Está aqui

Brasil: Família de jovem com deficiência visual pede ajuda para evitar cegueira

por Norberto Sousa

O garoto de apenas 14 anos precisa de ajuda para realizar duas cirurgias nos olhos e evitar a perda da visã

O pedido de ajuda vem da família do garoto, Matheus Henrique Aprígio Rodrigues, de 14 anos, a situação é complicada, pois estão precisando de recursos para custear 02 (duas) cirurgias que o adolescente necessita fazer com urgência.

O adolescente é portador de ceratocone, uma doença não-inflamatória progressiva do olho na qual gera mudanças estruturais na córnea (que alteram sua biomecânica - resistência e elasticidade) a tornam mais fina e modificam sua curvatura normal (praticamente esférica) para um formato mais cônico. Este fenômeno de protrusão da área corneana afinada é chamado de ectasia (distensão) corneana. A principal consequência do ceratocone é a diminuição da acuidade visual (visão) proveniente do astigmatismo irregular (distorção da imagem causada pela alteração da curvatura normal da córnea).

Rogério Rodrigues é pai de Matheus Henrique e contou que as duas cirurgias ficam em torno de R$ 18.000,00, mas a família não possui recursos para custear os procedimentos cirúrgicos. “Fizemos o orçamento em uma clinica na cidade de Uberlândia, Matheus tem que passar por dois processos cirúrgicos sendo uma cirurgia a lazer e outra cirurgia “crosslinking” em ambos os olhos.

A família afirma ainda que o adolescente foi diagnosticado com a doença recentemente, já que o menino não comunicou aos pais que estava perdendo a visão, sendo que o olho esquerdo já está bastante comprometido e as cirurgias precisam ser realizadas com urgência para que o adolescente não perca a visão total nos dois olhos.

Já a mãe garoto, Milene Mariza, lembra que o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre este tipo de cirurgia. Ainda segundo familiares, o adolescente precisa passar por um processo cirúrgico ainda neste mês de Novembro e a segunda cirurgia só pode ser realizada 60 dias após a primeira. Atualmente Matheus Henrique reside com sua mãe e irmãos em Santana de Patos, no município de Patos de Minas, mas o garoto tem familiares em Presidente Olegário e seu pai reside em Patos de Minas. Quem puder colaborar com a família poderá ligar para (34) 99657-1728(34) 99657-1728 (Milene) ou (34) 99685-3451(34) 99685-3451 (Januária).

As doações podem ser feitas nas seguintes contas:

Banco do Brasil
Agência 0190-2
Conta 53.119-7 (Poupança)
Alessandra Rodrigues de Matos

Caixa Econômica
Agência: 0142-
Operação: 013
Conta: 8172-2 (Poupança)
Januária Rodrigues de Deus.
As informações e foto foram repassadas por Hamilton Amorim

Fonte:
https://www.patosja.com.br/noticias/patos-de-minas/geral/familia-de-jove...