Está aqui

Governo e Fundação PT querem promover acessibilidade digital

por Norberto Sousa

O Instituto Nacional para a Reabilitação, a Fundação Portugal Telecom, a Secretaria de Estado para a Inclusão e a Secretaria de Estado das Infraestruturas comprometem-se a dar prioridade à acessibilidade digital das pessoas com deficiência através de um protocolo assinado hoje.

De acordo com informação da Fundação Portugal Telecom (Fundação PT), trata-se do primeiro memorando de cooperação em Portugal para a inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade.

"Com a assinatura deste protocolo, alinhado com a estratégia Europa 2020, as quatro entidades assumem publicamente o compromisso de, no âmbito das respetivas atividades, atuarem de acordo com diretrizes estratégicas ao nível da acessibilidade tecnológica. É assinalada, com esta iniciativa, a priorização da comunicação para todos", refere a Fundação PT.

Da parte da Fundação, trata-se de dar à tecnologia "a sua vocação mais nobre de potenciar a qualidade de vida de todos", contribuindo para trazer para o centro da agenda mediática e para conhecimento da opinião pública "a importância da cidadania de inclusão através das tecnologias de informação e comunicação".

A Fundação PT lembra que a inclusão e a acessibilidade digital é um dos quatro eixos estratégicos de intervenção, a par da saúde, educação e voluntariado, salientando soluções tecnológicas como o PT Magic Contact, para auxiliar utilizadores com limitações na motricidade fina, ou o Áudio Zapping, para ajudar cegos e amblíopes no controlo da televisão.

"A TeleAula destina-se a alunos com necessidades educativas especiais e impedidos de frequentar presencialmente as aulas devido a deficiência ou doença prolongada", enquanto "o PT MagicEye possibilita o acesso ao computador através do olhar, para pessoas com limitações neurológicas e/ou motoras", enumera a Fundação PT.

O protocolo é assinado hoje, pelas 16:00, e é precedido de uma Conferência / Debate sobre "Comunicação para Todos", onde vai ser discutida a importância da acessibilidade digital.

Fonte:
http://www.noticiasaominuto.com/tech/531235/governo-e-fundacao-pt-querem...