Está aqui

Deficientes: governo com protocolos de estágios

por Lerparaver

Assinado acordo com empresas para integração em actividade profissional

O Ministério do Trabalho e da Solidariedade assinou esta quinta-feira o primeiro de 20 protocolos com empresas para a criação até 2008 de 400 estágios profissionais destinados a pessoas com deficiência, noticia a agência Lusa.

O protocolo assinado com o Millennium BCP surge ao abrigo de um Plano de Acção apresentado em Dezembro que define um conjunto de medidas e acções para promover a reabilitação, a integração e a participação das pessoas com deficiência na sociedade.

Este Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade vigorará até 2009 e prevê 95 medidas, entre as quais o aumento em 30 por cento dos serviços de apoio domiciliário e a criação de Centros Novas Oportunidades para pessoas com deficiências que irão adaptar os referenciais de reconhecimento e validação de competências para a população com deficiência.

No âmbito da empregabilidade, este plano tem como meta a assinatura de protocolos com 20 empresas para a criação até 2008 de 400 estágios profissionais com 50 por cento de integração.

Segundo o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, o protocolo assinado esta quinta-feira visa definir a participação do Millennium BCP no esforço nacional de criação de uma efectiva igualdade de oportunidades no acesso das pessoas com deficiência ao emprego, ao trabalho e à integração profissional.

A instituição bancária compromete-se a promover a realização de estágios profissionais de pessoas com deficiência ou integrando pessoas com deficiência.

No domínio da acessibilidade, esta empresa irá desenvolver esforços visando a criação de espaços de acessibilidade universal e de adaptação de postos de trabalho que tenham em consideração as características das pessoas com deficiência.

Segundo o Ministério, o impacto da celebração do protocolo será aferido pelo número de pessoas com deficiência integradas em estágios profissionais, em acções de formação profissional ou mediante celebração de contrato de trabalho assim como pelas alterações ao nível da política de recursos humanos e de contratação de pessoal das empresas.

Fonte: Portugal Diário