Está aqui

Betacaroteno é ineficaz em combate à perda de visão

por Lerparaver

Estudo mostra que substância isolada não ajuda a combater degeneração macular

Cenouras, ricas em betacaroteno, há muito vêm sendo receitadas para quem quer melhorar a visão, mas um novo estudo sugere que pílulas da substância são ineficazes contra um tipo comum de perda de visão entre idosos.

Degeneração macular relacionada à idade é a principal causa de cegueira entre pessoas com mais de 65 anos. A condição "borra" o centro do campo de visão, dificultando a capacidade de ler, dirigir, aplicar uma injeção e até mesmo reconhecer rostos. Ela afeta mais de 10 milhões de americanos e não tem cura.

Um grande estudo anterior mostrou que o betacaroteno, quando ingerido com certas vitaminas e zinco, pode diminuir ou prevenir a perda de visão em pessoas com degeneração macular relacionada à idade. Fórmulas comerciais da combinação de vitaminas protetoras da visão são encontradas em qualquer farmácia.

Mas este novo estudo não encontrou benefício em suplementos de betacaroteno não combinados com outras vitaminas para combater o mal.

Isso, porém, pode ser um conforto para fumantes que apresentam sintomas de degeneração macular. O fumo é um fator de risco para a condição, mas, segundo outra pesquisa, o betacaroteno aumenta o risco de câncer de pulmão nos fumantes.

Desse modo, médicos aconselhavam aos fumantes preocupados com a degeneração macular a buscar um regime vitamínico sem o betacaroteno. "Este estudo ao menos sugere que o betacaroteno pode não ser um importante componente desta fórmula (vitamínica)", afirmou o doutor Stuart Fine, da Universidade da Pensilvânia, que não esteve envolvido no novo estudo.

A descoberta é baseada em dados obtidos com mais de 21 mil médicos homens durante 12 anos. Os médicos foram escolhidos aleatoriamente para tomar, todos os dias, 50 miligramas de betacaroteno ou pílulas de farinha. Eles não sabiam se estavam consumindo ou não a substância.

Ao final do experimento, aproximadamente o mesmo número de médicos de ambos os grupos desenvolveram o mal ocular, mostrando que o betacaroteno não ajudou nem prejudicou. Após 12 anos, houve 162 casos de degradação macular no grupo que tomou betacaroteno e 170 casos no grupo da pílula de farinha. A diferença entre os números é estatisticamente insignificante.

Um dos co-autores do estudo, o doutor Willian Christen, afirmou que é possível que o betacaroteno auxilie apenas combinado com outras vitaminas e zinco.

Christen disse ainda que não está claro se essas descobertas se aplicam às mulheres, uma vez que os experimentos apenas envolveram homens. Ele acrescentou que gostaria que um estudo semelhante fosse feito com mulheres.

O estudo, publicado na edição de março da revista Archives of Ophthalmology, também não dizia nada sobre a eficiência da cenoura na visibilidade.

"Atualmente o melhor conselho pode ser algo que você já deve ter ouvido antes: coma cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia devido a sua combinação de nutrientes, que parece ser um importante fator (de prevenção ao mal)", finalizou Christen.

Fonte: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/mar/12/225.htm

Comentários

Acreditar em quê, afinal???. Faz bem ou mal, deve-se tomar ou não?? Bolas, neste Mundo então nada é credível???