Está aqui

Aparelho com seis teclas facilita digitação para cegos

por Lerparaver

Teclado pode utilizar o alfabeto romano, japonês ou chinês. Novidade que será lançada em 2008 deve custar R$ 2.680 no Japão.

Pesquisadores japoneses apresentaram nesta quarta-feira (06), em Tóquio, um teclado que permite aos cegos fazer anotações utilizando um sistema de síntese vocal de sílabas e caracteres. A novidade criada por três pesquisadores do grupo eletrônico Yazaki se distingue dos modelos existentes porque pode ser utilizado independentemente de um computador e não possui teclas com inscrições em braile.

"Seu modo de registro se baseia em uma combinação de apenas seis teclas", explicou um de seus criadores, Tadashi Iwata, que é cego. "Primeiro se escolhe o tipo de escrita mediante as teclas de função: caracteres romanos, japoneses ou chineses. Depois, é necessário fazer pressão sobre uma ou mais teclas simultaneamente, para formar as palavras ", continuou, acrescentando que a máquina confirma com sons a letra ou o fonema marcado.

A todo momento é possível fazer com que o teclado repita o texto que foi escrito. As palavras digitadas são armazenadas em um cartão de memória que permite a transferência de dados para um computador. O aparelho pesa 500 gramas, mede 20 cm x 10 cm e tem integrado uma função de tocador MP3.

A invenção deverá ser comercializada no primeiro semestre de 2008 no Japão por cerca de 200 mil ienes (R$ 3.740).

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1377313-6174,00.html

Nota: contribuição, via e-mail, de Pedro Afonso.

Comentários

Olá! Quando li esta notícia fiquei maravilhado com tamanha tecnologia. Espero poder futuramente contar com esta tecnologia em português, pois acho que a máquina braille é muito pesada e não da para ficar carregando para todo o lugar que vamos. Com esta tecnologia poderemos carregar com nosco em todo o local que formos e poderemos fazer anotações de telefones, datas, etc...
Fico feliz de ler estas notícias que dizem a respeito da crescente independência dos deficientes atravéz da tecnologia que cada vez avança mais...

Sidarta

Esse é o tipo de notícia que também me deixa muito feliz, porque cada vez que surge uma nova tecnologia para nós é sinal que está havendo uma conscientização, e mais, autonomia e independência para nós, isso é gratificante.