Está aqui

CUBO TÁCTIL: exposição de arte pública em Lisboa propõe aos invisuais uma experiência diferente

por Sara Pais

"Nuestros Silencios" é uma exposição de arte pública com uma componente inclusiva, do escultor mexicano Rivelino. Da exposição, actualmente no Marquês de Pombal (junto ao Parque Eduardo VII), em Lisboa, faz parte um CUBO TÁCTIL, a pensar também no público invisual.

Trata-se de uma obra monumental que integra dez esculturas em bronze de 3.5 metros de altura, pesando cada uma cerca de 850kg, e que "representa tudo o que os seres humanos preferem não dizer”, segundo o seu autor, Rivelino.

Mas "Nuestros Silencios" tem também uma componente inclusiva, a pensar no público invisual: uma peça em aço de 200 x 200 x 200 cm, chamada CUBO TÁCTIL, comporta no seu interior quatro esculturas à escala, idênticas às que se encontram no exterior, com a finalidade de serem percepcionadas pelo tacto, através de aberturas nas faces do Cubo, oferecendo assim uma experiência diferente.

Lisboa é a primeira cidade europeia a acolher "Nuestros Silencios". A exposição, concebida para ser apresentada em espaços públicos de grandes cidades, vai entrar em itinerância pela Europa, até 2011, passando por Madrid, Bordéus, Bruxelas, Roma, Berlim e Londres. Em Lisboa, foi inaugurada no final de Novembro e estará patente até 10 de Janeiro de 2010.

O acesso à exposição é livre, 24 horas por dia.

Mais informações: sarapais@nuestrossilencios.com (Assessoria em Portugal de Nuestros Silencios)