Está aqui

Fórum Social é destaque no Congresso de Oftalmologia

por Lerparaver

Foi encerrado na noite de ontem (08.09), o XV Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia, que acontecia desde a última quarta-feira (06), no Multicenter Sebrae, reunindo centenas de profissionais e estudantes de todo o país da área de oftalmologia. Organizado pela Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia, o evento abriu espaço, no último dia, para realizar o I Fórum Social do Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia.

"Queríamos mostrar, além dos debates científicos, as iniciativas sociais que a classe oftalmológica tem realizado em todo o país, e, especialmente, aqui em nosso estado", explicou o presidente da Sociedade Norte-Nordeste, Mauro César Oliveira.

O coordenador de projetos sociais do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Dr Newton Kara José apresentou aos participantes alguns projetos realizados em âmbito nacional em prol da saúde ocular da população, como os Bancos de Olhos e Mutirões de Catarata, Glaucoma e Oftalmopediatria ("Projeto Olho no Olho").

"No mundo inteiro, já existem 45 milhões de cegos e 135 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual. A oftalmologia proporciona qualidade de vida", disse o coordenador.

Uma das principais causas de cegueira no país, o Glaucoma ganhou mutirões de atendimento em todo o país. No Maranhão, a iniciativa acontece a cada quatro meses no Hospital Universitário Presidente Dutra.

Segundo o hospital, em 2002 eram registradas uma média de 60 cirurgias de Glaucoma por mês. Dados do ano passado mostram que, após a implantação do Mutirão, são realizadas 181 cirurgias mensalmente no HU.

Outro projeto de destaque é o Banco de Olhos, apresentado pelo coordenador, que destacou a grande dificuldade do estado em captar córneas para atender a demanda de transplantes. "O primeiro transplante realizado no Maranhão, em 1988, aconteceu utilizando uma córnea vinda de Sorocaba (SP). Hoje, precisamos sempre recorrer a bancos de outros estados, sobretudo a Paraíba e o Distrito Federal", conta o Dr. Élcio.

Fonte: http://www.jornalvejaagora.com.br/2006/9/9/Pagina17125.htm