Está aqui

Investigadores tornam ecrã táctil de smartphone em teclado com Braille

por Norberto Sousa

Dois investigadores espanhóis desenvolveram uma aplicação que permite transformar o ecrã táctil de um smartphone num teclado compatível com a linguagem Braille
Denominada «Eyes Touch», a aplicação foi desenvolvida por Roberto Vega e Abel Prieto, dois jovens estudantes da Universidad Pontificia de Salamanca, com o intuito de tornar os dispositivos com ecrã táctil mais acessíveis aos utilizadores cegos.

Através desta aplicação a dupla pretende também substituir as actuais, baseadas em comandos por voz, que são consideradas demasiado lentas para, por exemplo, escrever uma simples mensagem escrita.

Por enquanto apenas disponível para Windows Phone 7, a plataforma utilizada no desenvolvimento da aplicação, assim que o projecto estiver concluído poderá ser adaptado a outros sistemas operativos, como o iOS ou o Android, explicaram os jovens ao El Mundo.

Além da aplicação em si, a tecnologia recorre a uma película adesiva com relevo, que quando é colocada no ecrã do smartphone pode imitar os pontos utilizados em Braille.

Assim que conseguirem comercializar a aplicação, que já permite ajudar a realizar tarefas como escrever um SMS ou uma chamada, os dois estudantes querem continuar a trabalhar na tecnologia para que os utilizadores cegos possam aceder a funcionalidades mais avançadas, seja navegar na Internet ou comentar algo nas redes sociais, exemplificam os investigadores.

Fonte:
http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=39537