O governador do estado mexicano de Michoacán, Lázaro Cárdenas Batel, inaugurou no hospital geral dessa cidade um centro oftalmológico doado por Cuba, graças ao qual, desde quinta-feira 26, milhares de pessoas serão atendidas de graça.
O centro faz parte do serviço de oftalmologia entregue pela nação caribenha a esse estado, com o qual se fortalecerá o serviço médico nesta especialidade para o benefício da população do lugar.
O embaixador de Cuba no México, Jorge Bolaños, referiu-se aos mais de 2,5 mil mixicanos que foram atendidos em Cuba por afecções na vista.
Salientou que depois se determinou consolidar no México a infra-estrutura necessária para realizar as cirurgias.
Afirmou que o centro inaugurado é considerado entre os mais modernos do mundo e que nenhum tem as condições do hospital local, fato que podem atestar os médicos.
Após ressaltar a cooperação de Havana com outros países, disse que sem uma saúde boa é difícil atingir metas superiores de desenvolvimento.
O equipamento doado por Cuba consta de cinco eletrocautérios bipolares, cinco aparelhos biométricos, quatro de facoemulsificação para a cirurgia de cataratas, quatro mesas de operações, duas unidades de refração e outros aparelhhos.
Fonte: http://www.granma.cu/portugues/2006/octubre/vier27/45oftalmo-p.html
Nota: contributo, via e-mail, de Pedro Afonso.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 2189 leituras