Morar com Dignidade, Viver na Comunidade é o tema central do evento que pretende debater alternativas para o abandono de pessoas com deficiência em instituições ou nas ruas
A Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo irá promover o IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência no sábado, 25 de setembro, das 8h às 17h, no Colégio Espírito Santo, próximo ao metrô Tatuapé. O objetivo dos organizadores é propiciar intercâmbio, debates e o surgimento de propostas sobre as condições de asilamento e moradia das pessoas com deficiência, uma das questões mais pungentes e esquecidas das políticas públicas voltadas para esse segmento, assim como dos militantes e ativistas em prol dos direitos humanos e do próprio movimento de pessoas com deficiência segundo Tuca Munhoz, coordenador da Pastoral.
O asilamento das pessoas com deficiência em instituições ou o seu abandono nas ruas estará no centro dos debates, que terá o tema Morar com dignidade, viver na comunidade. Queremos levantar esta questão para melhor informar a sociedade sobre as condições em que realmente vivem tantas pessoas com deficiência em São Paulo e apontar alternativas, como uma política de Residências Inclusivas, afirma Tuca.
De acordo com ele, esta questão envolve uma série de perguntas não respondidas:
Por que tantas pessoas com deficiência moram em instituições segregadas, separadas de suas famílias, longe de seus locais de origem e comunidades?
Por que tantas pessoas com deficiência moram nas ruas ou nelas pedem esmolas?
Como ficam, onde ficam as pessoas com deficiência que dependem de seus pais para viver com qualidade de vida, o que acontece com essas pessoas quando faltam seus pais?
Programação
O IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo terá início às 8h, com credenciamento dos participantes. Estão previstas as seguintes autoridades para a composição da mesa de abertura:
· Dom Edmar Peron, Bispo auxiliar da Região Episcopal Belém
· Dr. Marco Antonio Pelegrino, Secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo
· Sr. Marcos Belizário Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo
· Dr. Eduardo Dias - Ministério Público do Estado de São Paulo
· Prof. Carlos Ferrari Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social
· Dra. Maria Raphinha Fernandes Fórum Fraternidade e Pessoas com Deficiência
Representante de honra da problemática abordada Dna. Maria Amélia Vampré Xavier.
· Ir. Natividade Pereira Mestre de cerimônia
· Pe. Marcelo Maróstica Coordenador do Conselho Arquidiocesano de Pastoral Coordenador da mesa.
Palestras e debate
Manhã:
Tema central Morar com dignidade, viver na comunidade. Estão confirmadas as participações de:
o Fernando Sfair Kinker Professor do Curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP, Consultor do Ministério da Saúde na área temática Saúde Mental. Militante da Reforma Psiquiátrica.
o Lais Figueiredo Lopes Advogada. Mestre em Direito pela PUC/SP. Conselheira da OAB e do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CONADE. Professora da PUC/Cogeae, Senac e Unisantos. A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU.
o Iracema de Abrantes Souto Coordenadora Geral de Serviços de Acolhimento do Departamento de Proteção Social Especial Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Tarde:
Mesa Redonda: Reflexões para uma Teologia da Inclusão- primeira discussão ecumênica no Brasil a respeito das Pessoas com Deficiência
Coordenação: Pe. José Bizon Casa da Reconciliação Igreja Católica
· Pastª. Elizabete Costa Igreja Metodista.
· Rev. Carlos Musskopf - Igreja Luterana
· Rev. Fernando Bortolleto Igreja Presbiteriana
· Rev. Levi Araújo Igreja Batista
· Sr. Carlos Alberto Moraes Silva Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência
A Dra. Ana Rita de Paula, autora do livro Pessoas com deficiência institucionalizadas, a incapacidade social (Ed. Memnon) fará a leitura da carta Morar com dignidade, viver na comunidade, documento oficial do evento.
O IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo tem os seguintes parceiros: Fórum Fraternidade e Pessoas com Deficiência, Colégio Espírito Santo, Pastoral HIV/AIDS, Casa da Reconciliação, Conselho Latino Americano de Igrejas Escritório Brasil, Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, Pastoral Universitária da Pontifícia Universidade Católica, Comissão Nacional de Catequese, Associação de Seminários Teológicos Evangélicos ASTE, Ed. Paulus.
Patrocínio: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Governo Federal.
Apoio: Hospital São Camilo e CESE (Centro Ecumênico de Serviço).
Serviço:
O que:
IV Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo
Quando:
Sábado, 25 de setembro, das 8 às 17h
Onde:
Colégio Espírito Santo Rua Tuiuti, 1442 Metro Tatuapé (entrada lateral Rua Martins Penna s/n) Ao lado do Shopping Boulevard Informações e inscrições:
Tels. 2675-0816 / 6735-2095 com Amélia.
ameliagalan@ig.com.br
Informações à Imprensa
Ecco Press Comunicação 11.5543.0039 Nilza Botteon nilza.botteon@eccopress.com.br Carina Viana carina.viana@eccopress.com.br Renata Bernardes renata.bernardes@eccopress.com.br
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 1849 leituras