todos pela simpatia com que me receberam e que se não tivessem sido eles, sempre um grupo animado, não teria passado os momentos mais felizes da minha vida com a Céu!

Céu, vou transferir a minha ficha de associado para a Delegação de Viseu. Porque iniciativas como esta vão ao encontro das nossas necessidades e eu não conheço outra delegação da ACAPO com iniciativas como esta...

E vai ser importante para mim aprender tudo, como cozinhar e passar a roupa a ferro e a dobrar bem. Tenho de pensar no meu futuro, né?

Abraços & beijinhos

ola!

Espero que o projecto esteja a correr tudo bem eu gostava de saber a ACAPO tem apoio as pessoas invisuais na parte da informatica.

Bom dia,

Desde já dou os parabéns por esta iniciativa, que em muito penso eu (não sou invisual), ira ajudar as pessoas a conseguirem ganhar cada vez mais autonomia e a depender cada vez menos de terceiros.

Eu sou estudante de mestrado e estou a desenvolver a minha tese relacionada com o uso das redes sociais por parte das pessoas cegas e ambliopes, assim a minha questão seria se neste programa esta parte de interacção social também vai ser abordada.

Cumprimentos

Andrea Augusto

Essa messagem é para o Humberto!
Humberto, estou super contente saber que estas a occupares te de outras pessoas que necessitam de apredizagem no dia a dia nas tarefas.
Sou uma mulher agora, porque quando a gente se conheceu estavamos na residencia para estudantes na IASE, lembra-te da francesa Elsa ALVES. Estive no face com o Joao Carlos e disse me de ver no google e fiz minha pesquisa e espero que seja o bom site.

Mando te muitos beijinhos e espero que tenhas uma boa vida cheia e manda comprimentos ao teu irmao Norberto.
Beijao desta tua amiga Elsa!