Está aqui

Experimentar ser cego hoje no centro comercial Colombo

por Lerparaver

Um workshop de Braille é uma das iniciativas que a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal leva hoje a cabo no centro comercial Colombo. O objectivo é que os participantes vivenciem o quotidiano dos invisuais.

Lusa

A Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) assinala hoje os seus 20 anos de existência realizando em Lisboa actividades que desafiam quem vê a viver o quotidiano dos invisuais.

Esta iniciativa terá lugar no Centro Comercial Colombo entre as 10h00 e as 22h00 e visa dar a conhecer a missão da associação, permitindo a todos vivenciar varias componentes quotidianas da vida de uma cego.

Uma das actividades é um workshops sobre o Alfabeto Braille, onde os participantes podem escrever o seu nome em Braille num postal que podem levar para casa.

No Espaço dedicado às Novas Tecnologias e Emprego estará disponível um computador e telefone com software de voz, teclado amplificado, onde as pessoas poderão testar a acessibilidade das páginas Web e até navegar na internet com os olhos vendados.

O objectivo, segundo a associação, é conseguir que o visitante perceba que, com ajudas técnicas, a pessoa com deficiência visual pode estudar e trabalhar.

Fechar os olhos e experimentar

"Quisemos assinalar a data demonstrando à população que actividades e serviços a ACAPO disponibiliza e ao mesmo tempo convidar as pessoas a "fecharem os olhos" e vivenciarem algumas experiências, como por exemplo aceder a uma página de Internet sem verem o teclado do seu computador", explicou Carlos Lopes, presidente da ACAPO.

No Espaço de Estimulação Sensorial e Acessibilidade, o visitante, de olhos vendados, poderá "arrumar" na despensa vários produtos (frascos, embalagens, etc), pintar desenhos em alto-relevo, adivinhar alimentos e objectos através do tacto e do olfacto ou reconhecer notas e moedas em circulação.

Entre as 18h00 e as 19h00 é a hora do conto. Daniela Santiago, jornalista da RTP, é a autora do livro "O Caramelo da Leonor", lançado em Setembro, com a particularidade de ter uma versão em Braille. O conto será lido pela autora e por uma criança cega.

Fonte: http://aeiou.expresso.pt/experimentar-ser-cego-hoje-no-centro-comercial-...