Está aqui

Albufeira acolhe Europeu de Goalball

por Lerparaver

Albufeira vai receber, entre 24 e 27 de Maio, o Campeonato Europeu de Goalball, uma modalidade paraolímpica destinada a atletas invisuais e amblíopes.

A prova foi apresentada recentemente no salão nobre da câmara, em cerimónia na qual o autarca Desidério Silva realçou o empenho da autarquia em receber a competição.

“Porque acredito e defendo os valores olímpicos, tudo fiz para trazer e realizar em Portugal este Campeonato Europeu. Um empenho que mostra que neste concelho somos todos iguais e que possuímos grande capacidade de organização”, recordou o presidente da câmara albufeirense, lembrando a realização do Mundial de Natação de Síndrome de Down.

A Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) apresentou a candidatura à Federação Internacional de Desporto para Cegos (IBSA), cuja decisão foi influenciada pelo “elevado desenvolvimento desportivo verificado no concelho, ao nível das infra-estruturas e formação”, sublinha a autarquia.

O goalball é uma modalidade paraolímpica, com competição masculina e feminina, específico para atletas invisuais e amblíopes, que requer “grande técnica, mobilidade, sentido de orientação, reflexos, concentração e bom trabalho de equipa”.

Cada conjunto é constituído por três jogadores, que actuam num campo e baliza com dimensões diferentes das que habitualmente o público está acostumado a assistir.

Com os olhos vendados, o objectivo é marcar golos, arremessando a bola, que tem cerca de um quilo de peso e um dispositivo sonoro interno (placas metálicas ou guizos) para a baliza. O silêncio deve imperar, permitindo aos jogadores detectar a direcção da trajectória da bola e, consequentemente, reagir de imediato.

O Campeonato da Europa de GoalBall vai contar com a presença de 13 selecções: Croácia, Bulgária, França, Grécia, Holanda, Israel, Noruega, Portugal, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.

Fonte: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=93607