Está aqui

Projecto permitirá acesso à arte pelos deficientes visuais

por Lerparaver

O projecto “Acesso à arte. Direito sem privilégio” (“Acceso al arte. Derecho no privilegio.”) apoiado pela Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia de Extremadura (FUNDECYT - Fundación para el Desarrollo de la Ciencia y la Tecnología en Extremadura), facilitará o acesso à arte às pessoas cegas ou parcialmente cegas através de vinte diagramas tácteis e quatro reproduções de obras de arte.

Os resultados do projecto desenvolvido desde Novembro de 2004 até este mês de Setembro foram apresentados hoje nas jornadas de acessibilidade que aconteceram em Badajoz, pelo director geral da FUNDECYT Luis Casas e a responsável da Fundação para a Reabilitação da Cegueira na Bulgária (RBF)

O projecto concretizou-se depois de anos de trabalho na criação duma série de materiais de formação europeus entre os quais se encontram vinte diagramas tácteis e quatro reproduções de arte vindas da Bulgária, Eslováquia, Itália e Espanha.

Estes materiais servirão, segundo Casas, para promover o acesso à arte a pessoas cegas ou com deficiência visual mediante a actividades de divulgação e formação nos países europeu citados com a intenção de assim contribuir para evitar “rupturas da exclusão social nas tecnologias novas”.

As reproduções de arte representam o Castelo de Bratislava por parte da Eslováquia; a escultura do artista italiano Aligi Sassu, a igreja ortodoxa de Santa Petka de Plovdiv (Bulgária) eo busto de Augusto Velado do Museu de Arte Romana de Mérida.

Aliás foram produzidos vinte diagramas tácteis, cinco por cada país, e os respectivos guias explicativos para informar os cegos e deficientes visuais bem como os guias turísticos e melhorar a acessibilidade destas pessoas à arte.

A ideia surgiu na RBF da Bulgária, segúndo explicou Kostova, perante “a dificuldade de explicar a forma e o significado das obras de arte aos invisuais” pelo que irão começar este projecto apoiado pela FUNDECYT com o objectivo de que os monumentos e estátuas sejam acessíveis também para este grupo social.

As jornadas de apresentação do projecto financiado pela União Europeia são dirigidas a associações e entidades que trabalhem com deficientes visuais em Espanha e nelas estarão em foco temas gerais de acessibilidade, de emprego e de tecnologias telemáticas.

Tradução do texto original em Espanhol, disponível em: http://actualidad.terra.es/sociedad/articulo/proyecto_permitira_acceso_a...