Está aqui

Angola: Assinala-se hoje o Dia Mundial da Visão

por Norberto Sousa

Luanda - Assinala-se hoje, 14 de Outubro, o Dia Mundial da Visão, instituído em 2000 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com vista a erradicar a cegueira, evitável até 2020.

A efeméride tem igualmente o objectivo de divulgar as causas da cegueira no mundo, para prevenir e tratar, de modo mais eficaz, doenças como catarata e glaucoma.

Segundo a OMS, cerca de 80 porcento das 45 milhões de pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos.

A OMS diz que a maioria das doenças causadoras da cegueira são tratáveis e evitáveis.

É preciso consciencializar a população mundial acerca destas doenças, principalmente a população idosa, a mais afectada.

As principais doenças que acometem a visão dos idosos são glaucoma, catarata, erros de refracção e degeneração da mácula (DRMI).

Os dados da OMS revelam ainda que 90% dos cegos vivem em países de baixo nível socioeconómico, uma vez que nestes locais há mais barreiras para o acesso aos cuidados de saúde ocular.

Estima-se em mais de 180 milhões o número de pessoas em todo o mundo que apresentam algum tipo de deficiência visual, dos quais cerca de 45 milhões são cegos.

Sob o aspecto legal, considera-se cego qualquer pessoa com acuidade visual inferior a 20/200 ou cujo campo visual seja menor de 10 graus.

Causas de deficiências visuais em idosos:

1º - Catarata - a catarata é a opacificação do cristalino, que prejudica a entrada de luz nos olhos, provocando a diminuição da visão. As alterações podem levar à cegueira, mas é o único caso de cegueira reversível.

Graças aos modernos recursos cirúrgicos, as chances de recuperação plena se aproximam dos 100 porcento.

Segundo os especialistas, 85% das cataratas estão classificadas na categoria de senis, incidindo principalmente na população de

mais de 60 anos.

2º - Glaucoma - Doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, o glaucoma, se não detectado e tratado precocemente, leva à cegueira irreversível.

Fonte:
http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/saude/2014/9/42/Assin...