No âmbito do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) realizou uma candidatura para a constituição de Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI).
Segundo o Decreto-Lei n.º 129/2017, de 9 de outubro, o MAVI concretiza-se através da disponibilização de um serviço de assistência pessoal de apoio à pessoa com deficiência ou incapacidade para a realização de atividades que, em razão das limitações decorrentes da sua interação com as condições do meio, esta não possa realizar por si própria.
O CAVI é a entidade promotora e gestora da disponibilização do serviço de assistência pessoal. Para o efeito, a ACAPO, na sua delegação de Viseu, acolhe o Cavicentro, cuja área de intervenção abarca os seis distritos da zona centro (Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Leiria e Castelo Branco).
Este CAVI, disponibiliza, gratuitamente, o serviço de assistência pessoal, até ao limite de 15 horas semanais por utente, e que se destinam a atividades de apoio para a autonomia doméstica; apoio em deslocações; atividades de mediação da comunicação; apoio em contexto laboral, frequência de ensino superior e vocacional; apoio para lazer, cultura e desporto; atividades de apoio à participação e cidadania.
Os beneficiários deste serviço são pessoas com deficiência visual, devidamente certificada, e cujo grau de incapacidade seja igual ou superior a 60%; com idade igual ou superior a 16 anos, e ser residente na zona centro. Neste momento, o Cavicentro, encontra-se a receber candidaturas de pessoas, com deficiência visual, que se mostrem interessadas em integrar este projeto e a usufruir do apoio de um assistente pessoal.
Para efetuar a candidatura, poderá fazê-lo de forma presencial, por e-mail, ou por telefone. Seguem abaixo os contactos do Cavicentro:
Morada: Rua D. Nuno Álvares Pereira, bloco B1 r/c esquerdo, 3510-096 Viseu
E-mail: cavicentro@acapo.pt
Telefone: 232 425 063
Telemóvel: 967 828 059
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1811 leituras