Está aqui

Microsoft fala sobre acessibilidade no Windows 10 Creators Update

por Norberto Sousa

A Microsoft publicou nesta semana no Microsoft Accessibility Blog um post falando um pouco sobre as novidades com foco em acessibilidade no Windows 10 Creators Update.

De acordo com o post da Microsoft, o Windows 10 Creators Update trará diversas melhorias no Narrador e algumas delas já estão presentes nos builds mais recentes disponíveis para os participantes do Windows Insider Program e outras estarão disponíveis no início de 2017.
Confira abaixo algumas novidades com foco em acessibilidade no Windows 10 Creators Update:

Braille

O suporte preliminar para braile será introduzido com o Windows 10 Creators Update. A atualização suportará telas em braile de mais de 35 fabricantes e mais de 40 idiomas.

Instalação sem assistência

Em breve os usuários poderão instalar o Windows 10 Creators Update usando o Narrador. O uso dele será suportado durante todo o processo de instalação.

Novas formas de abrir o Narrador

A Microsoft mudou as teclas de acesso rápido ao Narrador em resposta ao feedback de muitos usuários do Windows 10. O Narrador agora pode ser aberto pressionando as teclas Ctrl + Winkey + Enter ao invés de Winkey + Enter. Também será possível abrir o Narrador usando a Cortana ou o aplicativo Configurações.

Texto e voz

A Microsoft incluirá 10 novas vozes no Windows 10 Creators Update. O Narrador também suportará a leitura em múltiplos idiomas, podendo alternar entre diferentes idiomas facilmente quando as vozes correspondentes tiverem sido instaladas.
Melhorias nas experiências de áudio
O Narrador agora poderá reduzir apenas o volume de outros aplicativos como Groove ou Pandora quando estiver falando. A interação entre o Narrador e a Cortana também foi melhorada e com isso ela não transcreverá mais o que ele está falando (isto também vale para outros leitores de tela).

Melhorias na confiabilidade e facilidade de uso

O Windows 10 Creators Update torna mais fácil entender o contexto de um controle com o qual o usuário está interagindo e também torna possível descobrir informações sobre objetos como a cor de fundo da célula de uma tabela, por exemplo. O Narrador também se lembrará e manterá seu modo de uso e terá melhorias no posicionamento do cursor.

Navegação mais fácil com o Microsoft Edge

A capacidade de resposta do Narrador será melhorada no Microsoft Edge do Windows 10 Creators Update. Ele também trará novos recursos e funcionalidades como capacidade de ir direto para um elemento em um formulário, como uma caixa de seleção, campo de texto ou botão.

Melhorias com foco em diferentes dispositivos

O Windows 10 Creators Update tornará possível o uso de um controle para interações com o Narrador no Xbox One. O suporte para ajuste do tom e velocidade da voz do Narrador no Xbox One também estará presente.
O post da Microsoft também menciona algumas melhorias no Office 365 com foco em acessibilidade, incluindo novos controles para criação de conteúdo mais acessível.

Informação adicional em inglès em:
https://blogs.msdn.microsoft.com/accessibility/2016/12/02/making-microso...

Fonte:
http://www.tribunahoje.com/noticia/197575/tecnologia/2016/12/03/microsof...