Está aqui

Brasil: Algumas doenças podem levar à cegueira

por Norberto Sousa

A preocupação com a saúde dos olhos deve ser focada amplamente, nesta sexta-feira (13), Dia do Cego, uma data criada visando uma sociedade consciente e solidária, que se proponha a estimular uma vida sem discriminação e distinção. Tão importante quanto conscientizar é a preocupação que se deve ter com a saúde dos olhos, pois doenças oculares podem provocar cegueira, que pode ser congênita ou adquirida ao longo da vida do indivíduo.

Conforme o médico oftalmologista Felipe de Ananias Fraga, algumas doenças precisam de tratamento preventivo, pois, quando em estágio avançado, podem causar a cegueira, podendo ser irreversível. Dentre as doenças em que é mais comum o agravamento, estão glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular, descolamento de retina e catarata. “São enfermidades que afetam a visão e podem causar cegueira. Dessas, a única situação reversível através de cirurgia é a catarata”, explica Felipe.
Em todos os casos, a indicação primordial é o acompanhamento oftalmológico regular, devido aos sintomas serem de difícil percepção. Para pacientes com histórico familiar das doenças, principalmente após os 40 anos, e pacientes com diabetes, a visita deve ser anual ou sempre que for notada qualquer alteração na doença ou no campo ocular.
Conforme o oftalmologista, o glaucoma é causado por um aumento da pressão dentro do olho, o que provoca danos no nervo óptico, resultando na perda da visão periférica e uma área central de visão borrada. A mácula é perto do centro da retina, que é a área na parte posterior do olho. O processo de envelhecimento e o desbaste dos tecidos da mácula causam a forma mais comum de degeneração macular, a degeneração macular seca. O resultado é uma perda gradual da visão.
Já para pacientes com diabetes, um dos efeitos, em longo prazo, pode ser a fuga dos vasos sanguíneos da retina, causando manchas escuras no campo de visão onde ocorrem os vazamentos. Na leitura, o texto pode aparecer borrado ou distorcido nessas regiões.
Segundo Felipe, o descolamento de retina é a separação da membrana fotossensível na parte de trás do olho, frequentemente associado a uma ruptura ou um buraco na retina, por onde fluidos do olho podem vazar. Isso causa a separação da retina de outras camadas. “O deslocamento de retina geralmente acontece sozinho, sem que haja uma causa subjacente. No entanto, trauma, diabetes ou um distúrbio inflamatório também podem ajudar”, frisa Felipe.
Ele salienta que indivíduos com catarata, única em que a cegueira é reversível, têm áreas de opacidade na lente de seus olhos o que resulta em um efeito turvo ou vago, especialmente na luz brilhante. Nesse caso, o texto pode aparecer desbotado em segundo plano. “A cegueira provocada pela catarata é curável, mas o paciente tem de saber que, assim como as demais doenças, é possível prevenir”, completa.

Fonte:
http://www.adjorisc.com.br/jornais/asemana/saude/algumas-doencas-podem-l...