Está aqui

Sintra recebe jornada inaugural

por ANDDVIS

19º Campeonato Nacional de Goalball

Sintra recebe jornada inaugural

O Campeonato Nacional de Goalball arranca no próximo dia 2 de novembro e a freguesia de Rio de Mouro, em Sintra, vai receber a primeira jornada da 19ª edição da maior competição de Goalball do nosso país.
A Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais (ANDDVIS) organiza o Campeonato, contando (nesta primeira jornada) com o apoio da Escola Secundária Leal da Câmara, através da cedência do pavilhão desportivo para a realização dos seis jogos que compõem a primeira jornada da prova. Esta jornada conta ainda com o patrocínio da Padaria O Forno da Abrunheira.
O campeonato conta este ano com um aumento de equipas em competição, relativamente ao ano anterior, passando de cinco a seis formações (ACAPO – Delegação Lisboa, Clube Atlético e Cultural A, Clube Atlético e Cultural B, União dos Cegos e Amblíopes do Seixal, Olhar Activo – Sintra e ACAPO Porto/Estrela Vigorosa) provenientes de várias regiões do país.
Esta competição é composta por sete jornadas, que serão realizadas na região da Grande Lisboa, com exceção das terceira e quinta rondas, que terão lugar no Grande Porto.
As jornadas de Goalball têm entrada gratuita e representam diversão, convívio e espírito competitivo. Para os nossos atletas representam a oportunidade de competir, manter a forma física e desenvolver diversas capacidades que melhoram o seu dia-a-dia.
Podem consultar o calendário atual da Competição.

Calendário
1ª Jornada - 2 de novembro na Escola Secundária Leal da Câmara em Rio de Mouro
2ª Jornada – 30 de novembro no Pavilhão da Boavista em Lisboa
3ª Jornada – 11 de janeiro em local a definir no Porto
4ª Jornada – 1 de fevereiro no Pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa
5ª Jornada – 1 de março em local a definir no Porto
6ª Jornada - 5 de abril no Pavilhão da Boavista em Lisboa
7ª Jornada – 24 de maio no Pavilhão da Ajuda em Lisboa

Depois da subida da Seleção Portuguesa ao nível B da modalidade, voltam as emoções do campeonato. O C.A.C., detentor do troféu, irá lutar pela reconquista do título, enquanto que a UCAS procurará recuperar um estatuto que lhe pertenceu em 2011 e 2012.
Na corrida pelo prémio de melhor marcador, Hadiley Sacramento, após uma brilhante prestação no europeu, procura agora revalidar a conquista do troféu, embora se preveja uma concorrência apertada.

Programa da jornada
1º Jogo – 13:20
2º Jogo – 14:10
3º Jogo – 15:00
4º Jogo – 15:50
5º Jogo – 16:40
6º Jogo – 17:30
Podem aceder à ordem de jogos no website da ANDDVIS em Modalidades > Calendário > Ordem de Jogos.

À semelhança das últimas épocas, o Campeonato Nacional de Goalball será composto por uma fase regular, desta vez com cinco jornadas, sendo a fase final composta pelas duas últimas rondas.
Na fase regular, serão disputados seis jogos por jornada, num total de duas voltas. A prova termina com duas jornadas em que, com os pontos reduzidos a metade, os três primeiros jogarão entre si para encontrar o vencedor final, enquanto os três últimos disputarão o quarto lugar.
Após a realização do Campeonato, a fechar a época, será disputada a Taça de Portugal, prevista para os dias 21 e 22 de junho, em Lisboa.

Podem saber informações atualizadas sobre o Campeonato e outras modalidades em www.anddvis.org.pt.
Podem ainda nos seguir no facebook em www.facebook.com/ANDDVIS.

Campeonato Nacional de Goalball
O 19.º Campeonato Nacional de Goalball tem início a 2 de novembro de 2013 com um total de seis equipas. Devido às dificuldades financeiras e ao ainda reduzido número de equipas, as jornadas de Goalball são realizadas mensalmente e com o apoio de câmaras e instituições locais.
Esta competição envolve a participação de mais de 50 pessoas, entre elas contam-se mais de 40 atletas, árbitros, treinadores e outros colaboradores que lutam pelo crescimento da modalidade em Portugal.
Na última jornada desta competição, para além do troféu para o vencedor do campeonato, que na época passada foi entregue à equipa do Clube Atlético e Cultural (C.A.C.), é eleito o melhor marcador do campeonato ao qual é atribuído um prémio.

Goalball
Em 1946 surgiu pela primeira vez o Goalball. Na altura a modalidade surgiu como uma forma de reabilitar veteranos da II Guerra Mundial que haviam perdido a visão. A modalidade desenvolveu-se ao longo dos anos e em 1976 o desporto foi integrado pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos.
O Goalball é uma modalidade com uma atmosfera única dentro do recinto desportivo onde a audição e o tato são dois sentidos essenciais. Com competições masculinas e femininas, o Goalball requer uma forte concentração e sentido de orientação, características essenciais para que pessoas portadoras de deficiência visual possam orientar-se também no seu dia-a-dia.

ANDDVIS
A ANDDVIS nasceu no final de 2008 com o objetivo de promover e desenvolver a prática desportiva para pessoas portadoras de deficiência visual.
É uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo angariar fundos que permitam financiar as diversas competições nacionais, internacionais e garantir a subsistência da própria associação.
Para além do Goalball, a ANDDVIS organiza também competições para outras modalidades como a Natação ou o Atletismo.

Contatos
Andreia Cândido
Técnica de Marketing
Tlm.: +351 91 790 66 10
marketing@anddvis.org.pt

Ruben Portinha
Diretor da ANDDVIS
Tlm.: +351 96 710 27 27

Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais - ANDDVIS
Estação Jardim Zoológico do Metropolitano de Lisboa, Loja Nº.9, Átrio Norte
1500-423 Lisboa
Tel.: +351 21 726 87 30
geral@anddvis.org.pt
www.anddvis.org.pt