Dez obras do acervo da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra podem, a partir de agora, ser perceptíveis aos portadores de deficiência visual. Foi apresentado ontem à tarde para a imprensa o 1º livro com a descrição e informações dos quadros em braile. Também foi assinado novo convênio para a elaboração do segundo exemplar a ser lançado em 2009, entre a Pinacoteca, a Secretaria de Ação Cultural e o Lions Clube Vila Rezende, que patrocinou o projeto.
A Pinacoteca tem mais de 500 obras em seu acervo artístico cultural e, de acordo com a diretora Maria Darcy Longo Libardi, foram selecionadas para o livro obras que já foram tombadas como patrimônio histórico. "A idéia do projeto foi obtida durante visita à Pinacoteca de São Paulo no ano passado, onde já estava sendo feito o trabalho de inclusão de deficientes visuais", explica. "O próximo livro também terá dez obras transcritas em braile".
De acordo com o secretário de Ação Cultural de Piracicaba, Omir José Lourenço, além de Piracicaba, somente a Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo realiza um trabalho como este. "É um projeto que foi possível de ser realizado junto com a parceria do Lions Clube e que faz parte da nossa política de governo, já que há dados que indicam que de 13% a 14% da população brasileira possui algum tipo de deficiência", disse.
Foram confeccionados dois livros a um custo de R$ 1 mil. Um ficará na Pinacoteca Municipal para ser utilizado pelos deficientes visuais e o outro foi entregue ao governador do Distrito LC3 do Lions Internacional, Antonio Lázaro Forti e sua esposa, Maria do Carmo Forti. Segundo eles, esse livro será levado a diversas cidades do distrito LC3, como Araras e Campinas, onde o Lions Clube mantém apoio ou atendimento a deficientes visuais.
De acordo com o presidente do Lions Clube Vila Rezende, Delfin Sérgio Freire da Rocha, a decisão de apoiar o Projeto Braille da Pinacoteca Municipal vem da parceria que a instituição já mantém com a unidade na realização de exposições e também porque o Lions Clube Internacional promove a campanha Visão Primeiro (Sight First), que visa a incentivar projetos que tenham como foco a inclusão social do deficiente visual e outras iniciativas, como cirurgias de cataratas e de prevenção aos problemas de visão.
A OBRA. O livro traz a descrição do autor, da obra e os contornos dos desenhos principais para o deficiente visual poder sentir as pinturas. Ele foi transcrito em braile pela professora Rosa Maria Massari Parisi. Ela disse ter se preocupado em marcar os pontos da pintura de uma forma que o deficiente pudesse compreender, pela descrição lida, o desenho do quadro. "Minha preocupação foi destacar nos desenhos o contornos principais e fazer com que através dos pontos o deficiente possa sentir e imaginar a obra", afirma.
A obra foi revisada pelo professor Antonio Daniel Ribas, deficiente visual desde o nascimento. Ele afirma que a iniciativa permite que o deficiente, como usuário da Pinacoteca, possa adquirir mais informação, que significa obter mais cultura e mais cidadania. "Essa iniciativa é muito importante e outras instituições deveriam seguir esse exemplo e refletir que o deficiente visual é uma pessoa que está preparada para ter mais informação. Muitas vezes vamos aos locais e não há nada para a gente, com esse projeto da Pinacoteca me sinto valorizado e considerado um cidadão", disse.
A parceria para a realização do projeto foi assinada na gestão da ex-secretaria de Ação Cultural, Rosangela Camolese, da ex-presidente do Lions Clube Vila Rezende, Tania Mara Chimello Carvalho e diretora da Pinacoteca, Maria Darcy. "O livro demorou cerca de um ano para ficar pronto e o segundo exemplar deverá ser elaborado em oito meses", conta a diretora.
Serviço
As obras selecionadas nesse primeiro livro são: "David Antunes", de Archimedes Dutra; "Natureza Morta", de Eduardo Ferreira Grosso; "Interior", de João Egídio Adâmoli (Joca Adâmoli); "Pintura", de Mira Shendell, "Sorry, Ghram Bell XII", de Anna Carolina Peixoto Albernaz; "Figura Humana II", de Maria Beralda Altenfelder Santos; "Barcos à Sombra", de Milton Cristovam; "Miragem", de Dora Carter; "Adriana Vem Vindo", de Maria da Graça Lopes Rodrigues Aguiar e "Maré Tranquilitates", de Anna Bella Geiser. A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra fica na rua Moraes Barros, 233. Telefones 3433-4930 e 3402-9601.
Fonte: http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia...
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2543 leituras